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Guia completo de tendências de ações de marketing para empresa

Publicado em: 24 de outubro de 2018

Guia completo de tendências de ações de marketing para empresa

É muito comum que as empresas busquem maneiras de aumentar os resultados de seu negócio, visando fazer com que a empresa cresça e traga melhor retorno financeiro, ganhando também maior visibilidade de mercado no processo, sendo que a adoção de ações de marketing é uma das ferramentas mais populares para esse objetivo.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito das estratégias que cada empresa deve adotar, tanto no marketing online, onde ações de marketing digital e de conteúdo se tornaram muito populares, quanto no marketing offline, com spots em rádio e televisão, outdoors e panfletagem mantendo sua importância estratégica para vários tipos de mercado.

Por isso, desenvolvemos esse guia de tendências de ações de marketing para auxiliar sua empresa a definir quais estratégias adotar e como aplicá-las ao seu mercado. Você vai conferir agora qual a importância do marketing para seu negócio, as diferenças entre online e offline, as principais tendências em cada uma das vertentes, além de direções de marketing para empresas. Boa leitura!

Qual a importância das ações de marketing para sua empresa?

Quando falamos em ações de marketing, é necessário dizer que todas as ações voltadas ao aumento da visibilidade da empresa, conquista de novos clientes, fidelização dos já existentes ou mesmo promoções de venda são, em si, ações de marketing, sendo possível diferenciá-las de acordo com o tipo de mídia utilizado, se ela é online ou offline, se é uma estratégia orgânica ou paga e também pelo tipo de público-alvo.

As estratégias de marketing são fundamentais para qualquer empresa, já que permitem conquistar espaço de mercado, se diferenciar da concorrência e angariar novos clientes. Além disso, é função do marketing desenvolver estratégias de relacionamento e fidelização, que fazem com que o consumidor opte por sua empresa em vez de adquirir um produto ou serviço similar de seu concorrente.

Vale dizer também que, quando tratamos de estratégias e ações de marketing, temos ações de promoção de produtos ou serviços, ações de construção de identidade ou de presença de marca ou mesmo para trabalhar a resposta do público para uma ação específica, sendo muito utilizado também para melhorar a percepção do público com relação à empresa.

Outro ponto que destaca a importância das ações de marketing para a empresa, especialmente no ambiente digital, é que se tornou necessário investir na construção de uma imagem positiva junto ao público, já que a preocupação de comprar de empresas que desenvolvam políticas e agendas positivas, como sustentabilidade, é cada vez maior.

O que é marketing offline e marketing online?

Como já dissemos, as ações de marketing podem ser divididas entre online e offline, sendo que a grande diferença entre os dois tipos de marketing é a mídia utilizada.

Enquanto no primeiro, são utilizadas as mídias digitais, como o marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios patrocinados, o segundo agrupa as ações que são realizadas fora do meio digital, como spots em rádio e televisão, panfletos, outdoors e telemarketing.

Muitas pessoas acreditam que o marketing offline está associado apenas às estratégias feitas por meio de publicações físicas, mas existem ações fora do digital que são realizadas por meio de áudio, vídeo ou uma combinação de ambos, como propagandas na televisão e rádio, por exemplo.

Para entender melhor quais são as principais ações de marketing, online e offline, que sua empresa pode adotar para impulsionar os resultados, é interessante conhecer as principais e quais são os direcionamentos e situações onde são utilizadas.

Quais são as ações de marketing offline?

Todas as ações realizadas fora da internet podem ser agrupadas como offline, existindo estratégias de marketing físicas, como publicações em jornais e revistas, panfletos impressos, outdoors, dentre outros, como também existem ações que envolvem rádio e televisão, mas que são consideradas offline por não envolverem o uso da rede.

É bastante comum que as ações realizadas no marketing offline sejam combinadas com ações de marketing online, já que é estratégico que a comunicação seja unificada, tendo linguagem, formatos, cores e padrões unificados para os dois tipos, visando garantir a melhor identificação pelo público. Veja abaixo quais são as principais estratégias de marketing offline que sua empresa pode adotar.

Spots em rádio e televisão

Muito populares e utilizados para o anúncio e divulgação de produtos e serviços, os spots em rádio e televisão costumam ser populares entre as empresas de grande porte, onde a concorrência é maior, mas também devido ao custo das ações nessas mídias, que tende a ser maior do que de outras opções que também listamos neste guia.

