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Tudo o que você precisa saber sobre camisetas personalizadas

Publicado em: 24 de outubro de 2018

Todo mundo já teve, em algum momento, uma ideia criativa para colocar em uma camiseta. Seja para algum evento específico, como uma confraternização de amigos da faculdade ou o aniversário de um ente querido, apenas para ter uma peça diferenciada ou para uniformizar os funcionários de sua empresa, vários são os motivos que levam alguém a querer fazer camisetas personalizadas.

Mas fazer esse tipo de produto demanda uma série de decisões e escolhes, do material ao processo de personalização. No artigo de hoje, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as camisetas personalizadas. Confira!

O que são camisetas personalizadas?

As camisetas personalizadas nada mais são do que peças de vestuário com uma estampa diferenciada, feita sob encomenda. Podem ser simplesmente decorativas, para uso pessoal ou até mesmo para distribuição e divulgação publicitária.

É muito comum que empresas utilizem esse tipo de produto como brindes personalizados, distribuindo para o público como forma de divulgação de sua marca. Um outro uso muito comum para esse tipo de camiseta é em uniformes, já que a padronização é um aspecto muito importante desse tipo de vestimenta.

Como elas são personalizadas?

As camisetas personalizadas podem ser feitas a partir de uma gama muito grande de técnicas, materiais e insumos. A seguir, listamos os principais métodos de personalização de camisetas.

Silk Screen

O Silk Screen, ou serigrafia, é uma técnica muito tradicional, criada há mais de 200 anos, na China. Consiste na separação de cores da arte a ser grava na camiseta, de modo que cada cor seja especificada em uma tela diferente. Essas telas, ou matrizes, como também são conhecidas, passam por um processo de preparação antes de serem utilizadas.

A revelação é feita a partir da passada de um puxador com tinta sobre as telas, sendo que cada tela corresponde a uma cor diferente. Desse modo, quanto maior for o número de cores, maior será o número de telas (e, consequentemente, o custo).

A impressão por Silk Screen oferece inúmeras vantagens, que vão desde o baixo custo para grandes tiragens até a qualidade do resultado final. É importante ressaltar que esse tipo de processo é mais indicado para imagens que não tenham muitas cores, uma vez que isso pode resultar em um custo elevado.

A personalização de camisetas por Silk Screen é muito interessante, caso o serviço seja para grandes quantidades. Isso porque o preço de custo das telas é o mesmo, independentemente se serão personalizadas 1.000 ou 10 camisetas. Por isso a aplicação dessa técnica é indicada principalmente para tiragens acima de 100 unidades.

Silk Digital

O Silk Digital, também conhecido como impressão DTG, é uma técnica de estampa que não demanda a criação de matrizes para cada cor. Isso porque as impressoras DTG funcionam à base de jato de tinta, de modo que os tecidos a serem impressos consigam passar por meio do mecanismo do maquinário.

Isso significa que o Silk Digital permite a aplicação de uma gama muito grande de cores, se comparado ao Silk Screen, o que resulta em menor tempo de produção e aumento da produtividade. Além disso, a qualidade de impressão tende a ser superior, uma vez que o processo digital não depende das matrizes físicas da serigrafia tradicional.

Uma grande vantagem do Silk Digital é a possibilidade de produzir quantidades menores de camisetas, uma vez que o custo de fabricação das telas não existe nesse caso. O processo é realizado completamente por meio de softwares de computador, de modo que a arte é tratada digitalmente e a impressora faz todo o restante do trabalho de maneira automática. Na prática, funciona como uma impressão comum.

Sublimação

O processo de sublimação é uma técnica de gravação de imagens em tecidos de poliéster. Utilizada já há muito tempo, é rápida, prática e oferece um resultado muito duradouro.

O primeiro passo para personalizar uma camiseta por sublimação é imprimir a imagem, em tinta especial (conhecida como sublimática) em um papel, chamado de transfer. Ele é desenvolvido com a aplicação de uma resina, facilitando assim a transferência da tinta da imagem para o tecido da camiseta.

