Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

12 passos do que fazer para gerenciar melhor o seu tempo

Publicado em: 21 de julho de 2021

Como gerenciar melhor o seu tempo

Tempo? Ele pode ser o seu maior aliado ou um inimigo poderoso dependendo de como você gerencia o seu tempo.  

Tem vezes na semana que a vontade é estalar os dedos igual o Thanos e ter qualquer desejo atendido, por exemplo, o dia ter mais de 24 horas para poder realizar tudo o que está pendente e não ter grandes preocupações no dia seguinte, não é? 

Deve-se ao fato que você não está utilizando a disponibilidade do seu tempo de forma apropriada para efetuar todas as suas atividades do dia tendo como consequência de ser cobrado lá no futuro seja no seu âmbito de trabalho ou acadêmico.  

A vida é bem diferente dos filmes da Sessão da Tarde, onde um milagre acontece para ver a vida mudar em 360 graus.  

É preciso saber como gerenciar melhor o seu tempo para preencher todos os campos da sua vida, mas tudo bem possuir problemas, frustrações e situações complicadas, o importante é colocar em prática a necessidade de estar sempre melhorando para ser vencedor na vida e não abaixar a cabeça por não encontrar uma saída. 

Separamos 12 passos de como te ajudar a gerenciar melhor o seu tempo para colocar em prática e resolver as suas dificuldades diárias:  

Como gerenciar melhor o seu tempo

Determine metas 

Estabeleça as suas prioridades até onde você quer chegar e os motivos por trás das suas motivações.

Liste tudo o que precisa fazer naquele mês para atingir sua meta e não deixar nada pendente sejam as tarefas do escritório, os trabalhos acadêmicos e os compromissos na sua vida pessoal.  

Parecer ser difícil conciliar todos os lados da sua vida, não?  

Quando vemos alguém bem sucedido na vida profissional e realizado na vida pessoal como era o Walt Disney, ele consolidou o mundo dos contos de fadas em que os sonhos se realizam, basta acreditar e conquistar! Hoje é estampada em várias camisetas personalizadas para transportar a ideia que ele plantou.  

Parece até mentira por não ter tido nenhum problema, mas quem assistiu ao filme do começo da carreira do Walt Disney, foi um longo caminho para estabelecer o legado que é visto e adorado por todos que acreditam em magia.  

Tenha a vontade de estar evoluindo em cada processo e ter consciência onde está errando para enfrentar cada obstáculo que o impeça de conquistar os seus objetivos. 

Portanto, organize suas ideias e faça uma checklist daquela semana ou mês para ter uma visão clara de quais serão os seus próximos passos a serem cumpridos e não ter preocupações ou a ansiedade te atacar quando for dormir.  

Monte o seu calendário 

Fazer um plano semanal ou mensal vai te ajudar a colocar a sua vida em ordem mais rápido do que você imagina.  

Pode ser um calendário físico ou online para organizar melhor como seu tempo está sendo administrado e não perder nenhum compromisso importante.  

Irá definir suas atividades, os seus planos de estudos, tarefas obrigatórias e compromissos que precisam estar prontos até certa data sem atrasos para não estragar o seu novo cronograma.  

Deixe sempre visível para não perder nenhum prazo importante, seja em seu escritório em modo home office ou presencial, assim quando for colocar suas atividades em prática, terá certa noção de como será o seu dia.  

Defina alarmes 

Alarmes são irritantes e muitas vezes servem para atrapalhar o sono mesmo que a obrigação é acordar cedo para começar o dia sendo que a vontade é ficar na cama tendo o leve costume de enrolar e dar mais cinco minutinhos que viram uma hora, e o alarme soando nos seus ouvidos para te despertar.  

Também podem trazer fatores positivos ao lembrar do cronograma do dia e o que precisa ficar pronto até certo horário para não te deixar enlouquecido por ocorrer atrasos e mudar com toda sua grade perfeita que levou certo trabalho para fazer e ter árdua missão de refazer sua planilha.  

Marque no celular os horários para cada tarefa, o seu horário de almoço e de descanso para não sobrecarregar o seu dia e encerrar com um peso nas costas.

A ideia de gerenciar o seu tempo é para ser benéfica e produtiva e, não, uma situação desagradável que mal vê a hora da semana acabar e aproveitar o fim de semana para fugir dos problemas.  

Quem madruga, Deus ajuda 

Essa é uma expressão bem colocada ao começar o dia com tudo em mente já planejado e organizado para não sofrer atrasos ou distrações. Quanto mais cedo começar o seu dia, mais fácil será encerrá-lo.  

Como espera ter sucesso se passa a manhã inteira esparramado na cama ou assiste aquele programinha sabendo que tem deveres para serem feitos tanto em casa quanto com o trabalho ou faculdade.  

Tenha em mente as suas obrigações hoje, assim colherá bons frutos amanhã. Não atropele ou demore para colocar a sua vida no rumo certo, pois ninguém o fará por você e ainda será cobrado por cada passo dado se não estiver de acordo com os padrões e prazos solicitados. 

Priorize suas tarefas 

Você já tem todo esquema do que precisa fazer no dia a dia e, por vezes, tem o senso de ser proativo e já adiantar o trabalho quando todas as suas tarefas já estão riscadas da sua checklist.  

Certa vezes, o seu colega pode pedir ajuda por estar tendo dificuldades com seus afazeres ou precisa de uma opinião sincera para tirar o peso da dúvida se está certo ou errado sobre a atividade pautada. Não tem problema de separar uns minutinhos do seu tempo para cooperar com o colega por ser no geral um trabalho em equipe.  