É interessante destacar que o marketing em rádio e na televisão, muitas vezes, é acompanhado de ações equivalentes no marketing digital, especialmente para a integração entre as campanhas online e offline, sendo utilizados muitas vezes os mesmos materiais para publicação nos meios de comunicação digitais e offline.

Esse tipo de ação de marketing exige estudo do alcance do canal escolhido, tanto em rádio quanto na televisão, para definir se o público-alvo utiliza esse meio de comunicação ou se é mais interessante investir os recursos em outras estratégias de marketing, como a de conteúdo e os anúncios patrocinados.

Anúncios em outdoors

Outra estratégia de marketing offline bastante popular e muito conhecida é o uso dos outdoors, que são posicionados em pontos estratégicos de vias de grande movimento, visando divulgar determinado produto ou serviço para o público que trafega por ali, sendo muito popular para empresas de bens de consumo e de serviços, que apresentam maior aderência a esse tipo de público.

Panfletagem

Muito popular em grandes cidades, a panfletagem é um dos meios de comunicação offline mais utilizados pelas empresas quando o objetivo é atingir um grande número de pessoas com um custo reduzido, já que os valores investidos costumam ser menores do que aqueles gastos com televisão ou outdoors.

Entretanto, é necessário levar em consideração que, muitas vezes, a pulverização da mensagem pode trazer pessoas que não apresentam identificação com o negócio, exigindo maior planejamento para que as ações sejam efetivas.

Quais são as ações de marketing online?

Já quando tratamos de marketing online, estamos falando das ações que fazem uso da internet e das redes sociais para o desenvolvimento da captação de clientes, comunicação pós-compra e também para a educação de leads, desenvolvendo uma estratégia de funil de vendas, onde o comprador em potencial recebe informações importantes até tomar a decisão de compras.

Essas ações, que podem ser utilizadas pelos mais variados tipos de empresas e segmentos de mercado, são interessantes tanto para as pequenas quanto para as grandes corporações, que podem desenvolver estratégias de marketing online para diversos momentos de sua atuação, indo desde a captação até o pós-venda e a construção de relacionamento e fidelização de clientes.

Listamos abaixo algumas das estratégias de marketing online mais populares e que trazem resultados interessantes para a empresa. Confira!

Marketing digital

Uma das estratégias mais populares da atualidade e muito destacada como uma ação democrática e eficiente, o marketing digital é baseado em estratégias que usam a internet para conectar clientes às empresas, desenvolver a relação de compra e também no pós-venda.

Em um mercado com mais de 120 milhões de pessoas conectadas à internet, só no Brasil, apostar em estratégias que utilizem a web para divulgação da empresa abre espaço para a captação de clientes em potencial que, muitas vezes, não poderiam ser atingidos diretamente ou que custariam muito caro para serem captados por meio de ferramentas de marketing tradicional.

Além de permitir alcançar um imenso público, o marketing digital também permite influenciar diretamente na decisão de compra do cliente, já que atualmente, a tomada de decisão de compra ocorre antes mesmo do cliente chegar à loja ou entrar em contato com a empresa, tornando fundamental que ela esteja presente no ambiente online.

Vale destacar também que o marketing digital cria valor para o cliente, especialmente em estratégias de conteúdo e inbound marketing, onde o cliente é educado por meio de postagens de blog, conteúdos em redes sociais, vídeos e áudios, dentre outros formatos, compreendendo melhor a solução que seu produto ou serviço oferece para um problema enfrentado por ele.

Inbound marketing

A base das ações de inbound marketing é a criação e o compartilhamento de conteúdo feito especificamente para o público-alvo de sua empresa, visando conquistar seu interesse e desenvolver uma relação de proximidade, que facilita o processo de convencimento na decisão de compra e também na fidelização do cliente pelo pós-atendimento.

Esse tipo de marketing difere de soluções tradicionais por não ser invasivo, o que significa que o público opta por consumir determinado conteúdo por considerá-lo interessante ou por entender que ele servirá para esclarecer uma dúvida ou questionamento, sendo aplicado para todos os tipos de empresa.

Em resumo, é possível afirmar que o inbound marketing é uma estratégia onde os clientes procuram a empresa, e não o contrário, sendo atraídos pela mensagem divulgada por meio dos conteúdos produzidos e promovidos nos diversos canais digitais, como blogs, redes sociais e e-mail.

