Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

8 dicas valiosas de como desenvolver a criatividade infantil

Publicado em: 23 de julho de 2021

Como desenvolver a criatividade infantil

Os pequenos estão de férias para alegria deles!   

Você sente o desesperado aumentar por não saber como conciliar a família com o trabalho?  

Não tem ideia de como suprir a carência da energia que era gasta com o período escolar?  

Devido ao cenário atual, trabalhar em home office e acompanhar as atividades escolares do seu filho já era um desafio, mas com o recesso escolar, a situação fica mais complicada por não saber como gerenciar melhor o tempo entre o expediente e a vida familiar. Em um piscar de olhos, elas se tornaram uma só. 

As soluções mais simples seriam deixar o seu filho ficar na frente da tela do celular, assistir TV ou jogar videogame desde a hora que acorda até o horário de dormir durante o mês inteiro.  

Você não está buscando uma saída mais fácil, mas sim formas de como desenvolver a criatividade infantil nas férias do(a) pequeno(a) cheio de aprendizado rico e divertido. 

Por natureza, a criança tem o hábito de ser curiosa e ver o mundo com lentes e cores distintas a do adulto, por ser desprovida de malícia, ter uma imaginação sem limite e acreditar que o impossível não existe. 

As aulas acabaram, entretanto, isso não significa que o seu filho deva deixar de aprender e estimular constantemente o cérebro a absorver novos conhecimentos. 

Confira como desenvolver a criatividade infantil de maneira agradável e educativa:   

Como desenvolver a criatividade infantil

Programe passeios culturais 

Separar um momento durante semana para levar o seu filho a um museu, teatro, cinema, show de mágica ou circo irá ajudá-lo a desenvolver a sua criatividade por estar em contato com a arte e tudo que ela proporciona, além de diverti-lo, tem o intuito de ampliar o seu conhecimento para assuntos novos e interessantes. 

“Mas, estamos em época de pandemia, o que eu faço?” 

O Covid-19 foi uma surpresa desagradável e limitou a frequentar lugares por estarem fechados ou por medo de contrair o vírus, portanto, restou usar a criatividade para suprir os passeios que poderia ter com seu filho. 

Sendo assim, passa um tempo com sua criança assistindo filmes infantis ou que a atraía de forma positiva, brinca junto de mágica, faça um show de bonecos com ela tendo toda a base de uma história ou improvise, incentive a desenhar e entra na brincadeira para fazer lindas obras de arte e depois a estampe numa linda camiseta personalizada e, utilize a internet para mostrar museus do mundo sem sair de casa vislumbrando várias artes famosas.   

Incentive o uso da imaginação na brincadeira 

Percebe como a criança tem uma grande facilidade para criar mundos em que uma hora ela é um astronauta, na outra uma vaqueira ou uma policial. É como se estivesse em um filme ou teatro ao vivo, mas sem plateia. Como no desenho dos Backyardigans, do Discovery Kids, que os amiguinhos tinham um mundo cheio de histórias no quintal com várias histórias divertidas e emocionantes.  

Tem vezes que ela brinca daquelas brincadeiras típicas com os amiguinhos como esconde-esconde, pega-pega, de casinha, polícia e ladrão, entre outras porque a imaginação é infinita quando é exercitada.  

Portanto, sempre incentive o seu filho a brincar usando e abusando da criatividade para que ele possa sempre estar inovando nas suas brincadeiras e trará benefícios quando estiver maior e precisar seja em um desafio da vida ou alguma atividade acadêmica.  

Não o repreenda quando quiser brincar lá fora se for seguro e se sujar sendo com os amiguinhos ou seu pet, isso vale também quando for em dia de chuva e o seu bebê precisar da imaginação para criar o seu mundinho dentro de casa para passar o tempo e se divertir.  

Ensine que errar faz parte da vida 

“Errar é humano”, essa expressão é arcaica, mas sábia. O ser humano tem costume de errar por possuir sentimentos e não ser uma máquina, no entanto, ele pode cometer um erro ou dois no máximo sobre o mesmo assunto, mas se não aprender com ele, nunca sairá do mesmo lugar. 

Ensinar a sua criança que ela vai errar constantemente pela jornada da vida é a melhor forma de mostrar que se caiu ou levou um tombo, levante e siga em frente.  

Ela não precisa ser perfeita, mas sim saber onde errou e isso desenvolverá sua criatividade como consertar o erro, além de mostrar humildade quando alguém errar como alguém na família, um amiguinho ou coleguinha. 

