Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Copa do Mundo 2022, conheça 9 curiosidades sobre o maior torneio esportivo do mundo

Publicado em: 18 de novembro de 2022

Copa do Mundo 2022, conheça 9 curiosidades sobre o maior torneio esportivo do mundo

Dois dias, estamos apenas a dois sóis do início de um dos torneios, se não o mais importantes do planeta, a famosa Copa do Mundo. O torneio terá como sede o pequeno país do Qatar, que promete entregar a edição mais tecnológica já vista. 

A Copa do Mundo foi criada como um torneio esportivo para descobrir qual país tem o melhor futebol, entretanto, sua mensagem foi se transformando com o passar do tempo e, atualmente, procura espalhar uma ideologia de união, que é extremamente necessária hoje em dia. 

Para alguns, isso não é tão claro, mas existem diversos relatos de relacionamentos familiares, amorosos ou fraternais recuperados nos jogos da nossa canarinho, principalmente naqueles em que saímos vitoriosos. 

A real questão é que a Copa do Mundo é um momento de confraternização, é o momento de se aproximar de familiares e amigos, ficar em casa ou nos bares, apoiando e torcendo para o Brasil.

Essa mensagem é ainda mais explícita quando são observadas as últimas sedes da competição, sendo África do Sul, em 2010 (a primeira copa do mundo na África), Brasil, em 2014, Rússia, em 2018 e agora Qatar, em 2022. O que todos os países tinham em comum? Estereótipos, que com a ajuda da Copa do Mundo puderam ser revertidos, alguns mais e outros menos, mas todos tiveram a mesma oportunidade.

Como estamos nos aproximando da competição que todo brasileiro ama, a Camisetas em 12 horas decidiu sair do tema e contar um pouco mais sobre a maravilhosa história do torneio de futebol mais famoso do mundo, que costuma entregar um mix de emoções para os torcedores ao redor de nosso belíssimo planeta.

Conheça agora as curiosidades da Copa do Mundo

Para que você seja um torcedor preparado para a vigésima primeira edição do torneio, chegou o momento de conhecer algumas curiosidades e histórias da competição que todos aguardam. Para facilitar, elas foram separadas em algumas Categorias: localização, jogadores e inovações. 

O torneio promete trazer fortes emoções para o Brasil, já que em simulações da trajetória da seleção, a maioria das partidas podem ser disputadas com equipes de primeiro escalão. Vale ressaltar que existem grandes chances da seleção brasileira encarar os hermanos na semifinal do torneio, emoção não faltará!

A sede da Copa do mundo

Para começar a “aula” de Copa do Mundo, é importante relembrar um pouco mais sobre as antigas sedes e comentar sobre a atual. 

O Qatar é o menor país a sediar uma edição do torneio durante toda a história. O país está localizado na península arábica e sua área total é de aproximadamente 11.600 km2 que, se comparada ao estado de Sergipe, menor estado brasileiro, a área do país equivale a aproximadamente apenas metade do estado nordestino. A capital do país é a charmosa cidade Doha e a população total do país é de 2,7 milhões de habitantes.

Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo terá como sede um país do Oriente Médio. Nas últimas vinte em que o torneio foi disputado, a competição teve passagem pela América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa. 

Isso faz com que a Oceânia seja o único continente a não ter recebido o torneio, existe a expectativa de quando a FIFA (Federation Internationale Football Association) irá completar o seu mapa de viagens pelo mundo, entretanto, isso pode demorar para acontecer já que a sede de 2026 já está definida e a de 2030 não possui um país do continente na disputa.

Por conta do pouco espaço sediado pelo país, será possível que um torcedor assista três jogos no estádio durante o mesmo dia. Foram realizados alguns estudos e pode-se concluir que um torcedor pode sair de um estádio, utilizar o transporte público e chegar a outra partida a tempo de assistir, essa é uma das vantagens de obter uma sede compacta. 

As estrelas estarão juntas mais uma vez, desta vez no Qatar

Essa Copa do Mundo promete entregar fortes sentimentos para muitos torcedores e jogadores, dentro e fora de campo, já que essa deve ser a última participação no torneio para grandes estrelas como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Luka Modric e muito mais. Destaque para o camisa dez de nossa seleção, Neymar, que ainda tem dúvidas sobre sua participação na próxima copa, tornando essa como sua talvez despedida do torneio. 

Porém, assim como tudo na vida, as pessoas vêm e vão, mas a vida não para, e não é nesse sentimento de despedida que a copa irá se basear, diversas estrelas estão surgindo e tem muito a mostrar para o mundo, Pedri e Gavi, ambos espanhóis, devem fazer uma excelente participação no torneio, além de claro Jude Bellingham e Jamal Musiala. 

Falando um pouco sobre idade, a convocação de Daniel Alves rendeu grandes polêmicas já que além de ser um dos jogadores mais velhos a disputar o torneio, sua atual fase profissional não vive em boas ondas. Apesar disso, ele é apenas o sexto jogador mais velho da copa, ficando atrás de outros grandes nomes, como os zagueiros Pepe e Varane.

Outra diferença que o Qatar irá proporcionar para os atletas é na questão de vagas para representar o seu país, durante todas as edições, o número máximo sempre se manteve em 23, pela primeira vez na história, 26 jogadores podem ser relacionados, o que abre vaga para mais três atletas em suas respectivas seleções.

Além disso, a entidade decidiu alterar o número de substituições que podem ser efetuadas durante uma partida, o número que antes era de três passou a ser cinco, possibilitando com que mais jogadores disputem o torneio em campo.

As inovações para a Copa do Mundo

Como já foi dito, esta Copa do Mundo promete ser a mais tecnológica de toda a história, e já é possível perceber que essa promessa pode se tornar realidade pelas estruturas que foram montadas, os estádios disponíveis para os jogos possuem ar-condicionados para controlar o calor, dentro e fora de campo.

Em 2018, a FIFA implementou a tecnologia do VAR (Video Assistant Referees), mais conhecido como árbitro de vídeo, nos jogos de sua competição. Por conta de seu sucesso, a entidade decidiu inovar mais uma vez e irá implementar o sistema de impedimento semiautomático, que promete detectar um lance de impedimento antes mesmo dos árbitros da partida.

Além dessas evoluções, essa será a primeira Copa do Mundo que irá contar com todos os ingressos na forma digital, o que na teoria, garante mais segurança aos torcedores em relação à autenticidade.

Conclusão

A Copa do Mundo é um torneio em que o mundo inteiro volta seus olhares para apenas uma região, o país sede da competição, que é o lar dos maiores jogadores de futebol da atualidade durante um mês. A copa tem o poder de unir as pessoas e de espalhar a alegria para todos que amam o seu país, junte-se a essa torcida e não perca os jogos da nossa seleção brasileira, que estreia no dia 24 de novembro.

Ficou animado com a ideia de acompanhar o Brasil durante a copa, mas não possui uma roupa adequada? Fique tranquilo! Aqui na Camisetas em 12 horas é possível criar a camisa ideal para o seu jeito de torcer, entre em contato com um de nossos vendedores agora mesmo.

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023