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Logomania: porque grandes marcas apostam em camisetas personalizadas com logo e como elas podem mudar seu negócio

Publicado em: 15 de julho de 2022

Três amigos usando camisetas com logo

Logomania: porque grandes marcas apostam em camisetas personalizadas com logo e como elas podem mudar seu negócio

Já ouviu falar desse termo? Deixa eu facilitar, imagine uma camiseta da Gucci. Aposto que ela tinha o nome da marca bem grande, não é mesmo? E uma bolsa da Louis Vuitton? Elas estão sempre repletas de seus logos pequenininhos espalhados por todo o seu design.

Basicamente, isso é logomania. São as marcas que apostam em produtos personalizados com logo, é usar o seu nome estampado de maneira explícita. Essa tendência explodiu nos anos 90 e, como tudo na moda volta uma hora, está cada vez mais nos holofotes novamente.

Origem da logomania

Ela já existe faz bastante tempo, começou lá no século 19, com a Louis Vuitton. A ideia original era impedir que os outros fabricantes imitassem o modelo icônico de báu deles. Então, a empresa francesa passou a usar o logo criado por George Vuitton, filho do fundador da empresa, em 1892, estampado nos seus produtos.

A intenção estava no lugar certo e funcionou a princípio, mas com o tempo – a marca cresceu muito e se tornou um grande símbolo – as pessoas começaram a criar réplicas de seus produtos na cara dura. Basta um passeio até a 25 de março para ter a oportunidade de comprar uma bolsa com o logo da marca.

Em 1990, os Estados Unidos passaram por um grande boom econômico. Durante 10 anos, a economia cresceu em um ritmo aceleradíssimo. Com isso, muitas marcas começaram a surgir e a crescer, como:

  • Channel
  • Calvin Klein
  • Dior
  • Fendi
  • Dolce & Gabbana
  • Versace

Ter uma peça de alguma dessas grifes, se tornou um sinal de ostentação. O logo dessas marcas é tão famoso que, ao bater o olho, a maioria das pessoas já a reconhecem e ela se tornou uma forma de demonstrar seu status.

Ao comprar um artigo de luxo, as pessoas querem mostrá-lo, e que forma melhor do que andar por aí com a sua peça estampando o logo de uma marca da alta-costura para todos verem?

Streetwear

A cultura hip-hop começa a crescer também nesta época de boom econômico americano. O rap passa a ser um gênero muito tocado nas rádios, deixando rappers em ascensão bem evidenciados na mídia.

Com as camisetas personalizadas das grifes de alta costura sendo consideradas um ícone de ostentação e pertencimento da elite, cantores passaram a apostar nessas marcas.

Também virou uma maneira dos artistas demonstrarem de forma “irônica” o luxo vivido pela elite, seja através de citações nas letras das músicas, produtos personalizados de grandes marcas ou as famosas correntes de ouro penduradas no pescoço.

As empresas começaram então, a lançar novos produtos inspirados no hip-hop, com composições hi-lo (alto-baixo), que são as peças sofisticadas mas ao mesmo tempo atreladas ao conforto, mais esportivas e modernas.

Algumas das empresas que fizeram mais sucesso no assunto foram a Adidas e a Polo Ralph Lauren, que faturaram bastante usando a moda hi-lo e apostando na logomania ao mesmo tempo, conquistando o público amante do street wear enquanto aumentavam a potência de seus logos.

A Supreme, fundada em Nova York no ano de 1994, nasceu já voltada para esse público, se especializando na cultura hip-hop e skatista, e conseguiu conquistar um lugar de sucesso entre as marcas famosas por comercializarem produtos personalizados com seus logos.

Hoje, ela é uma das marcas mais desejadas entre o público mais jovem e tem seu lugar garantido no requisitado Paris Fashion Week. Além disso, o sucesso da empresa também se deve a parcerias com marcas já consagradas no mundo da moda e ao ótimo trabalho de marketing e publicidade deles.

As peças sempre são disponibilizadas com um número pré-estabelecido de artigos, agregando ainda mais valor aos seus produtos, causando uma sensação de exclusividade e poder para quem as possui.

Durante a temporada de moda eles liberam alguns produtos por vez, todas as quinta-feiras. Depois que elas se esgotam? The end, a sua única chance de conseguir colocar as mãos em um deles é comprar de outra pessoa, sempre a preços exorbitantes.

Essa exclusividade criou um senso de desejo e urgência no público, que espera ansiosamente o dia em que a coleção sai. Diferente das outras marcas, que liberam coleções inteiras de uma vez só.

