Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Imagem de impressão em tecido

Personalizar camisas e outros produtos é uma técnica muito utilizada nas empresas que querem fidelizar clientes, presentear colaboradores e parceiros ou mesmo para serem usadas em algum evento. A estratégia de marketing existe há muitos anos e com o avanço da tecnologia surgiram muitos tipos de personalização. 

As técnicas de estamparia atendem diferentes tipos de objetivos. Mas para saber qual tipo é ideal para a personalização, é preciso ter conhecimento. 

Se você está pensando em reforçar a sua estratégia de comunicação para fortalecer a sua marca no mercado por meio de camisas personalizadas, leia esse artigo até o final. Aqui, vamos explicar sobre os tipos de estamparias e como podemos utilizá-las para que a marca seja sempre lembrada pelo seu público. 

Tipos de estamparia

Com a evolução de maquinários e tecnologia, o processo de estampar uma camiseta ou outro tipo de roupa ficou mais especializado e profissional. Os tipos de estamparia atendem a vários critérios, como tipo de tecido (algodão, poliéster ou outros), durabilidade, grau de complexidade, entre outros. 

São muitos tipos de estamparia. Conheça alguns e saiba quais as principais vantagens. 

Silk Screen 

Imagem de homem aplicando silkscreen em tecido

Essa técnica é uma velha conhecida, e mesmo com o surgimento de outras personalizações, o Silk Screen continua sendo utilizado. Muita gente conhece a técnica por um desses dois nomes: serigrafia ou impressão de tela. 

Nesse tipo de personalização, o tecido é estampado com tintas que penetram em uma tela. Praticamente é uma forma manual de fazer as estampas. É um processo um pouco trabalhoso porque exige uma tela matriz para cada cor usada na estampa. Após esse processo, a tinta é colocada em uma tela para que seja transferida para a camisa. Para a estampa ganhar sua forma final, é utilizado um rodo puxador. Para secar, os tecidos são colocados em um equipamento térmico.

Esse tipo de impressão tem algumas desvantagens, como utilizar muita água durante o processo, não é indicado para impressões com muitas cores, utiliza produtos químicos e só oferece custo-benefício quando feito em grande escala. 

Em contraponto ao silk screen, surgiram outros tipos de personalização. Saiba quais são. 

Silk Digital ou impressora DTG

Diferentemente do silk screen, o silk digital é uma revolução no mercado de estamparia, porque não precisa de telas para personalizar os tecidos. Para fixar a estampa, a camiseta passa por uma polimerizadeira, que é um equipamento de alta temperatura. As camisetas são estampadas em minutos e sem limite de cores. Isso quer dizer que o designer da empresa pode usar toda sua criatividade para criar estampas coloridas e criativas. 

Outra vantagem desse tipo de estamparia está no fato de não exigir mínimo de impressão. O contratante pode solicitar quantas camisas forem necessárias, seja em pequena, média ou grande escala. 

Silk Digital HD 

Se você já achou a silk digital revolucionária, espere para conhecer a Silk Digital HD. A primeira grande diferença é que a Silk Digital HD não necessita de fixador. Isso garante que a roupa não fique com cheiro desagradável. Uma grande vantagem desse tipo de personalização é que possibilita tonalidade bem mais definida. 

E quando o assunto é cuidado com o meio ambiente, o Silk Digital HD também ganha pontos. Isso porque as tintas usadas nas impressões são biodegradáveis, o processo não utiliza água e garante emissão zero de CO2.

Direct-to-Film (DTF)

Essa técnica de impressão é feita em qualquer tipo de tecido sem necessidade de pré-tratamento. Por meio dessa modalidade, em vez de colocar a estampa diretamente na camisa, ela é feita em filme/película (direct-to-film). Para isso é utilizada uma prensa. 

A técnica funciona da seguinte forma: primeiro  é feita a impressão do filme e, na sequência, é aplicado o pó de poliamida. O último processo é a secagem e cura do filme. A técnica é usada em camisetas de algodão e coloridas, tecidos sintéticos, como o poliéster, o nylon e o elastano. Por meio do DTF é possível estampar bonés, tênis, almofadas e ecobags. 

Sublimação

A técnica utiliza o calor para fazer a transferência da estampa. Essa personalização só pode ser aplicada em tecidos que tenham o poliéster na composição. A estampa feita em papel especial é submetida a elevadas temperaturas. Desta forma, a tinta que está em estado sólido passa para o gasoso, marcando o tecido que está abaixo, dando forma a estampa. Essa personalização tem como desvantagens ser utilizada apenas em tecidos claros.

Transfer

Para esse tipo de estampa é usada uma prensa térmica  para dar mais rapidez às personalizações O melhor é que não há quantidade mínima de camisas. O processo é bem rápido e simples. A camisa é colocada na prensa térmica junto com a folha de Transfer e a imagem é transferida para o tecido por meio do calor.

Camisa 12 horas

Na Camisa 12 horas, a personalização das camisas da sua empresa ou evento fica pronta rapidinho porque utilizamos técnicas rápidas e de alta tecnologia. Todos os nossos equipamentos são modernos e trabalham com qualquer tipo de tecido e vários tipos de cores. 

Se a sua empresa pretende fazer camisas promocionais ou para uso dos funcionários e brinde para os clientes, entre em contato com a Camisa 12 horas.

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Como Maximizar suas Vendas em Datas Comemorativas: Estratégias de Marketing Infalíveis

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024