Um dos pontos mais importantes na percepção do público sobre uma empresa é o uso de uniformes profissionais pelos seus funcionários. Essa prática torna pública uma imagem de seriedade e organização do negócio, e de uma forma bem simples de ser atingida.
Atualmente existem várias opções e modelos de uniformes profissionais. Mas você sabe como escolher o ideal para sua empresa? Nós selecionamos uma série de dicas neste post. Confira!
Por que adotar uniformes profissionais na empresa
Além da padronização e da imagem do seu negócio — passadas pela aparência dos seus funcionários —, os uniformes têm várias utilidades. Um funcionário que executa atividades operacionais, por exemplo, terá uniformes diferentes daquele que trabalha com atendimento ao cliente, facilitando a identificação das equipes no dia a dia da empresa.
Assim, além de todo o aspecto estético dos uniformes, ainda é preciso atentar à legislação vigente. Afinal de contas, existem normas de segurança — aplicáveis também às vestimentas dos funcionários — que precisam ser cumpridas para a empresa atender às suas obrigações legais.
Alguns detalhes dos uniformes profissionais
A escolha do uniforme da empresa varia de acordo com a função de quem vai vesti-lo. Funcionários que mantêm contato direto com o público devem ter seus uniformes pensados mais esteticamente, enquanto aqueles com funções operacionais devem priorizar a funcionalidade. Por isso, leve em consideração o seguinte:
- cores: se muito fortes, apesar de chamativas e bonitas, podem ser cansativas para quem usa o uniforme todos os dias;
- corte: corpos femininos são diferentes dos masculinos e precisam de cortes de roupas diferentes;
- frescor: a escolha do tecido precisa levar em consideração a “respiração” do corpo do funcionário;
- movimentação: dependendo da atividade, o colaborador precisa ter uma liberdade de movimentos para executar suas tarefas;
- durabilidade: os uniformes precisam ser fáceis de lavar e feitos de um tecido resistente.
Além desses aspectos, o design dos uniformes ainda precisa considerar o posicionamento da marca, o conforto dos funcionários e até mesmo a imagem que a empresa precisa passar.
Como escolher os uniformes de acordo com as atividades
As diferentes atividades exercidas pelos funcionários influenciam muito no tipo de uniforme, como citamos anteriormente. Veja algumas orientações que você pode seguir de acordo com as funções de seus colaboradores.
Atividades operacionais
Caso não seja necessário o uso de tecidos antichamas, anticorrosivos, entre outros, o brim e o jeans são materiais resistentes e de ótima aplicação para atividades operacionais mais pesadas.
Atividades externas
O principal ponto a ser observado nesse caso é a temperatura à qual o funcionário será exposto. Por isso, algodão ou tecidos dry são as melhores opções.
Atendimento ao cliente
Para esse tipo de atividade, o ideal é priorizar o aspecto estético. Tecidos de microfibra, elastano ou poliéster, por exemplo, não amarrotam facilmente e podem ser uma boa opção.
Atividades especiais
Existe, ainda, uma série de outras atividades que requerem o uso de uniformes. Comissários de bordo, por exemplo, utilizam uniformes padronizados e especiais, com um corte e estilo diferenciados.
Além de considerar todos esses pontos, é fundamental pensar no fornecedor que produzirá as vestimentas dos funcionários da sua empresa. Tradição, qualidade e comprometimento são apenas algumas características que podem ajudar a definir a empresa que vai produzir os seus uniformes profissionais.
Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe exatamente como escolher os uniformes da sua empresa, que tal entrar em contato com a gente? A Camisetas em 12 Horas é especialista em confecção e estamparia de uniformes há quase 15 anos!