Marketing de conteúdo

Uma das ferramentas mais importantes dentro do inbound e uma das ações de marketing online mais atraentes para pequenas e grandes empresas, o marketing de conteúdo consiste na estratégia de engajamento e educação de público por meio de conteúdo relevante e de valor para a persona da empresa.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser utilizados pelas empresas, sendo especialmente populares o uso de postagens de blog, a publicação de vídeos, a produção de webinars e podcasts, a publicação de infográficos e o envio de e-mail marketing, sendo que essas estratégias podem ser utilizadas em conjunto para aumentar o alcance do marketing digital de seu negócio.

E-mail marketing

Quando falamos de e-mail marketing, estamos tratando das estratégias que usam o e-mail como ferramenta de comunicação entre a empresa e o cliente. Em geral, essa é uma ferramenta com ótimos resultados, já que o cliente forneceu o e-mail e, com isso, demonstrou interesse prévio em seu negócio, potencializando as oportunidades de venda fechadas por esse meio.

Redes sociais

As redes sociais são mundialmente populares e ultrapassam a barreira dos bilhões de usuários diários, tornando fundamental que sua empresa marque presença nesse meio.

Para garantir que a estratégia de marketing nas redes sociais seja eficiente, é necessário identificar qual delas seu público-alvo mais utiliza e adequar a linguagem e os padrões de conteúdo de acordo com a realidade de cada rede social, garantindo mais aderência junto ao público de seu negócio.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são utilizados pelas empresas para direcionar sua mensagem a grupos de pessoas específicos, que são selecionados de acordo com características de localização, idade, gênero, interesses anteriores, dentre outros fatores, o que permite que a comunicação seja bastante eficiente e apresente ótimas taxas de conversão.

Quais as tendências de marketing para empresas?

Agora que explicamos quais são as principais ferramentas e ações de marketing, tanto online quanto offline, é interessante também compreender as tendências dessa área para empresas, permitindo que sua organização se posicione estrategicamente junto ao público. Por isso, logo abaixo, listamos as principais dentro do marketing empresarial. Acompanhe!

Conteúdo mais relevante

O marketing de conteúdo é uma tendência por si só, mas as ações dessa técnica tendem a ser ainda mais eficientes quando o que será oferecido é relevante para o público-alvo que fará o consumo. Isso significa que é necessário planejar a oferta de conteúdo de acordo com os interesses da persona e de maneira a apresentar informações relevantes e de valor para quem vai recebê-las.

Com a popularização do marketing de conteúdo, a tendência é que seus concorrentes também apostem nessa ferramenta, o que torna imprescindível oferecer informações de qualidade, que realmente acrescentem e ofereçam respostas ao público, não servindo apenas como uma ferramenta de divulgação de determinado produto ou serviço.

Automatização de conteúdo

Também é possível afirmar que a automatização de conteúdo, por meio de chatbots e inteligência artificial, é outra tendência dentro do marketing e deve ser considerado como uma opção importante para garantir o sucesso das ações de divulgação de sua empresa.

Por oferecer conteúdo relevante ao consumidor no momento em que ele deseja, ao contrário de horários pré-definidos e exigindo o atendimento de um colaborador, essas ferramentas automatizadas aumentam também a satisfação do cliente e permitem expandir o número de pessoas atendidas por sua estratégia de marketing, o que garante também um maior número de vendas.

Uso de chatbots

Os chatbots, robôs desenvolvidos para comunicação com o cliente, são uma solução automatizada para o atendimento ao cliente e permitem escalar processos, agilizar respostas e oferecer atendimento especializado mesmo fora do horário comercial, garantindo que o cliente seja atendido a qualquer hora do dia ou da noite.

Associados a estratégias de marketing de conteúdo, os chatbots permitem educar e informar possíveis clientes, solucionar dúvidas de pessoas durante o processo de compra e até mesmo orientar em casos de reclamação ou solicitação de suporte no pós-venda, fortalecendo os índices de satisfação e facilitando a fidelização do cliente.

Inteligência artificial

Outra tendência de mercado e que encontra forte aplicação no marketing, o uso de inteligência artificial deve se tornar cada vez mais comum, já que as ferramentas necessárias para o desenvolvimento desse tipo de solução são cada vez mais acessíveis, descomplicadas e baratas, o que permite sua aplicação em diversos setores e mercados.

