Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Marketing pessoal: por que você precisa de um bom uniforme?

Publicado em: 18 de dezembro de 2018

Um dos fatores mais importantes para o marketing de uma empresa é, sem dúvidas, a imagem que é transmitida para o seu público. E isso diz respeito tanto à própria marca quanto ao marketing pessoal passado pelos colaboradores.

A boa imagem costuma ser uma das principais ferramentas profissionais para influenciar a maneira como as pessoas percebem visualmente uma marca. E a melhor maneira de manter uma imagem agradável e padronizada em uma empresa é adotar bons uniformes.

Quer saber a importância de um bom uniforme para o marketing pessoal e a imagem da sua empresa? Então continue lendo este post!

Uniformes e o marketing pessoal

Passar uma boa imagem para os clientes e até mesmo no ambiente interno é a melhor maneira de transmitir um senso de organização e padronização de uma empresa. E os uniformes agem exatamente com esse objetivo.

Nesse sentido, a implementação da utilização de uniformes no ambiente de trabalho busca evitar que os colaboradores optem por roupas que possam ser inadequadas para a empresa. Apesar de um dress code ajudar, apenas a escolha por uniformes garante que tudo seja feito exatamente de acordo com as necessidades da empresa.

A imagem de um funcionário durante os seus períodos de trabalho é exatamente a imagem da própria empresa. Ou seja, tantos as ações quanto a aparência dos colaboradores significam, na verdade, a própria marca que eles representam. Por isso, é fundamental padronizar e alinhar essa percepção com a utilização de uniformes de qualidade.

Uniformes e a psicologia das cores

Já ouviu falar na psicologia das cores? É um ramo da psicologia que se dedica a estudar os efeitos da percepção de diferentes cores no cérebro humano. E ele tem tudo a ver com o marketing e com os uniformes das empresas.

Partindo do pressuposto que a imagem passada pelos funcionários ao público influencia diretamente na maneira como esse percebe a marca da sua empresa, escolher os uniformes certos é fundamental. E a opção de cor faz uma grande diferença nesse sentido.

Obviamente, tudo dependerá dos valores da própria empresa. Cores frias passam uma sensação de calma, enquanto as cores quentes estimulam energia e entusiasmo. Por isso, as cores escolhidas para o uniforme do seu negócio devem se alinhar com esses objetivos.

O cinza, por exemplo, significa neutralidade, trazendo sensações de elegância e sofisticação. Cai muito bem para ambientes internos de trabalho. Já o azul transmite uma sensação de passividade, fidelidade e harmonia, sendo uma ótima escolha para quem quer atrair a simpatia dos clientes.

O vermelho deve ser utilizado com mais cautela. Desde sempre essa cor foi associada ao fogo e ao sangue. Dessa forma, remete à urgência e cuidado. Se a ideia for chamar a atenção do público, o vermelho se torna uma boa escolha para os uniformes.

A cor verde costuma passar uma sensação de saúde e natureza, evocando sentimentos calmos e de vitalidade. Geralmente se associa às sensações de permissão, sendo uma ótima escolha para demonstrar crescimento e novas ideias.

Por fim, o amarelo é uma cor que transmite sensações de felicidade, alegria e energia. Ajuda na concentração e no foco dos estímulos cerebrais, estando associado a poder e ouro.

Uniformes e os valores da empresa

Toda empresa tem, na sua constituição, o estabelecimento de sua missão, sua visão e seus valores. Esses são os pontos que guiam a atuação de qualquer negócio, seja frente ao mercado, ao público consumidor ou mesmo internamente. Os valores, particularmente, dizem muito sobre a maneira como essa atuação acontece.

Nesse sentido, transmitir bons valores para o público é uma forma poderosa de reforçar a imagem da empresa. Como você já sabe, essa imagem passa também pela aparência adotada pelos colaboradores e pela escolha dos uniformes.

Assim, uma empresa que prega valores como credibilidade, qualidade e inovação deve apostar em uniformes que consigam transmiti-los. E isso vai desde a escolha do tecido até a finalização do design do uniforme.

As vantagens do uso de uniformes

A utilização de uniformes corporativos, como você já sabe, é crucial para valorizar a imagem da empresa. Mas nem tudo se resume à estética e ao marketing pessoal. O uso de uniforme traz ainda uma série de outras vantagens para o seu negócio.

Organização e formalidade

A padronização é um grande problema para muitas empresas, principalmente aquelas que têm muitos funcionários em contato direto com o público. Por isso, utilizar uniformes pode facilitar a identificação dos colaboradores, além de incentivar um sentimento de pertencimento e integração.

Para as empresas que trabalham diretamente com o público, esse tipo de padronização também é fundamental, uma vez que é importante que as pessoas consigam identificar claramente quem são os colaboradores. Em grandes lojas, por exemplo, não há nada pior do que não conseguir encontrar um vendedor simplesmente por ele não estar claramente identificado.

Adequação às regras

A legislação prevê a obrigatoriedade de uso de uniformes específicos para várias atividades profissionais. Ela diz respeito, principalmente, às profissões passíveis de riscos físicos e à saúde dos colaboradores.

Dessa forma, a utilização de uniformes não é apenas estética, mas também para adequar a empresa e seus prepostos às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Nesse sentido, é interessante que a empresa invista não apenas no mínimo necessário para o cumprimento das regras, mas em uniformes de qualidade, que sejam confortáveis para os seus funcionários.

Economia para os colaboradores

Quando a empresa se torna a responsável pelo fornecimento do vestuário de seus funcionários, influencia diretamente em uma grande economia para os mesmos. Isso porque, sem os uniformes, cada colaborador precisa investir parte de seu dinheiro em roupas específicas para a atividade profissional.

Dessa forma, quando é a empresa que banca os uniformes de seus colaboradores, acaba tirando essa obrigação da aquisição de novas roupas do bolso deles, além dos outros pontos positivos do uso de vestes uniformizadas.

O uso de uniformes é importante não apenas para o marketing pessoal de cada funcionário, mas também para a imagem da empresa e a padronização e cumprimento de regras específicas de segurança. Por isso, nada mais interessante do que investir em uniformes de qualidade!

E aí, curtiu nosso post? Então não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam as vantagens de contar com um bom uniforme.

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Camisetas Personalizadas para Eventos Corporativos: Um Guia para Diretores de Marketing

Publicado em: 15 de junho de 2024

Estratégias Infalíveis de Marketing para Datas Comemorativas: Como Aumentar suas Vendas

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024