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Como utilizar as redes sociais nas estratégias de Marketing?

Publicado em: 5 de agosto de 2021

As redes sociais não vão desaparecer tão cedo! Elas se tornaram uma parte vital no nosso cotidiano como se fossem extensões da vida privada.

Por lá, é possível determinar o quanto deseja expor da sua vida, seja de forma realista ou apenas quando queira compartilhar algum fato engraçado ou alegre, viagens, eventos, pessoas queridas para você, uma parte do seu cotidiano.   

As redes são como uma memória de uma câmera fotográfica, mas o armazenamento é duradouro ao não ter limite de espaço.

Você está guardando tudo que considera precioso em uma grande nuvem online capaz de revelar ao público ou ser apenas restrito para quem tem a sua permissão de acessar o seu perfil privado.   

Além de ser capaz de visualizar o que a sua rede de contatos anda postando e compartilhando, também celebridades, influenciadores e as empresas por quem tem apreço ao saber das novidades.  

As redes sociais não são apenas uma maneira de se conectar com diferentes pessoas e, postar e curtir postagens?

A princípio pode-se imaginar que ao tirar uma foto e postar para esperar ter curtidas e compartilhamentos são requisitos fáceis, mas isso é apenas na teoria.  

Não se pode esperar que tenha vários seguidores da noite para o dia por conta de uma postagem, além disso, de forma mais objetiva é considerado um trabalho que precisa de paciência, dedicação e, acima de tudo, estar interessado.  

Seja com seu perfil comum ou com o perfil da empresa, é necessário saber que irá colher os frutos a médio ou longo prazo, portanto, estar engajado nas redes, ter uma frequência de postagens e sempre trazer novos conteúdos são formas de ter uma boa rede social. 

Qual a diferença entre o perfil pessoal x perfil comercial? 

Como utilizar as Redes Sociais

O perfil pessoal está totalmente ligado a você, os seus gostos sobre moda, música, filmes, etc., e as suas experiências, a sua rede social gira em volta do seu mundinho.

Os seus pensamentos, a forma como se veste ao utilizar uma camiseta personalizada ou seus programas são traduzidos em fotos, em poucas palavras e em vídeos, seja no Reels ou nos stories

Os seus pensamentos são traduzidos em fotos, em poucas palavras e em vídeos, seja no Reels ou nos stories.  

É deixar as outras pessoas conhecerem pequenos pedaços da sua história de maneiras simples e deixá-las decidirem se realmente desejam te seguir e saber mais das suas novidades e dos episódios que andam ocorrendo na sua vida.  

O perfil comercial é mais complexo porque a rede social se trata de representar a sua empresa e precisa de um bom planejamento para saber como viralizar e trazer potenciais clientes para o seu negócio. 

Estar totalmente ligado ao público mostrando o processo de criação dos produtos, os produtos em si e gerar novos conteúdos regularmente para não deixar a rede social como um mero fantasma nas plataformas e espantar os possíveis compradores por não ser uma rede mais ativa.  

No entanto, o que o Marketing tem a ver com as redes sociais? 

O Marketing é como uma conexão entre a empresa e o público. De forma mais ampla é saber elaborar estratégias para atrair pessoas a se interessarem e comprarem o produto, principalmente, se manterem como um cliente fixo e ideal devido a qualidade da mercadoria e a qualidade do serviço prestado.

Além de fazer pesquisas de mercado para saber o que está em evidência que seja de interesse do seu cliente em potencial e fazer campanhas para promover a empresa ou alguma causa social que ela apoia. 

É uma área diversificada e consolidada na comunicação, portanto, ela tem como principal interesse atingir o seu público seja para fechar um negócio ou fazer parceria.  

Entretanto, onde as redes sociais entram nessa história? 

É bem simples, quando estamos tratando de comunicação, saber como utilizar as redes sociais se tornaram um bom ponto atrativo a ser investido para servirem como mais uma estratégia em Marketing e, por fim, colocar em prática tal ação.  

Também por ser uma estratégia que tem maior alcance e mais possibilidade de os internautas verem, sem contar as melhores ferramentas de poder comentar, salvar e até compartilhar com mais pessoas.

Com apenas pequenos cliques é capaz de trazer mais engajamento para a sua empresa e visibilidade do que em outros canais de comunicação que não possuem tais acessórios.  

Como aplicar as estratégias de Marketing na empresa 

Antes de sair postando os seus produtos e os projetos que têm mente, é preciso definir a quem a sua empresa está se dirigindo para vender o seu serviço e desenvolver conteúdo, pois não é viável agradar todos os internautas já que possuem interesses distintos e isso apenas atrasaria o trabalho da sua empresa e a qualidade do seu trabalho.  

Tudo começa com o planejamento do seu negócio, de forma prévia NÃO comece a divulgar o seu trabalho se não tiver a base estruturada. Isso está destacado, porque é normal ver as empresas que estão começando não terem a noção desse fato e só perceber lá na frente depois de ter passado por vários obstáculos desnecessários e perder dinheiro que poderia ser muito bem investido em outras situações.  

