Já parou para pensar que, em vez de realizar diversas promoções que abalam o lucro da sua empresa, não seria melhor manter os preços normais e investir em brindes para garantir a fidelização dos seus clientes?
Trata-se de uma ótima alternativa não só para a captação de novos públicos, como também para neutralizar a concorrência e potenciais crises.
Quer saber mais sobre brindes para clientes e como escolher o ideal para o seu negócio? Então, continue a leitura!
Qual é o papel do brinde na fidelização de clientes?
Os humanos são seres muito emotivos e, ao ganharem presentes, suas emoções são tomadas por sentimentos positivos de afeto, atenção e carinho por parte de quem está oferecendo o mimo.
Se o objetivo da sua empresa é fidelizar clientes, o brinde é um mecanismo capaz de fazer com que os consumidores se lembrem automaticamente da sua marca e da forma como os impactou positivamente.
Uma pesquisa realizada pelo grupo Agência 96 apontou que cerca de 88% das pessoas que adquirem brindes e levam para casa lembram mais facilmente das empresas que as presentearam.
Ademais, essa pesquisa ainda mostrou que a estratégia do brinde, quando bem planejada, pode proporcionar a satisfação dos usuários e a elevação no nível de preferência pela marca.
Como definir os melhores brindes para clientes?
Conhecendo mais sobre o papel que os brindes podem ter na fidelização de clientes, agora é preciso saber quais passos tomar para optar pelos presentes que mais se encaixam no seu negócio. Confira:
Conhecer o público-alvo
Antes de definir o tipo de brinde mais indicado para os seus clientes, é essencial saber exatamente quem são eles. Tire um tempo para pensar nos consumidores que vão receber o item e liste quais são as suas características.
Após isso, sua persona estará bem determinada e você poderá trabalhar no brinde que será mais útil para ela. Por exemplo: se o seu público-alvo trabalha em ambientes fechados como escritórios, uma boa opção são cadernos e canecas personalizadas.
Escolher brindes que se encaixam nas propostas da empresa
Após entender quem é o seu público-alvo, o retorno que ele oferece e o custo-benefício necessário para esse projeto, é primordial considerar as opções de presentes que se enquadram nos valores da sua empresa.
Lojas que trabalham com artigos femininos como sapatos, roupas e acessórios, por exemplo, devem investir em brindes que estejam relacionados com o que o estabelecimento oferece, como necessaires e amostras de produtos.
O intuito é criar uma relação entre o seu brinde com a função da sua empresa. Assim, quando os usuários forem utilizar o seu material, estarão envolvidos com a sua marca.
Prestar atenção no design
Ao desenvolver o brinde, é preciso lembrar que ele deve ter a identidade visual da sua marca. Afinal, é na identidade que estarão os elementos visuais a serem transmitidos aos consumidores.
Se os tons usados em seu empreendimento forem vermelho e amarelo, por exemplo, opte por uma paleta de cores que siga esse padrão em seu brinde, com apenas algumas variações de nuances ou tons.
Não ter medo de inovar
Além de usar a criatividade na hora de elaborar os seus brindes, você também pode inovar na usabilidade que os produtos terão para os consumidores. Se trabalha com venda de livros, uma ótima ideia é investir em marcadores personalizados para os leitores assíduos.
Por outro lado, se você vende produtos para outras empresas, tendo como exemplo os consultórios odontológicos, uma boa ideia é produzir os materiais com seu logotipo, pois, além de fidelizar clientes, vai ajudá-los a memorizar o seu negócio.
Agora você entende mais sobre o potencial dos brindes para clientes e pode guardar algumas dicas de como escolher o ideal para a sua empresa.
E aí, gostou do nosso artigo? Então, continue a leitura e confira algumas opções de brindes para eventos corporativos!