A fase do culto aos influenciadores digitais que estamos passando agora também foi um grande responsável por trazer de volta essa moda. Muitos usam e abusam dessas marcas de alta-costura. Registrando tudo em suas redes sociais, lógico.

Isso acaba levando aos consumidores de seus conteúdos, que se inspiram neles diariamente, a levar suas opiniões e gostos em consideração e os induzindo a comprar produtos similares.

Hoje, sabendo do poder de influência deles, muitas marcas assinam contratos com influenciadores digitais, que viram embaixadores de suas marcas. Desfilam por aí com seus produtos, fazem propagandas em seus canais e disponibilizam descontos para os seus seguidores.

A própria Louis Vuitton aposta nessa forma de marketing. Uma de suas embaixadoras mais famosas e influentes no mundo digital é Emma Chamberlain, de 21 anos. Com quase 16 milhões de seguidores no Instagram e 12 milhões no Youtube, é muito amada pela geração Z.

Emma Chamberlain

Como claro exemplo do poder das mídias sociais, a It girl Emma, é figurinha carimbada nas semanas de moda por todo o mundo, sempre vestida de Louis Vuitton. Ela faz inúmeras campanhas para a marca e já até fez uma colaboração com Anna Wintour, editora-chefe da Vogue.

Tudo isso, graças a sua personalidade espontânea e engraçada, que viralizou no Youtube, em 2017. Atualmente, está na lista das 25 pessoas mais influentes, de acordo com a Times.

Por que investir em camisetas personalizadas com logo para sua empresa?

Como vimos acima, o logo é uma parte muito importante da identidade visual de sua empresa. Muitas companhias são reconhecidas apenas por seu logo, como McDonald ‘s, Lacoste, Nike e Apple.

As marcas mais poderosas do mundo ficaram marcadas na memória das pessoas com logos inesquecíveis, porém simples ao mesmo tempo. Colocar muita firula deixa a impressão mental confusa.

Por isso, um bom logo deve sempre passar a mensagem principal da empresa de forma clara, com cores e tipografias agradáveis para o público alvo, ser memorável, versátil e atemporal.

Imagina ter um produto ou serviço tão famoso que ele se torna um símbolo por si só? Que sua imagem vale tanto quanto o patrimônio da marca? Se várias empresas conseguiram, por que não poderia acontecer com a sua?

Veja abaixo alguns benefícios de presentear seus colaboradores com camisetas personalizadas com logo:

  1. Identidade visual: o logo da sua marca é a cara da empresa, é o responsável por ficar na memória de seu cliente e em como ele se lembrará de você;
  2. Divulgação: é uma maneira barata e orgânica de divulgar seu empreendimento;
  3. Facilita a comunicação com os clientes: uma equipe uniformizada ajuda na hora de discernir quem trabalha para a empresa, e demonstra para o consumidor que é uma marca organizada e respeitável;
  4. Facilidade: muitos colaboradores preferem usar uniformes e acabam mais engajados e produtivos. Uma camiseta personalizada ajuda tanto na hora de decidir qual roupa usar naquele dia quanto mentalmente, dão a sensação de pertencimento a um grupo, o que traz segurança e contentamento para as pessoas.

Agora que você já sabe como camisetas personalizadas com logo podem te ajudar, vamos te dar algumas dicas para escolher a perfeita para você e seus colaboradores!

  • Conforto: pense no tempo que as pessoas irão ficar com o uniforme e em quais atividades eles irão praticar nesse período. Uma boa camiseta personalizada irá deixá-los confortáveis para realizar todas as suas funções;
  • Temperatura: não há nada mais desconfortável do que sentir muito frio ou muito calor. Preste atenção no material escolhido e no modelo. A nossa sugestão é escolher dois modelos, um para os dias mais frios e outro para os mais quentes.
  • Cor: ela deve transmitir a identidade visual da marca e do ambiente. Também leve em conta que cores muito fortes se tornam cansativas com o tempo, especialmente para alguém que irá usá-la todo os dias, outro cuidado a se tomar, é levar em consideração o ambiente, as cores não podem se chocar;
  • Limpeza: prefira tecidos fáceis de lavar e que não mancham ou soltam muita tinta.

Se interessou no tema? Acesse aqui para encontrar dezenas de conteúdos legais e inspiradores. Aproveite também, para fazer seu orçamento com a Camiseta em 12 Horas e perceba na prática todas as vantagens de apostar em camisetas personalizadas com logo!

Nós somos especializados em entregar produtos personalizados de forma rápida e eficiente, venha conversar com a gente e vamos decolar juntos!

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