Estabeleça a sua buyer persona (cliente ideal), faça pesquisas sobre ele seja por meio dos seus consumidores frequentes se tem a empresa com algum tempo de mercado.

Ou para aqueles que estão ainda vendo como tirar a ideia do papel, faça pesquisas online, se tem uma base do que pretende vender, filtre para quem se interessa por tal mercadoria. Não tateei às cegas! 

Feito isso, estruturado o seu cliente ideal e a ideia do que pretende oferecer como serviço, defina o valor – não tem nada a ver com o preço – da empresa e os objetivos dela.

Faça um planejamento de negócio e o coloque para que esteja visível quando precisar se lembrar juntamente com a sua persona.

No entanto, lembre-se de colocar o que precisa e irá fazer de fato para não ter dor de cabeça no futuro, além de poder prejudicar a produtividade da sua empresa.  

Como aplicar as estratégias de Marketing nas redes sociais da empresa 

Como utilizar as Redes Sociais

Como utilizar as redes sociais será a sua ponte de comunicação para interagir com seu público, ao ter estruturado o seu modelo de negócio, comece a colocar o funcionamento em prática.  

O perfil comercial da empresa tem que ser atrativo e combinar com a sua mercadoria, assim, o seu público derivado do seu cliente ideal associará e terá maiores chances de fechar negócio com você. 

Pense o que pretende gerar como conteúdo que seja qualitativo, criativo e de interesse.

Visto assim, parece ser de forma simples e bem básica no papel, quando é preciso colocar a mão na massa, a realidade é totalmente outra.  

Menos é mais!  

Não saia publicando se não for de real interesse do seu cliente ou que aplaque a dor dele, pois não terá um bom feedback e visualizações o que é de fato importante para ter uma boa rede social. 

Defina a periodicidade!  

Os dias que pretende postar conteúdo são importantes, para testar até saber quais dias da semana e os horários estão trazendo mais acessos.  

Tenha uma frequência!  

Não poste em uma quarta e só volte a postar daqui a um mês, não é bom nem viável para o seu negócio e vai ser mais desafiador a trazer pessoas interessadas e permanentes para consumir o seu conteúdo.  

Não fuja do engajamento!  

Sempre monitore as suas redes sociais e fique em contato com os seguidores seja em um comentário, uma menção nos stories ou em uma mensagem privada.

Ter esse tipo de conexão agrega o valor da empresa e a aproximação gera resultados positivos para possíveis compras futuras.  

Tenha prova social!  

É a melhor forma de provar que tem pessoas gostando do seu produto e que é de qualidade, assim, quem chegar nas suas redes sociais e no seu site de vendas terá a confiança de fechar o pedido porque viu as vantagens e não terá medo de pedir o produto que tanto queria e ele não chegar ou se chegar e vir com algum defeito.  

Tenha um bom serviço de atendimento!  

Não há nada pior do que contatar a empresa e não receber um retorno ou só cair na caixa postal. É um serviço péssimo e sem respeito com o cliente, o que pode depreciar a imagem da empresa e ter muitas reclamações.  

Assim, não terá recomendações e mais pessoas não terão vontade nem de acessar o site pela decepção causada e verem que não dá para confiar se for para pedir dúvidas ou o produto vier com defeito e não ter como trocar porque o serviço de atendimento é de péssima qualidade.  

Peça sugestões! 

Não tenha medo de pedir sugestões tanto para a equipe quanto aos seguidores, os seus potenciais clientes, porque se precisar de algo que é para ser mudado ou acrescentar é o melhor jeito de saber do que apenas deixar estagnado.  

Na maioria das vezes, uma pessoa que não está trabalhando com o projeto em si ou apenas segue a rede social terá uma visão mais clara do que você que não estará imersa com o projeto.

Conseguirá ver as falhas e o que precisa ser melhorado para atingir o verdadeiro potencial.  

Saiba mais!

Ter certo conhecimento sobre as redes sociais será uma grande vantagem tanto se você seguir carreira como criador de conteúdo quanto implementar as estratégias no seu negócio. 

Se você quer formar uma conexão com o seu potencial cliente, as redes sociais serão sua tábua de salvação, afinal, o seu público-alvo está concentrado nas diversas plataformas e tem fácil acesso por lá do que você bater de porta em porta para vender o seu produto. 

As estratégias de Marketing são para melhorar a qualidade da sua rede social e englobar o seu site, assim, para facilitar a forma como você conduz o seu negócio e trará certa responsabilidade para continuar com a frequência de postagens e se souber gerenciar melhor o seu tempo conseguirá manter o cronograma conforme o planejado para cada área a fim de trazer mais seguidores para marca e fidelizar aqueles que já estão no seu perfil.

Gostou das dicas? Agora, você terá um norte de como utilizar as redes sociais da melhor forma possível unido com o seu negócio para ter mais pessoas interessadas no seu produto e o conteúdo que você tem a oferecer.  











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