Como o papel é o responsável pela aplicação da imagem na camiseta, é fundamental que sua impressão seja feita de maneira espelhada, de modo que o resultado sublimado seja no sentido correto da leitura.

A sublimação acontece por meio de um equipamento conhecido como prensa térmica, que permite a criação de um microambiente controlado, com os níveis corretos de calor e pressão. Nessas condições, a tinta se transforma em vapor, unindo-se imediatamente ao tecido poliéster da camiseta, o que resulta na fixação exata dos contornos e cores da imagem.

Para evitar qualquer tipo de falha é fundamental que o equipamento utilizado esteja devidamente calibrado, uma vez que a criação das condições ideais para sublimação é o principal fator condicionante da qualidade do resultado. É possível realizar a impressão por sublimação em tecidos escuros ou claros, além de outros materiais.

A qualidade da impressão por sublimação é, talvez, seu grande diferencial. É muito resistente a arranhões e amassados, sendo possível lavar as peças sem o risco de maiores estragos. Com o uso da técnica, a intensidade e vivacidade das cores é garantida. Além de camisetas, o processo também pode ser feito em uma diversidade de outros materiais.

Transfer

O Transfer é uma outra técnica de personalização de camisetas muito utilizada nos dias de hoje. É importante não confundir a técnica do Transfer com o papel transfer utilizado no processo de sublimação.

O processo de Transfer consiste, resumidamente, em duas etapas distintas. A impressão do papel e a transferência da imagem no papel para o tecido. Com a arte impressa no papel transfer, é utilizada a prensa térmica para fixar a imagem no tecido.

O processo lembra muito o da sublimação, que explicamos anteriormente, não é mesmo? Mas tente não se confundir. No Transfer, a imagem se desprende do papel, se fixando sobre o tecido da camiseta. Isso significa que o resultado é uma camiseta com a personalização “colada” por cima do tecido.

Já na sublimação, ocorre a evaporação da tinta, que se funde ao tecido. Ou seja, o processo de Transfer tem menor qualidade (e custo) que o de sublimação. É indicado, principalmente, para camisetas promocionais mais simples.

Sabe aquela camiseta de campanha política que você ganhou no último ano de eleição e que começa a descascar com algumas lavagens? Provavelmente ela foi personalizada utilizando a técnica de Transfer.

A confusão entre as técnicas existe porque o termo “transfer” é utilizado em muitos processos, descrevendo a transferência da imagem do papel para o tecido. E, apesar de muitos passos serem parecidos entre si, o resultado é bastante característico.

O Transfer é muito aplicado em camisetas personalizadas com fins promocionais. Apesar da qualidade inferior, a técnica demanda um custo muito reduzido, o que faz com que ela ainda tenha suas possibilidades de aplicação.

Bordado

Quando falamos de personalização de camisetas e outros tipos de material em tecido com qualidade, é impossível não citarmos a técnica de bordado. Hoje em dia existem máquinas de altíssima precisão e produtividade, capazes de garantir a perfeição da imagem.

Com a ideia de desenho elaborada, a empresa responsável pela realização do bordado produz um Programa Matriz, elaborado a partir desse desenho. Por meio de um simulador de pontos digital é calculado o custo da personalização, que variará, logicamente, com o tamanho e a complexidade da arte final.

É fundamental alinhar o tipo de arquivo correto para sua máquina de bordar. A matriz digital é copiada pela máquina via USB, automatizando todo o processo. A personalização via bordado é muito interessante para detalhes finos e estéticos. Camisas polo e bonés são ótimas aplicações do bordado computadorizado.

Plotter

O Plotter, também conhecido como Plotter de Recorte ou, ainda, Power Film V3, é um processo de personalização muito mais utilizado do que você pode imaginar. Ele é feito a partir de uma espécie de vinil, recortado e transferido para a camiseta por meio da prensa térmica.

São várias opções de cores mais básicas, garantindo um efeito emborrachado, muito característico desse tipo de material. As camisas de times de futebol aplicam essa técnica com muita frequência, como nos números e nomes dos jogadores, nas costas, e nos patrocínios em outras partes da peça.

