Como evitar roupas inadequadas no ambiente de trabalho?
Em muitas empresas que lidam com o público, a aparência é um dos primeiros fatores a chamar a atenção das pessoas. Por isso, o uso de roupas inadequadas no ambiente de trabalho pode ser um grande problema para muitos negócios.
Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para ajudar você e sua empresa a evitarem esse entrave com seus colaboradores. Confira!
A importância do dress code
O dress code é um sistema de regras para vestimentas. Muito aplicado para eventos sociais, também tem sua importância no ambiente empresarial. É ele que definirá os limites e as exigências da empresa com relação às roupas que os colaboradores devem utilizar.
A ideia do dress code corporativo é passar uma imagem de organização e padronização dentro da empresa, alinhando a aparência de todos os colaboradores, de modo que não aconteçam constrangimentos e divergências perante o público ou outras pessoas relacionadas com a empresa.
A comunicação
O quesito mais importante em qualquer empresa é a comunicação entre os que atuam nela. Colaboradores, gerentes, sócios e outros devem estar sempre alinhados entre si, evitando qualquer tipo de confusão. Nesse sentido, a implementação do dress code já é um passo importante.
Entretanto, o ideal é que a comunicação sobre essas regras não pare por aí. Alinhar com novos funcionários, no momento da contratação, as exigências de vestimenta é de grande importância.
As exceções
Algumas regras empresariais podem ser muito rígidas e causar um certo desconforto para os colaboradores. A implementação de um dress code ainda gera muita polêmica para muita gente. Para combater esse tipo de sentimento e aliviar um pouco a situação, é possível pensar em algumas exceções.
Nos Estados Unidos, grande parte das empresas lança mão de uma prática muito comum no país: a “casual Friday”, ou sexta-feira casual. Ela nada mais é do que a permissão para que os funcionários se vistam, em um determinado dia, de maneira mais casual. Assim, empresas que exigem o uso de roupas sociais, como ternos e blazers, permitem que os funcionários passem o dia com roupas mais casuais. É importante lembrar que isso não significa um visual desleixado, mas apenas um pouco mais simplificado.
Esse tipo de prática permite melhorar o conforto dos colaboradores, principalmente no verão brasileiro, ao mesmo tempo que reforça a importância da padronização das vestimentas no dia a dia.
A importância dos uniformes
Entre todas as práticas citadas, a que melhor evita a utilização de roupas inadequadas no ambiente de trabalho é a implementação de uniformes empresariais. Com eles, a empresa não corre o risco de que os funcionários optem pelas próprias roupas, que podem gerar algum tipo de situação inconveniente.
O uso de uniformes padronizados, desde que sejam de qualidade, podem ser muito confortável para os próprios funcionários. Dessa forma, eles não precisam se preocupar em adquirir roupas específicas para o trabalho, o que se traduz em economia e praticidade para os próprios colaboradores.
O uso de roupas inadequadas no ambiente de trabalho pode ser evitado facilmente, desde que sejam estabelecidos parâmetros claros e justos para todas as partes envolvidas. No caso dos uniformes, é essencial que esses sejam de qualidade!
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