Ajude a desenvolver o pensamento crítico 

Sempre tem uma fase na vida da criança que ela pergunta de tudo incentivada pela sua infinita curiosidade, às vezes, devido ao fato de você estar ocupado com várias atividades ao mesmo tempo, acaba por não responder à pergunta e reprime o lado questionador dela.  

Reprimir irá refletir no futuro e o pensamento crítico demora mais a ser formado porque se na infância, a criança foi obrigada a não perguntar por medo ou vergonha, ela terá que destravar do jeito mais difícil para ser uma pessoa questionadora que não irá levar tudo ao pé da letra sem investigar primeiro. 

Portanto, sempre separe um tempo do seu dia para conversar com seu pequeno ou pequena para não responder apenas suas perguntas e, sim, fazer com que raciocine sobre tal questionamento e tentar encontrar uma resposta para a sua dúvida.  

Estimule a leitura! 

Ler é prazeroso, mergulhar em diferentes histórias sem sair do lugar, mas com a imaginação longe pensando nos universos fictícios que têm vontade de conhecer. Estimular o seu filho desde cedo a ter um hábito de leitura é benéfico para ele e para sua criatividade ao explorar diferentes narrativas e ser tocado por elas.  

Ofereça livros ou HQ’s que o seu pequeno ou pequena tem interesse, é a melhor forma de começar com a introdução da leitura de livros finos e pequenos que, possivelmente, terá vontade de continuar com a leitura em livros grandes.  

Afinal, sempre começa de algum lugar com uma história da Turma da Mônica, Luluzinha, Marvel, DC ou da Disney e depois migra para livros fantasiosos, românticos ou de suspenses.  

Conte ou invente histórias 

Como não gostar de uma boa história bem contada com personagens incríveis, um cenário espetacular fácil de idealizar e ter um começo, meio e fim marcantes para não deixar a narrativa pesada e chata.  

Na hora de dormir, é o melhor momento para contar um conto já existente ou criar um original com seu filho ajudando para complementar a narrativa estimulando sua criatividade, além de ser uma ótima forma de fazê-lo cair no sono. 

É uma oportunidade de fortalecer a conexão com seu filho sabendo que você foi a última pessoa que ele viu ao ser embalado no sono passando uma sensação de tranquilidade e segurança.  

Incentive a participar de atividades extracurriculares 

Diferente da maioria dos adultos, as crianças possuem muita energia para gastar e por serem inquietas com os pensamentos em vários lugares diferentes, as atividades extracurriculares são uma ótima forma de desenvolver criatividade e a socialização com outras crianças sem restrições. 

Atenção! Dê opções de atividades para que o seu pequeno ou pequena possa escolher e se sentir apto(a) e confortável para fazer ao invés de impor a vontade que o fará detestar e não se dar oportunidade de conhecer e proporcionar tal exercício seja uma atividade física, artística ou de lógica.  

É uma forma da sua criança sair da própria bolha e explorar ainda mais o mundo, além de ter a chance de encontrar sua vocação desde pequena e ter certa ideia se deseja seguir como carreira no futuro ou ser apenas um hobby.  

Use a tecnologia de forma positiva 

Se nem a vida é preta no branco, de oito a 80, essas expressões se aplicam adequadamente com a tecnologia, por ela ter atributos tanto positivos quanto negativos. Depende apenas de como é utilizada.  

Quando se trata de o seu filho ter acesso ao âmbito digital ou virtual, você precisa saber como gerenciar o tempo que ele utiliza para navegar e acessar tanto jogos educativos quanto aos jogos RPG’s para não ter apenas certo controle se é um conteúdo próprio para idade dele como fazer entender que a vida não está em uma tela para passar todas as horas do dia vidrada nela. 

Dessa forma, administrar certo período de tempo, seja após o almoço ou pelo fim da tarde e deixá-la jogar ou assistir o seu programa favorito vai desenvolver sua criatividade e estimular a sua curiosidade por dentro do seu universo fictício.  

Gostou das dicas? Há tantas maneiras de desenvolver a criatividade infantil tanto para diversão quanto para aprendizado com jogos educativos ou histórias imaginárias para exercitar a criatividade durante as férias.

Entretanto, continue a utilizar essas dicas valiosas para sua criança quando voltar às aulas para crescer saudável e com a imaginação afiada.  



Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023