Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Atendimento ao cliente: Saiba a importância de cuidar do seu cliente

Publicado em: 13 de setembro de 2021

Atendimento ao cliente

“A magia de trabalhar com Atendimento ao Cliente é que todos os dias você pode encantar várias pessoas”.– Fernando Rosa.

Como bom empreendedor ou colaborador de empresa que interage de forma ativa com o seu público, sabe que o atendimento ao cliente é vital para qualquer negócio.  

O seu cliente mantém as portas da sua empresa abertas, você pode considerá-lo como CEO, enquanto houver pessoas dispostas a pagar pelo seu serviço, os negócios sobem, no entanto, se os clientes não voltarem e ocorrer a inexistência do capital, o fechamento da sua firma será inevitável.  

Se você está lendo este artigo é porque entende a importância do atendimento ao cliente, assim como produção, marketing e CS, o seu cliente é uma parte do seu sucesso.  

Ainda mais quando fideliza o cliente por todo processo, ele gostou do seu atendimento e da sua assistência para os problemas dele, é como jogar na loteria, mas sem nunca perder! 

Afinal, ninguém gosta de ouvir do cliente: “aqui, eu não volto mais!” ou “farei uma reclamação de vocês”. É normal isso acontecer quando o consumidor acaba tendo uma péssima experiência no atendimento e, por consequência, ele não fecha a compra e ainda faz propaganda negativa do seu negócio de graça. 

Você deve conhecer esse sentimento, não?

Há momentos da vida que deixamos de ser a pessoa por trás do telefone ou com a camiseta personalizada para empresa e passamos para o outro lado da história, o do cliente querendo ter um ótimo atendimento para suprir as nossas necessidades. 

O que é o atendimento ao cliente?

“Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa”. – Henry Ford.

O atendimento ao cliente é a capacidade de iniciar um relacionamento e conservá-lo como se fosse um bem valioso que requer atenção e cuidado para estar lá nas horas boas e ruins.  

Quando o relacionamento está desgastado e sem dedicação, a única solução que resta é terminar, não? 

No entanto, não é assim que você vê o seu relacionamento com os clientes, deseja que seja duradouro e mesmo com uma montanha emocional, ainda é aquele começo mágico e empolgante.  

É assim que trabalha um atendimento ao cliente de qualidade, você deve tratar o seu consumidor como espera ser tratado quando for resolver suas necessidades.  

Formar conexões reais e significativas com total transparência para ocorrer uma troca de confiança e respeito, afinal elas fazem parte da base de qualquer relacionamento.  

Estratégias do atendimento ao cliente 

“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada”. – Mário Persona.

Se o atendimento ao cliente de qualidade é baseado em um relacionamento bom e duradouro, ele não é construído da noite para o dia, passa por etapas e vai se aperfeiçoando cada vez mais para não ficar monótono e estagnado. 

Por isso, possui estratégias para transformar a relação entre vendedor e cliente bem mais do que uma mera formalidade, é saber que há uma recíproca entre ambas as partes e a competência de gerar gentileza.  

Confira as cinco estratégias para melhorar o atendimento ao cliente: 

Empatia 

Ninguém gosta de um relacionamento robotizado e mecânico, muito menos o seu cliente. 

O atendimento ao cliente tem que ser fluido, personalizado e entender o que ele está sentindo ao te procurar para resolver suas dores que estão o incomodando.  

Portanto, utilizar script não é uma opção viável, não é uma peça de teatro ou um filme, mas sim a vida real com pessoas mais reais ainda que possuem sentimentos. 

Se quiser ganhar a confiança e a fidelidade do seu cliente, pratique a empatia. 

Coloque-se no lugar dele e veja as perspectivas pelos seus olhos, ao fazer isso, sua postura muda assim como a forma de conduzir o atendimento. 

O seu consumidor vai perceber e terá mais vontade de fechar negócio com você e com a sua empresa porque teve uma conexão que ele pode não ter conseguido em outro lugar.  

Comunicação clara e direta  

É fácil perceber quando a pessoa está sendo sincera seja pessoalmente, por telefone ou mensagem. Pela forma como ela responde e dependendo do tipo de comunicação pela entonação da voz e ao se expressar com gestos. 

Não engane o seu cliente ou tente manipulá-lo, ele pode até não perceber na hora, mas ao parar para refletir, se dará conta que o aconteceu que não foi nem perto de ser ético.  

Sempre mantenha um diálogo aberto e sincero, priorizando a verdade acima de tudo. Tenha a qualidade de ser transparente e confiante, não invente histórias para segurar o seu cliente.  

O melhor a se fazer é ser honesto, pois é com essa virtude que o seu consumidor pode querer voltar a fazer negócio com você por saber que a sua empresa não vende ilusões. 

Proatividade 

Faça além do esperado, nunca cumpra apenas o prometido! 

Surpreenda o seu cliente para encanta-lo e alegrar o seu dia, pode ser algo grandioso ou um gesto afetivo, o que importa, realmente, é a intenção. 

Saber que foi capaz de fazer uma surpresa para participar da vida do cliente não tem preço.  

Colocar um sorriso de satisfação no rosto do cliente e receber notificações nas redes sociais que ele marcou a sua empresa agradecendo, é assim que você sabe que a sua empresa está no caminho certo.  

Solução de problemas  

Quanto mais tempo praticando uma função, mais as suas habilidades e os seus conhecimentos evoluem.  

É exercitar o seu cérebro para buscar soluções antes mesmo dos problemas chegarem na sua mesa. 

Conhecer o seu cliente, as etapas do processo e o funcionamento dele para não ter a surpresa desagradável de ter uma situação em mãos que pode prejudicar a experiência do cliente.  

Inovação 

“Quem vive de passado, é museu”, você já deve ter ouvido essa expressão, não? 

Deve sempre aprender com os erros, mas com o olhar no futuro.  

Se alguma estratégia para atender o seu cliente não estiver funcionando, está na hora de desapegar. Ela não está dando retorno agora e pode ser inativa, sendo um desperdício de tempo, esforço e dinheiro.  

Tenha pensamento visionário para buscar melhores cenários que não seja algo básico ou previsível, mas sim que possa encantar o seu cliente com algo inesperado para manter a dinâmica leve e divertida. 

Saiba mais! 

Atendimento ao cliente

“Peça para seus Clientes serem parte da Solução e não os veja como parte do Problema”.– Alan Weiss.  

Priorizar o atendimento e cuidado com o seu cliente, pode levar o seu negócio a outro patamar.

É saber que ele pode contar com você quando precisar de olhos fechados, tendo a confiança de que não irá falhar no processo. 

Faça com que os seus clientes se sintam especiais e tenham um atendimento excelente para curar a dor inicial deles ao buscar a sua ajuda. 

Traga inovação e melhorias, receba feedbacks tanto positivos quanto negativos sabendo lidar com eles para ver o que precisa ser melhorado e o que está dando certo. 

Cuide do seu cliente e ele fará o mesmo por você!

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023