Com uma aplicação muito específica, é preciso entender bem os efeitos do uso da impressão em plotter. Áreas muito grandes, como na frente ou nas costas da camiseta, podem incomodar e causar desconforto no uso diário. Além disso, a disponibilidade de cores não é tão grande quanto nas outras opções.

Dark Film

O Dark Film é um processo de impressão bastante simples, que usa a aplicação da imagem no tecido por meio de um papel de mesmo nome, preparado com camadas de resina. A impressão é feita em impressoras a laser.

Após a preparação do papel, alinha-se a arte com o tecido e, assim como a maioria dos processos de transferência, faz-se uso de uma prensa térmica, aquecida a 200º C.

A qualidade da imagem no tecido variará de acordo com a qualidade e a resolução da arte impressa. Por isso, recomenda-se impressões de 300 dpi de resolução. A durabilidade da impressão via Dark Film é variável. Enquanto alguns fabricantes de papel transfer garantem até 60 lavagens da peça, é recomendável não lavar na máquina e, caso o faça, virar a peça ao avesso.

A aplicação do Dark Film não é muito utilizada por empresas que focam na produtividade. Isso porque cada camiseta demora, em média, 15 minutos para ficar pronta, o que é inviável para grandes quantidades. Dessa forma, é mais interessante utilizar os processos de sublimação ou serigrafia, por exemplo.

Qual a importância das camisetas personalizadas nos negócios?

Atualmente o mercado valoriza muito as estratégias de aproximação entre empresas e seu público. Dentre as várias ações que podem ser adotadas está a distribuição de brindes personalizados para clientes e fornecedores parceiros.

Dessa forma, produtos, como camisetas personalizadas, são considerados ótimas escolhas para praticamente qualquer tipo de público. Funciona como um brinde generalizado, já que todo mundo gosta de ganhar esse tipo de produto, extremamente útil.

Hoje em dia os clientes e parceiros são os grandes divulgadores de uma marca. O marketing direto vem perdendo força já há alguns anos, sendo necessário investir em opções mais engajadoras e subjetivas.

A maioria das pessoas suspeita da publicidade feita diretamente da empresa, em um formato mais clássico. Isso porque esse tipo de estratégia deixa clara a intenção de venda, sem que haja uma troca. Mas quando esse tipo de estratégia é adotado de maneira subjetiva, a percepção muda.

Imagine um cliente seu usando uma camiseta que estampe o logotipo da sua empresa. A princípio, as outras pessoas que tiverem contato com ele não associarão isso a uma estratégia de intenção direta de venda.

Quando temos nossa marca associada a um cliente, esse tipo de ação é visto como uma recomendação da sua marca por essa pessoa. Já que ela está, direta ou indiretamente consumindo o seu produto, dá a entender que ela valida sua qualidade.

Fidelização de clientes

A melhor consequência da aplicação de uma boa estratégia de marketing é a criação de um público fiel. Essas pessoas funcionam como vetores de divulgação para o seu negócio, apenas pela satisfação de um bom atendimento ou um serviço bem feito.

Dentro de um contexto de exacerbada competição, lançar mão de táticas, como a distribuição de brindes personalizados, é uma ótima estratégia para ser lembrado pelos clientes. Além disso, todo mundo gosta de ganhar algum mimo. Isso aumenta as chances de que novos clientes sejam conquistados e, principalmente, os atuais se tornem fiéis consumidores da sua marca.

Estética

A imagem que os funcionários de uma empresa passam para o público é a percepção que ele tem da imagem da própria empresa. Ou seja, é fundamental cuidar para que o visual esteja alinhado de acordo com os valores e visão da marca.

E a melhor maneira de passar uma imagem de empresa é investir em uniformes personalizados. Eles dão uma ideia de organização e seriedade, muito importantes para empresas de diversos setores. Com todas as técnicas apresentadas até agora, é possível personalizar diversos tipos de uniformes, dependendo da necessidade.

