O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, enfrenta a sua maior crise na história com problemas no Congresso dos Estados Unidos e histórias vazadas que colocam em check a sua reputação e a da empresa.
Ele já vinha enfrentando ao longo dos anos situações comprometedoras, mas até então nada que poderia gerar um alarde que faria as pessoas repensarem sobre a conduta de Zuckerberg como CEO do Facebook e por possuir um oligopólio ao deter controle também das redes como o Instagram e o WhatsApp.
O Facebook entra em crise por conta dos acontecimentos no passado que formaram uma bola de neve na sua carreira como empreendedor e dessa vez pode ser que a companhia não se recupere da mancha respingada na sua história.
No entanto, como é de praxe no jornalismo, quando um resolve levantar a voz e dar a sua versão dos fatos, os demais seguem para quebrar com o silêncio. Como se esperasse o sinal verde para contar a sua verdade da história e deixar com os jornalistas investigarem todas as versões para noticiar e por vezes com a polícia quando se trata de um crime para ser levado à justiça.
A ex-colaboradora da empresa, Frances Haugen, resolveu ser a pessoa a quebrar com o sigilo; silêncio implantado por medo de perder o seu emprego e os seus benefícios para dizer a sua verdade e comprovar que o Facebook está mais preocupado em lucrar do que proteger os dados e a segurança dos usuários.
“Tudo o que fizermos apresentará problemas no futuro, mas isso não deve nos levar de volta”. – Mark Zuckerberg.
Tal atitude quebra a confiança das pessoas ao entrarem nas suas redes sociais para terem uma ilusão de que nada nem ninguém pode atingi-las ali, que o mundo gira ao seu redor, no entanto, com o vazamento de dados e algoritmos, as pessoas ficam cautelosas ao acessarem as redes sociais controladas pela companhia do Zuckerberg e a liberdade de expressão se esvai.
A ponta do iceberg?
Lembra da instabilidade das redes sociais que ocorreu o apagão nas três redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp as deixando fora do ar?
Agora, com as denúncias de pessoas que trabalharam na companhia revelando que trabalhar lá não era sempre um mar de rosas e que os seus olhos não poderiam ficar vendados por mais tempo.
Pois, o lucro parecia estar acima do bem estar social e da segurança dos seus usuários, ao invés de consertar os seus erros e trabalhar para com que o Facebook possa ganhar credibilidade mesmo que aos poucos, esse não parece ser o caso.
O que está acontecendo com a empresa é como um vírus que mata de dentro para fora, onde os colaboradores não se sentem mais confortáveis em seu local de trabalho e estar lá para dar o seu máximo por princípios e pelas situações desconfortáveis de agir pelo interesse próprio da empresa do que realmente por um bem comum.
“Eu acho que com o tempo as pessoas são lembradas pelo que construíram, as pessoas não se importam com o que alguém diz sobre você em um filme. Ele se importa com o que você construiu”. – Mark Zuckerberg.
Os casos, a princípio, parecem isolados, onde o Facebook entra em crise e não causará um colapso mundial, no entanto, essa não é a realidade.
Todos os fatores estão interligados como um dominó esperando a última pedra cair, devido a venda de dados dos usuários para a China sem nenhum tipo de consentimento que foi considerado uma ameaça pela inteligência americana.
Portanto, a solução para o problema em si é reestruturar e manter o Facebook longe das outras redes para não serem arrastadas para crise, o que seria como escrever em uma página branco sem as rasuras do passado. Uma inovação; um modelo a ser concretizado para passar uma borracha em tudo que aconteceu.
Saiba mais!
O dono das três principais redes sociais no mercado está sendo acusado dolosamente por cometer um erro ou quebrar a confiança dos seus usuários e ter pensamentos gananciosos vão persegui-lo como empreendedor e pessoa?
O Facebook entra em crise e qual lado da moeda personalizada cairá para Zuckerberg perante aos olhos da justiça e do povo?
Aproveite para acompanhar as notícias com a sua caneca personalizada ou camiseta personalizada para expressar a sua opinião sem precisar proferir palavras porque a arte e a estampa dirão tudo.
Não se arrisque e personalize com a gente!
“Estamos todos nesta vida para realizar um desejo de longo prazo, qualquer outra coisa é uma mera distração”. – Mark Zuckerberg.