Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

5 erros que comprometem a impressão de material gráfico!

Publicado em: 18 de dezembro de 2018

A impressão de material gráfico é uma atividade recorrente em muitas empresas. Seja em documentos internos, seja em peças de divulgação, é fundamental ter muito cuidado em cada uma das etapas desse processo para evitar erros que podem gerar grandes prejuízos.

Você sabe exatamente o que pode dar errado nesse tipo de impressão? Listamos 5 erros que podem comprometer a impressão de material gráfico. Confira!

1. Formatar incorretamente do arquivo

O erro mais básico e que acontece logo no começo do processo de criação do material é a formatação do arquivo. O que muita gente não sabe é que a exibição de arquivos para monitores é muito diferente do padrão utilizado para impressão.

Enquanto os computadores reproduzem as cores em Pantone ou RGB (e suas variações, como AdobeRGB), as impressoras de quatro cores não conseguem ler corretamente esses arquivos. Por isso, antes de começar a trabalhar em uma peça, converta tudo para o padrão CMYK, ideal para impressões.

2. Contratar serviços de baixa qualidade

Na hora de mandar seus arquivos para impressão, é fundamental contar com uma empresa que preste serviços com material de boa qualidade. A impressora, as tintas e até mesmo o papel escolhido fazem total diferença na qualidade final do trabalho.

3. Usar linhas muito finas

Se a arte a ser impressa apresenta algum tipo de linha ou contorno, é fundamental que você se atente à espessura desses elementos. Apesar de esse tipo de elemento ser aparentemente visível na tela do computador, ele pode apresentar falhas na impressão.

Pensando nisso, o ideal é utilizar uma espessura mínima de 0,25mm nas suas linhas, evitando que a impressão fique falhada e defeituosa. Certifique-se de conferir isso antes de enviar os arquivos para a finalização!

4. Não revisar os textos

Outro grande erro que muita gente comete na hora de fazer a impressão de material gráfico é não revisar os textos (e até mesmo as imagens) utilizados nas peças. Eles não têm nada a ver com problemas de design ou mesmo com os aparelhos e equipamentos utilizados na impressão, mas são erros humanos.

Quando você envia um material sem revisão para a gráfica, qualquer tipo de erro dessa natureza é culpa exclusivamente sua. Isso significa que não é possível negociar qualquer tipo de desconto na reimpressão. Por isso, certifique-se de que as informações inseridas nas suas peças estão corretas antes de enviar para impressão!

5. Não converter a arte em curva

Já reparou em quantas fontes existem disponíveis na internet? É muito provável que as fontes que você utilizou no seu projeto não estejam instaladas nas máquinas da gráfica. Por isso, ao finalizar o arquivo, lembre-se de converter tudo em curvas, de forma que a tipografia não seja substituída automaticamente pelos programas da empresa responsável pela impressão.

Apesar de ser um processo simples, a impressão de material gráfico pode gerar muitos prejuízos se não for feita corretamente. Por isso, é fundamental se atentar aos erros que listamos neste artigo para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro!

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Como Maximizar suas Vendas em Datas Comemorativas: Estratégias de Marketing Infalíveis

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024