No entanto, tenha em mente de já estar com o seu trabalho já em andamento para finalizar porque o seu dia precisa ser produtivo para ter o prazer de satisfação quando partir para o encerramento senão ao deitar no travesseiro será perseguido pela frustração de dever não cumprido.  

Esteja sempre com cinco passos à frente dos seus compromissos, não espere o mundo dizer o que você tem que fazer! 

Mantenha o seu local de trabalho organizado 

Você não precisa ser a Monica Geller da vida para deixar tudo limpo e organizado com nenhum objeto fora do lugar.

Isso não significa estar de acordo com todos os seus pertences espalhados e depois nem tem ideia de onde começar procurar.  

Mantenha o seu local de trabalho limpo pelo menos duas vezes por semana se não mostrar forte sinal de sujeira e crie um sistema de organização que te ajudará a se manter proativo e inspirado a trabalhar.  

Use e abuse de post-its coloridos, planners, pastas organizacionais para separar os seus arquivos físicos por nomes, datas ou grau de importância e bilhetes motivacionais.  

Saiba como se encontrar na sua bagunça para não atrapalhar e atrasar a sua produtividade no trabalho.  

Fuja da procrastinação  

Parece ser tão fácil ficar deixando as obrigações para depois sem se preocupar com as consequências e falar que o seu “eu” do futuro resolve a bagunça. Mas, é mais complicado do que aparenta. 

Praticar procrastinação é deixar sua vida parada e passar diante dos seus olhos, e quando for se dar conta pode ser tarde demais.  

Não perca as incríveis oportunidades por preguiça ou por dificuldade de aprendizado e se essas oportunidades não vierem até você, crie-as.  

Esteja no controle da sua própria vida e faça suas próprias escolhas, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje! 

Compartilhe os afazeres 

Você já teve aqueles momentos, principalmente na escola ou faculdade, que se prontificou a fazer todo o trabalho e dava só pequenas partes para o resto do grupo por não confiar em fazer tão bem quanto você? 

Querer fazer tudo impecável, não é ruim, por planejar entregar uma atividade de qualidade, em contrapartida, você terá um grande peso a carregar e, provavelmente, ficará horas de madrugada para deixar tudo pronto e nos mínimos detalhes por não ter compartilhado as tarefas sabiamente. 

Experimente delegar os afazeres entre todos os membros do grupo explorando os seus aspectos positivos que possam vir a contribuir no projeto.

É assustador deixar nas mãos de outra pessoa, mas é pior sentir aquela ansiedade em fazer tudo e ainda ter outros projetos a ser feito. 

Evite ser 1001 utilidades 

Se no passo acima, você aprendeu os motivos de compartilhar as tarefas, neste tópico é entender que o seu corpo não é uma máquina. Por mais que o seu cérebro não para de ter ideias a cada segundo, ele terá melhor aproveitamento se estiver concentrado em uma só tarefa.  

O que importa é a qualidade, não a quantidade! 

Você tem o seu cronograma e os seus alarmes programados, não fique apressando o seu tempo para terminar tudo e querer adiantar o dia seguinte ou descansar. Tenha em mente o que está fazendo para não se atrapalhar, perder a concentração e entregar projetos pela metade.  

Afinal, ter pressa o fará ter que refazer todos os projetos que estão mal feitos, isso trará uma dor de cabeça maior do que você imagina.  

Saiba quando dizer NÃO 

Dizer “não” não é fácil, prático e nem sempre está na ponta da língua. O ser humano tem a necessidade de querer agradar a Deus e todo mundo, que sempre esquece das suas prioridades para atender as demandas dos demais.  

Você não deve ser diferente!  

Mas não dá para agradar a todos mesmo que tente e persista, cada pessoa ao seu redor pensa de forma diferente e está tudo bem, contudo, conheça os seus limites e aprenda a dizer NÃO para o seu próprio bem.  

Querer cativar cada pessoa que você conhece, irá colocar sua vida em pausa e te fará esperar que merece o mesmo tratamento. No entanto, por mais que a verdade seja cruel, ninguém tem a obrigação de fazer o mesmo. 

Seja você e ajude os outros quando puder, mas não coloque sua vida em modo repouso.  

Aproveite o seu momento de descanso 

Sempre separe momentos do seu dia para ter sua hora de almoço e fazer uma refeição decente para matar sua fome e te deixar satisfeito, pois estar envolvido em algum projeto com a barriga roncando não é um bom match! 

Além de aproveitar para descansar a mente do trabalho e ler um livro, assistir uma série, ouvir uma música ou conversar com amigos ou colegas para descontrair. 

Se você tem o seu momento de descanso, aproveite! 

Atenha-se a deadlines 

Dê uma atenção especial aos seus prazos de entrega, mantenha um lembrete de um ou dois dias antes para lembrar do seu compromisso. Certas vezes, são compromissos simples e da sua vida pessoal, porém sempre tenha certo controle para não te prejudicar por ter atrasado.  

No entanto, se o prazo for importante para entregar o projeto para o trabalho, fique de olho nos seus alarmes e calendários para não receber uma reprimenda ou falhar consigo mesmo como profissional.  

Saiba mais! 

Esses foram os 12 passos para te mostrar que você pode ter o tempo como aliado e um dia rico com o prazer de estar com a sua vida alinhada sem grandes tropeços no caminho.  

Dica extra: Tenha em mente de estar sempre com sua imagem profissional impecável que não apenas te trará elogios como será mais fácil as pessoas terem consciência da sua postura. 




Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023