O Outubro Rosa é uma campanha anual focada em alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de ser um mês escolhido para divulgar e informar mais sobre essa doença tão comum e que precisa ter um olhar cuidadoso sobre.
Este tipo de câncer é o que mais acomete as mulheres por todo o mundo. Só no Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O nome da campanha remete à cor do laço, que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.
E com isso, o mês é usado por diversas instituições para falar sobre o tema e encorajar mulheres a realizar seus exames. Sendo ela uma iniciativa de prevenção do câncer de mama.
O que é o câncer de mama e como diagnosticá-lo?
É o tipo de câncer mais frequente nas mulheres. É quando ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
O diagnóstico pode ser feito com um exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser solicitados. São exemplos, a mamografia, o ultrassom ou a ressonância magnética. Mas, com um módulo ou outro sinal ou sintoma suspeito nas mamas, deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. E abaixo trouxemos alguns sintomas que devem ser precavidos e analisados.
Sintomas anormais para ter atenção
• Qualquer deformação ou alteração no contorno natural da mama
• Qualquer retração ou desvio do mamilo
• Qualquer saliência da pele ou mama
• Vermelhidão e/ou descamação em torno do mamilo ou da auréola
• Perda de sangue pelo mamilo
• Qualquer nódulo ou caroço duro na mama ou na axila
A importância do diagnóstico precoce
É possível detectar o câncer de mama na fase inicial, aumentando as chances de cura e tratamento. Por isso, é importante está atento a qualquer mudança ou suspeita de alteração na mama.
Para acontecer o diagnóstico precoce, devem ser realizados exames que têm como objetivo garantir que a doença seja detectada o mais rápido possível, em sua fase inicial. Ou seja, os esforços não se direcionam a evitar que o câncer se manifeste, e sim a investigar se ele está presente.
Além da mamografia de rastreamento, a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita em consultas ao ginecologista através do exame clínico, e também pela mamografia, ultrassonografia ou outros.
Estratégias para detecção precoce do câncer de mama
• Exame clínico das mamas – deve ser realizado anualmente por médicos ou enfermeiros
• Mamografia diagnóstica – exame anual a partir de 40 anos e, para mulheres com história de câncer de mama na família (mãe, filha e/ou irmã), a partir de 35 anos de idade
• Mamografia de rastreio – exame realizado em uma população aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento. É realizado como parte de programas de rastreamento. No caso do SUS, o Ministério da Saúde estipula que o exame seja feito em mulheres com idade de 50 a 69 anos.
A história do Outubro Rosa
Essa campanha teve início nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para realizar ações voltadas sobre a doença. Mas sem um período certo para falar sobre esse tema.Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama.
Em 1990, o movimento ganhou força e foi nomeado como Outubro Rosa, e isso aconteceu em um evento chamado “Corrida pela cura”. Aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. Desde então ele tornou- se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.
No Brasil, o Outubro Rosa só teve o primeiro sinal do envolvimento com a campanha em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Depois disso, somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
Como usar produtos personalizáveis a favor do Outubro Rosa?
A cada ano que passa, a mobilização de empresas para o Outubro Rosa só cresce entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo. E por isso, é importante investir em ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.
Por isso, empresas engajadas e que querem ter um bom Endomarketing, precisam olhar com mais atenção para esse mês. Um produto personalizado traz essa mensagem com bastante força, cumprindo um excelente papel em ações de conscientização e reforçando uma boa imagem para a empresa.
Como mencionado anteriormente, uma poderosa ferramenta durante o mês de Outubro é a distribuição de produtos personalizados com a temática do Outubro Rosa. Distribuir camisetas, ecobags, canecas personalizadas na temática e com a cor rosa reforçam a ideia de apoio a campanha e as mulheres que estão na empresa.
Vale relembrar que a campanha do Outubro Rosa pode salvar muitas vidas! Por isso, deve ser levada muito a sério tanto pelas instituições que realizam ações ou distribuem brindes relacionadas com essa data quanto pelas mulheres que participam de ações do tema.
Após esse texto esperamos ter ajudado a compreender melhor sobre o Outubro Rosa e como os produtos personalizáveis fazem a diferença neste mês.
Vale ressaltar que aqui na Camisetas em 12 Horas nós possuímos muitas opções para você escolher para fazer ações voltadas para o Outubro Rosa, e não se preocupe, terá muita qualidade também!
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