O uso de camisetas personalizadas é bastante recorrente no meio corporativo. A composição desse tipo de vestimenta é uma medida aplicada por diversos empreendedores para a uniformização de suas equipes de trabalho. Mas, o que se pretende com o uso desse recurso?
Algo de grande importância para as atividades de uma empresa é a cultura organizacional. Esse conceito oferece bases para que toda a política da marca seja estruturada e seguida. É através da cultura que se estabelece a identidade de uma empresa. E os uniformes personalizados estão entre os principais recursos a serem utilizados para colocar tudo isso em prática.
Quer saber como a personalização de camisetas pode ter essa função? Deseja saber como fazer esse investimento tão simples pode gerar resultados tão significativos? Lendo este artigo, você poderá solucionar questões como essas.
O que é cultura organizacional
O conceito é conhecido como cultura organizacional ou como cultura empresarial e corporativa. Nele, o que se define é a forma como uma determinada equipe conduz seu trabalho. Isso envolve todas as etapas do trabalho, desde a condução dos negócios até o atendimento ao cliente.
Assim, na cultura organizacional são definidas as políticas da empresa, as práticas e comportamentos que devem ser aplicados para a realização do trabalho pretendido segundo os valores daquele empreendimento específico.
Como é fácil supor, existem diversos tipos de cultura organizacional, já que cada empresa deve elaborar a sua própria cultura.
3 benefícios das camisetas personalizadas para a cultura empresarial
Utilizar camisetas personalizadas para a criação do uniforme da equipe de profissionais de uma empresa é uma estratégia que pode assumir diversas funções. No que diz respeito à cultura organizacional, podemos destacar algumas vantagens específicas proporcionadas pela uniformização.
Os uniformes personalizados podem contribuir para a cultura corporativa do seu negócio através da oferta de benefícios como:
- valorização da identidade da marca;
- maior integração da equipe;
- reforço da divisão de funções e setores.
Nos tópicos a seguir, vamos explicar de modo mais detalhado cada uma dessas funções. Assim, esperamos conseguir demonstrar não apenas o que as peças personalizadas têm a ver com a cultura organizacional, mas, principalmente, o quanto elas são necessárias para a efetivação dessa cultura.
Valorização da identidade da marca
Uniformes de qualidade têm o potencial de formar, visualmente, um grupo de pessoas atuando conjuntamente em prol de uma mesma empresa. Aos olhos do público-alvo do negócio, bem como ao olhar da concorrência, a sua equipe se mostra coesa, organizada e profissional.
Contar com o atendimento de uma equipe bem uniformizada faz com que o cliente associe valores positivos ao trabalho realizado pelo empreendimento. Cada informação fornecida ou serviço prestado leva, consigo, a informação de que esse é um trabalho oferecido pela marca, e não apenas por um ou mais indivíduos.
Evidentemente, a uniformização não anula a possibilidade de que talentos individuais possam obter destaque e valorização, mas, de modo geral, ao ostentar a identidade visual da empresa, toda a equipe fala e age em nome do empreendimento. Com isso, a marca torna-se reconhecida e valorizada por seu público.
Maior integração da equipe
Acima, mencionamos a utilidade dos uniformes personalizados na valorização da identidade visual. Mas, esse potencial não é voltado apenas para o olhar dos clientes, ele também interfere na forma como os próprios profissionais veem a equipe.
Uma uniformização bem-feita, com estética adequada e estratégica, gera o desejo de pertencimento, a vontade de integrar aquele conjunto de pessoas.
Ao se ver uniformizado com uma camiseta personalizada, o profissional pode se sentir parte da empresa. Vendo seus parceiros de trabalho, o colaborador os reconhece como semelhantes, como aliados na rotina profissional daquela empresa.
É por essa razão que a uniformização é bastante recomendável como recurso de motivação e integração de equipes.
Reforço da divisão de funções e setores
Aqui está mais uma das vantagens que as camisetas personalizadas podem oferecer para a comunicação entre a sua empresa e o público por ela atendido.
Ao desenvolver o design dos uniformes, uma estratégia muito eficaz é criar variações que ajudem o cliente a entender o modo como ele deve interagir com a equipe. Apesar de ser muito interessante que haja um padrão estético em todos os uniformes, de modo que eles estejam integrados como parte de um todo, não é preciso que todos sejam idênticos. É, aliás, mais eficiente que haja variações capazes de distinguir os setores que compõem a empresa.
Em outras palavras, é possível haver uma estética comum nos uniformes que componha um grande grupo, que inclui todos os colaboradores da empresa, enquanto algumas variações (de cor, de conteúdos textuais, entre outras possibilidades) dividem essa equipe em subgrupos, que são os setores da empresa. Isso contribui para tornar mais objetivo e ágil o atendimento aos clientes. Basta que o público veja os profissionais para poder distinguir quem está responsável pelo atendimento, pelas vendas, pela gerência, entre outras funções. Assim, a apresentação da equipe para o cliente torna-se mais clara e organizada.
Muito mais do que um uniforme, a criação de uma cultura
Neste artigo, você pôde compreender melhor o que é a cultura organizacional e como ela é importante para o crescimento e para o cotidiano de um empreendimento. Em seguida, vimos qual a relação dos uniformes personalizados com a cultura corporativa e empresarial, observando que a uniformização pode oferecer vantagens como a valorização da identidade da marca, o aumento da integração da equipe e a divisão de funções e setores do negócio.
Esses três fatores demonstram o quanto as camisetas personalizadas podem servir como um meio de aplicar na prática os valores, metas e objetivos formulados na criação da cultura da empresa. Tendo em vista toda essa importância, fica evidente o quanto a criação e confecção dos uniformes precisa ser cuidadosa e assertiva.
Por isso, lembre-se de buscar empresas que tenham ampla experiência na personalização de peças de roupa. Fabricantes que ofereçam serviços ágeis e com ampla variedade de opções merecem destaque. A qualidade na personalização é essencial, já que você não estará investindo apenas em uniformes, mas, na cultura do seu negócio.