Aliada ao uso de chatbots de atendimento, a inteligência artificial permite oferecer bots de atendimento mais inteligentes e eficientes, que compreendem melhor as necessidades dos clientes, interpretam suas mensagens de maneira mais próxima ao realizado por um atendente humano e que é capaz de aprender com as interações, se tornando mais eficientes ao longo do tempo.

Qual a importância da identidade de marca?

Quando falamos em ações de marketing, não estamos tratando apenas das ações voltadas ao aumento de vendas ou fidelização de clientes, mas também da construção e da valorização da identidade de marca. Esse processo, que no mercado de publicidade é conhecido como branding, é utilizado para tornar a marca mais conhecida e valorizada pelos clientes, fortalecendo sua presença no mercado.

Para isso, são utilizadas ações que contribuem para a construção de uma imagem positiva da empresa, que facilita a identificação pelos clientes, que conseguem distinguir produtos e serviços similares oferecidos por empresas distintas e tomar decisões de compra baseados nos conceitos e sentimentos que essas marcas representam para ele.

Levando em consideração a importância desse tipo de ação, é interessante que sua empresa defina claramente qual é a identidade de marca de seu negócio. Dentre os elementos mais importantes está a escolha das cores, formas, tipografia, logo e slogan, padrão de uso da marca em materiais de papelaria e também a adoção e o uso de uniformes profissionais, que podem fazer parte da estratégia de marketing da empresa e fortalecer sua visibilidade perante o cliente.

Uniformes profissionais podem ser usados como estratégia de marketing?

A adoção de uniformes profissionais para os colaboradores da empresa é uma ótima maneira de fortalecer a marca e a visibilidade da empresa, mas também apresenta vantagens importantes para os colaboradores e clientes, como o aumento da segurança e do controle no ambiente de trabalho, a melhor organização na empresa e a padronização do atendimento para o cliente.

Além disso, o uso dos uniformes contribui para a construção da imagem da empresa, resultando também em maior economia de tempo e de dinheiro para os colaboradores, que passam a contar com uma vestimenta adequada para suas funções e ao ambiente de trabalho que se encontram.

Também é interessante destacar que o uso de uniformes cria maior harmonia estética e visual no ambiente de trabalho, ao utilizar as cores e formas da identidade de marca, transmitindo aos colaboradores os conceitos escolhidos pela empresa para representá-la visualmente, aumentando também a sensação de pertencimento do colaborador.

A importância de camisetas e uniformes para credibilidade da marca

Quando falamos do uso de uniformes profissionais, um dos principais destaques e uma das maiores vantagens está na segurança e no conforto oferecido aos colaboradores. O uso dos uniformes permite que os funcionários economizem tempo, já que existe uma vestimenta determinada para o trabalho, além de gerar economia financeira, já que não eles usar roupas pessoais para as atividades de trabalho.

Os uniformes também garantem maior segurança dentro do ambiente de trabalho, já que eles permitem a identificação do profissional por meio de sua vestimenta, sendo importante também por oferecer a proteção necessária para as atividades do profissional, como em profissionais que atuam externamente à empresa ou em trabalhos que oferecem risco.

O impacto dos uniformes na experiência do cliente

O uso do uniforme profissional também é vantajoso para o cliente, que consegue identificar quem são os funcionários de uma empresa, seu setor de atuação e até mesmo se uma pessoa pertence ou não a determinada instituição. Também é importante dizer que os uniformes oferecem ao cliente a sensação de organização e responsabilidade, sendo fatores de convencimento subjetivos para a decisão de compra.

O que deve ser considerado ao escolher uniformes profissionais

No momento da escolha dos uniformes profissionais, é necessário considerar qual será o seu ambiente de utilização, quem serão os profissionais que deverão utilizá-lo e também garantir que o uniforme faça sentido com a identidade visual e estética, para que exista um padrão da marca como um todo.

Como é possível perceber, a adoção de ações de marketing estratégicas é fundamental para o desempenho de seu negócio, sendo possível potencializar os resultados, aumentar a visibilidade da marca, sua credibilidade e o número de vendas por meio do marketing online e offline.

Além disso, ações de marketing, como o uso de uniformes profissionais, que também apresentam benefícios para os colaboradores e clientes, são uma ótima maneira de reforçar o posicionamento da marca, sua identidade visual e seus conceitos estéticos, além de garantir mais profissionalismo e segurança para a sua empresa.

O que você achou de nosso guia de ações de marketing e de conhecer quais as tendências nas áreas offline e online que sua empresa precisa adotar? Para garantir que você esteja sempre atualizado e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter!

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