Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Como evitar roupas inadequadas no ambiente de trabalho?

Publicado em: 12 de dezembro de 2018

Como evitar roupas inadequadas no ambiente de trabalho?

Em muitas empresas que lidam com o público, a aparência é um dos primeiros fatores a chamar a atenção das pessoas. Por isso, o uso de roupas inadequadas no ambiente de trabalho pode ser um grande problema para muitos negócios.

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para ajudar você e sua empresa a evitarem esse entrave com seus colaboradores. Confira!

A importância do dress code

O dress code é um sistema de regras para vestimentas. Muito aplicado para eventos sociais, também tem sua importância no ambiente empresarial. É ele que definirá os limites e as exigências da empresa com relação às roupas que os colaboradores devem utilizar.

A ideia do dress code corporativo é passar uma imagem de organização e padronização dentro da empresa, alinhando a aparência de todos os colaboradores, de modo que não aconteçam constrangimentos e divergências perante o público ou outras pessoas relacionadas com a empresa.

A comunicação

O quesito mais importante em qualquer empresa é a comunicação entre os que atuam nela. Colaboradores, gerentes, sócios e outros devem estar sempre alinhados entre si, evitando qualquer tipo de confusão. Nesse sentido, a implementação do dress code já é um passo importante.

Entretanto, o ideal é que a comunicação sobre essas regras não pare por aí. Alinhar com novos funcionários, no momento da contratação, as exigências de vestimenta é de grande importância.

As exceções

Algumas regras empresariais podem ser muito rígidas e causar um certo desconforto para os colaboradores. A implementação de um dress code ainda gera muita polêmica para muita gente. Para combater esse tipo de sentimento e aliviar um pouco a situação, é possível pensar em algumas exceções.

Nos Estados Unidos, grande parte das empresas lança mão de uma prática muito comum no país: a “casual Friday”, ou sexta-feira casual. Ela nada mais é do que a permissão para que os funcionários se vistam, em um determinado dia, de maneira mais casual. Assim, empresas que exigem o uso de roupas sociais, como ternos e blazers, permitem que os funcionários passem o dia com roupas mais casuais. É importante lembrar que isso não significa um visual desleixado, mas apenas um pouco mais simplificado.

Esse tipo de prática permite melhorar o conforto dos colaboradores, principalmente no verão brasileiro, ao mesmo tempo que reforça a importância da padronização das vestimentas no dia a dia.

A importância dos uniformes

Entre todas as práticas citadas, a que melhor evita a utilização de roupas inadequadas no ambiente de trabalho é a implementação de uniformes empresariais. Com eles, a empresa não corre o risco de que os funcionários optem pelas próprias roupas, que podem gerar algum tipo de situação inconveniente.

O uso de uniformes padronizados, desde que sejam de qualidade, podem ser muito confortável para os próprios funcionários. Dessa forma, eles não precisam se preocupar em adquirir roupas específicas para o trabalho, o que se traduz em economia e praticidade para os próprios colaboradores.

O uso de roupas inadequadas no ambiente de trabalho pode ser evitado facilmente, desde que sejam estabelecidos parâmetros claros e justos para todas as partes envolvidas. No caso dos uniformes, é essencial que esses sejam de qualidade!

Curtiu nosso artigo? Então aproveite para conhecer agora 5 tipos de tecidos para uniformes profissionais!

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Como Maximizar suas Vendas em Datas Comemorativas: Estratégias de Marketing Infalíveis

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024