Quando falamos em marketing, muitas pessoas associam o termo a estratégias de comunicação entre uma marca e seu público consumidor. O que quase ninguém leva em conta é que esse tipo de ação também deve ser feito internamente, para os próprios funcionários.
Essas ações têm um nome específico. O endomarketing nas empresas nada mais é que a valorização dos colaboradores feita pelo setor de marketing. Quer saber mais sobre o que é endomarketing e como utilizá-lo na sua empresa? Então, continue com a gente neste artigo!
Importância do endomarketing
A mão de obra dos funcionários é o ativo mais importante de qualquer empresa. E deve ser valorizada tanto quanto o próprio público que consome os produtos desenvolvidos por ela.
O endomarketing (ou marketing interno) nada mais é que uma estratégia de marketing institucional voltada para esses colaboradores. Realizadas em conjunto pela equipe de marketing e de RH, essas ações buscam fortalecer o relacionamento da empresa com seus funcionários, aumentando a satisfação dos profissionais.
As atividades realizadas com esse objetivo trazem como resultado maior engajamento dos colaboradores com a própria empresa. Melhoram o ambiente corporativo, o clima organizacional e até mesmo a qualidade do atendimento ao cliente.
Essas vantagens, a longo prazo, diminuem consideravelmente o turnover (índice de rotatividade de funcionários), fazendo com que os profissionais sintam prazer em trabalhar na sua empresa e que, além disso, outras pessoas desenvolvam a vontade de serem contratadas.
Ações de endomarketing
São várias as possibilidades de ações de endomarketing para fortalecer o relacionamento interno da empresa. A seguir trazemos alguns exemplos:
Eventos internos
Workshops, palestras e cafés são algumas opções de evento interno que costumam trazer ótimos resultados. Trazer um palestrante diferente por mês para falar sobre temas relativos ao trabalho da equipe é uma ótima ideia. Cafés em datas comemorativas também ajudam a melhorar o ambiente.
Programa de boas-vindas
A adaptação a um novo emprego é sempre um momento desafiador para qualquer pessoa. E a empresa pode ajudar nisso, desenvolvendo e colocando um programa de boas-vindas, pelo qual apresenta todos os funcionários e a rotina interna para o novo profissional, facilitando a integração.
Ações para aniversariantes
Nada mais agradável do que um dia voltado para os funcionários aniversariantes do mês. Experimente separar uma data todo mês (a última sexta-feira, por exemplo) para fazer um lanche com todos os aniversariantes dos últimos 30 dias.
Redes sociais
As redes sociais têm grande poder de engajamento com o público. E isso também pode ser aproveitado com os funcionários. Envolver os colaboradores nas publicações, fazendo posts sobre eles ou mesmo utilizando ideias internas, é uma ótima maneira de incentivar os profissionais e aumentar o sentimento de pertencimento para com a empresa.
Vídeos institucionais
Os vídeos institucionais são importantes não apenas para o público externo, mas também para os profissionais que trabalham na empresa. Mídia mais consumida atualmente, os vídeos podem servir também para apresentar o trabalho aos novos funcionários, mostrando imagens reais da rotina da empresa. Além disso, esse tipo de material ajuda muito a atrair novas pessoas interessadas em trabalhar na sua instituição.
O endomarketing nas empresas é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho, além de cativar os funcionários para se envolverem mais com as ações da instituição. Aposte nessas ações e veja a satisfação dos seus colaboradores crescer, bem como a produtividade deles!
Curtiu o nosso post? Então, não deixe de compartilhá-lo com os amigos nas suas redes sociais!