Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Setembro Amarelo – Lute contra o suicídio e proteja a vida

Publicado em: 1 de setembro de 2021

Setembro Amarelo

“Não há nada de errado em dizer que você precisa de ajuda.” – 13 Reasons Why (Os 13 Porquês).

Você já deve ter ouvido falar do Setembro Amarelo e os motivos por trás da sua ação, não? 

O Setembro Amarelo tem como propósito conscientizar a população dos riscos que os entes queridos podem estar sofrendo com problemas psicológicos e ficarem atentos a qualquer indício de anormalidade no comportamento.  

Muitas vezes, os sinais passam despercebidos ou quer acreditar que está tudo bem, mas lá no fundo tem um pressentimento de algo estar errado.

Se você vê alguém da sua família, o seu amigo ou alguém conhecido agindo de forma estranha, fique em alerta e ajude a prevenir um possível suicídio.  

A campanha Setembro Amarelo, originou em 1994, a ser uma causa social para ajudar na prevenção e luta contra o suicídio, após o suicídio do adolescente Mike Emme, de 17 anos, os seus familiares e amigos alegaram na época que não perceberam os sinais de que o jovem possa estar sofrendo

Ele foi lembrado pela sua habilidade mecânica ao restaurar um Mustang 68 e pintá-lo de amarelo (originando, a cor da campanha) e da sua personalidade amável.

No funeral, os seus amigos prestaram uma homenagem distribuindo cartões “Se precisar, peça ajuda!” e fitas amarelas. Tal movimentação gerou uma repercussão significativa no país e, depois, no mundo. 

Para as pessoas começarem tomar consciência das ações dos seus entes queridos e estarem lá para não os deixar cair no abismo e mostrar que são amados.

Às vezes, as vítimas que buscam uma forma de estancar a dor emocional com a dor física ou apenas se silenciar do mundo, elas precisam ser lembradas que não estão sozinhas e sempre terão um ombro amigo para chorar.  

Sabe aquele ditado que a esperança é a última que morre?

Elas precisam saber que há esperança para sair da própria mente, não precisam de alguém que as salve, mas sim que estarão lá para segurar a sua mão a qualquer momento.  

 Objetivos do Setembro Amarelo 

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.” – As vantagens de ser invisível.

O Setembro Amarelo tem como causa social de lutar pela vida e dar alertas sobre as causas que podem originar o suicídio, para que você fique prevenido caso algo do gênero esteja acontecendo com alguém que você estime ou conhece e também se você sente que precisa de ajuda, mas não sabe por onde começar ou quem em confiar.  

Nunca trate o suicídio, o fato de tirar a própria a vida, como um objeto de conversa leviana. A vítima não está chamando atenção porque é da vontade dela.

De forma consciente, é ao contrário, ela tem tendência de se isolar de todos que conhece.  

Não é uma decisão impulsiva, e sim, referente a acontecimentos ruins que vão se acumulando na mente e no coração dela.

Ela está te pedindo ajuda, não de uma forma explícita, mas com pequenos sinais que se prestar atenção e escutar entenderá que não é um show de drama, entretanto, é uma forma de dizer que você é o fio de esperança dela na Terra.  

Alguns fatores de riscos para o suicídio: 

  • Ansiedade; 
  • Depressão; 
  • Transtorno Bipolar; 
  • Traumas Emocionais; 
  • Bullying; 
  • Isolamento social; 
  • Apatia;
  • Mudança de hábitos;  
  • Estresse; 
  • Entre outros. 

Além do Setembro Amarelo estar vinculado a lutar pela vida, ela também propaga para a sociedade começar a tomar consciência do que acontece e abrir os olhos para o real problema.  

É parar de tratar como tabu e começar a falar do assunto para transmitir e receber informações, além de saber como lidar caso isso aconteça próximo a você.  

Não tenha vergonha de pedir ajuda ao alguém para auxiliar nesse momento crítico, pois nada é mais valioso que a vida, principalmente daqueles que você ama e convive.  

Saiba mais!  

Setembro Amarelo

“E por favor, não pense que eu estou sofrendo. Eu não estou sofrendo, eu estou lutando. Lutando para fazer parte das coisas, para ficar ligada a quem eu já fui. Então “vive o momento” é isso que eu digo para mim mesma. É realmente tudo o que eu posso fazer, viver o momento.” – Para sempre, Alice. 

Já aderiu a sua fitinha do Setembro Amarelo? Tem disposição para lutar pela causa e ser mais do que uma simples imagem, faça sua camiseta personalizada inspirada nesse mês na luta contra o suicídio e conscientize as pessoas ao seu redor a discutir de forma séria, além de apoiar essa ação tão importante na valorização pela vida.  

Se você estiver pensando em algo do gênero, peça ajuda e conte os seus problemas a alguém da sua confiança. Lute por você. Você é importante e a sua vida também. 

Ou se você conhece alguém que precisa de ajuda, não pense duas vezes e ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), o número é 188.

Ajude a lutar pela vida!

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023