Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Aprenda tudo sobre DTF, a nova forma de estampar camisetas personalizadas

Publicado em: 16 de novembro de 2022

Aprenda tudo sobre DTF, a nova forma de estampar camisetas personalizadas

O universo de camisetas personalizadas possui diversas técnicas e estilos, cada uma foi desenvolvida procurando facilitar as etapas da estamparia. Recentemente, uma nova técnica chegou às empresas de produtos personalizados, o DTF (Direct To Film).

Durante toda história das camisetas personalizadas, diversos sonhos ou desejos tiveram que ser adiados ou até mesmo cancelados por conta da falta de tecnologia para a produção de determinado pedido.

Para aqueles que não sabem, a primeira técnica de estamparia que surgiu no mundo foi a serigrafia, mais conhecida como Silk. Com ela,é possível produzir camisetas personalizadas em massa com a mesma tela, sua limitação se dá por conta da quantidade limite de cores que podem estar na camiseta, que geralmente são apenas duas. 

Com o passar do tempo, a técnica de sublimação se tornou a favorita daqueles que desejavam camisetas personalizadas bem coloridas, já que bastava apenas passar a imagem de um papel para a camisa, o problema é que apenas as camisetas brancas conseguiam entregar o produto na qualidade ideal.   

Foi assim, nessa corrida para descobrir uma nova maneira para estampar camisetas que surgiu o DTF. Essa nova técnica promete ser revolucionária para as estamparias, tornando o que antes era impossível, uma realidade que é produzida em apenas alguns passos.

Apesar dessa nova técnica já estar presente na maioria das estamparias, diversas pessoas nem imaginam que a nova era das camisetas personalizadas finalmente chegou, principalmente aquelas que tiveram seus pedidos frustrados justamente pela falta dessa tecnologia. 

Hoje, você descobrirá tudo sobre esse novo método de personalização de camisetas e o porquê ela se tornou fundamental para o ramo, se ajeite em sua cadeira, relaxe e aproveite! 

O que é DTF

Como já foi dito, a sigla DTF é apenas uma maneira de simplificar a frase Direct To Film, que na tradução significa “direto no filme”. Para aqueles que já entendem um pouco mais do assunto, o DTF pode ser comparado com o processo de sublimação, onde a estampa é impressa em uma folha especial, que em seguida é prensada na camiseta através de uma prensa térmica.

A sua principal função é eliminar as brechas que as outras técnicas costumam deixar. As dificuldades que a sublimação encontra com o algodão, por exemplo, não chegam a se tornar uma barreira para esse método.

O transfer, outra técnica de estamparia, também costuma sofrer bastante em suas produções, a qualidade dos produtos feitos por este método costumam deixar a desejar, causando grandes dores de cabeça para as empresas que têm de arcar com as reclamações. 

Outra grande vantagem que o DTF procura entregar é o seu baixo custo de investimento. Técnicas como o DTG costumam produzir peças na melhor qualidade do mercado, porém, seu custo acaba sendo alto demais para as empresas de médio ou pequeno porte, se tornando assim, um luxo exclusivo para grandes empresas de produtos personalizados.

Quais são as ferramentas necessárias para utilizar o DTF

Para que seja possível uma empresa realizar um pedido através desta técnica, ela irá precisar de algumas ferramentas que podem acabar tornando um pouco mais difícil de se utilizar o método.

A primeira grande ferramenta necessária é uma impressora que possua um booking de tintas, que tenha capacidade de armazenar no mínimo seis cores diferentes. As tintas têxtil devem estar presentes dentro dessa impressora, já que a ideia da técnica é passar o desenho do papel para a camiseta,e  é extremamente importante que o material seja resistente ao calor.

Claro que como em qualquer coisa hoje em dia, a tecnologia de softwares deve estar junto com esse pacote de ferramentas. Atualmente, a maioria das empresas acabam utilizando o software Acrorip, com ele, é possível transformar as imagens em PNG, que tornam o fundo das estampas transparentes, facilitando o processo de estampamento.

Para a impressão da arte será necessário um tipo de folha especial, que pode ser bem parecido com aqueles rolos de filme que eram produzidos antigamente, nele, é possível imprimir a arte que será feita no Acrorip, tornando a estampa uma espécie de desenho.

Além disso, é necessário utilizar um pó de poliamida, que será jogado na folha com a estampa, tornando assim o desenho um pouco mais denso que o papel. E claro que não pode faltar a prensa térmica para realizar a mágica.

Como cuidar das camisetas personalizadas

Assim como em qualquer outra técnica, existem alguns cuidados necessários para manter a qualidade da camisa a longo prazo, apesar de o DTF prometer produtos mais resistentes, não custa nada ter um cuidado especial com os produtos personalizados, não é mesmo? 

Veja a seguir alguns métodos de cuidados que podem ajudar a manter a qualidade de seu produto personalizado por muito tempo:

  • Separe as peças por cores: 

Hoje em dia é um pouco mais complicado realizar este método por conta do alto consumo de água, mas em caso de lavagens pequenas, procure separar as peças de roupa pelas cores, isso ajudará a manter a qualidade da estampa.

  • Vire as roupas do avesso:

Virar o tecido dos produtos do avesso irá contribuir para a longevidade das estampas, já que com isso, o atrito da água, sabão e amaciante será menor, diminuindo as chances de estragar a arte.

  • Deixe secar ao ar livre:

Um dos maiores erros das pessoas é utilizar a secadora para finalizar a lavagem mais rápido, o que poucos lembram é que, além de encolher as peças, a vida útil do produto reduz drasticamente a cada vez que a secadora é utilizada. O bom e velho varal debaixo do Sol tem a capacidade de secar os produtos sem estragar nada que esteja presente nas peças de roupa.

Conclusão

O DTF chegou ao mundo das estamparias para mudar a forma de como os produtos personalizados são feitos, ele tem a capacidade de facilitar todo o processo de fabricação de peças personalizadas, tornando possível às empresas de médio e pequeno porte competirem com as grandes estamparias.

Ficou curioso e quer saber como é um produto feito no método DTF? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de vendas e faça já o seu orçamento. 

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Como Maximizar suas Vendas em Datas Comemorativas: Estratégias de Marketing Infalíveis

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024