Fixação da marca

Investir na distribuição de camisetas personalizadas ajuda a fortalecer a sua marca no cotidiano das pessoas. Afinal de contas, não há nada mais cotidiano que o ato de vestir uma camiseta. Se o seu produto for de qualidade, esteticamente agradável e útil, não há motivo algum para não ser utilizado diariamente pelo seu cliente. Dessa forma, a presença visual da sua marca se torna constante, sendo muito mais fácil de ser lembrada pelo seu público.

E em eventos?

Uma ótima oportunidade para lançar mão de estratégias de marketing por meio da distribuição de camisetas personalizadas é fazer isso em eventos. Os eventos são, na prática, grandes reuniões de pessoas que compõem o seu público-alvo. Isso significa que, para uma marca que tem como público-alvo fotógrafos, participar de encontros desse setor é fundamental para alcançar os consumidores certos.

Normalmente, nesse tipo de evento, os organizadores entregam para os participantes um recipiente (como uma sacola retornável de tecido) contendo vários brindes dos diferentes fornecedores. Nesse caso, incluir no kit uma camiseta personalizada é uma ótima ação!

A ideia é dar brindes úteis, que serão utilizados após o término do evento. O efeito disso você já sabe: fixação da marca, fidelização dos clientes e aumento das vendas.

Como escolher o melhor modelo de personalização?

Você já viu nesse artigo as diferentes técnicas e opções de personalização, certo? Mas sempre fica a dúvida: qual deles escolher? O que se aplica melhor para a sua necessidade? O que fará diferença para as pessoas que receberão as camisetas? Para tomar a decisão correta, é fundamental prestar atenção em alguns quesitos que trouxemos a seguir.

Qualidade

Sem dúvidas a qualidade é o primeiro ponto que definirá a escolha de um processo de personalização — além do fornecedor da camiseta e do serviço. É fundamental levar em conta a durabilidade do tecido escolhido, a resistência da personalização, a estética do corte da camiseta, entre outros.

Caso a ideia seja distribuir as camisetas personalizadas para o público como um brinde, a qualidade do tecido fará com que a satisfação pelo presente recebido seja maior. Já se essas camisetas serão voltadas para os funcionários, como uniformes, garantir a qualidade significa priorizar o bem-estar e o conforto dos seus colaboradores, o que resulta em uma ótima estratégia de endomarketing.

Cores

A escolha das cores é outro aspecto muito importante. Caso a ideia seja confeccionar novos uniformes, é interessante utilizar cores mais neutras, que não sejam cansativas à vista, pois serão utilizadas diariamente.

Agora, para as estratégias de divulgação a partir de brindes personalizados, nada impede que você tenha um pouco mais de flexibilidade. Cores chamativas deverão ser pensadas de acordo com o objetivo da campanha, mas você jamais deve esquecer de inserir sua marca no modelo escolhido!

Sobre os uniformes, também é necessário pensar na legislação específica de cada atividade. Algumas funções de maior risco são regidas por leis de segurança do trabalho. Por isso, podem influenciar de maneira bastante inflexível na produção das peças.

Bordados

Os bordados costumam ser feitos para apresentar detalhes da personalização das camisetas. Dificilmente ocuparão espaços muito grandes, sendo que para essas áreas é interessante o uso de outras técnicas que citamos nesse artigo.

A qualidade de um bom bordado evita que ele desfie ou estrague com algumas poucas lavagens. Ideias para se utilizar em camisetas do modelo polo (ou até mesmo em bonés), os bordados trazem um aspecto premium, ideal para produtos de maior qualidade.

Acabamentos

A qualidade com que o fornecedor contratado para personalizar as camisetas trata os acabamentos é um diferencial importante, que deve ser privilegiado. Seja para consumo interno, com uniformes de funcionários, ou para distribuição para clientes, ninguém gosta de receber algo mal-acabado.

O que mais conta aqui é o controle de qualidade. Empresas sérias e com experiência no mercado sabem a importância desse assunto, uma vez que qualquer pequeno erro que passe despercebido pode significar uma insatisfação. E esse desgosto com a qualidade do produto gera um efeito em cadeia, uma vez que ele é feito para ser repassado para outras pessoas.

Tenha sempre em mente que a distribuição de brindes funciona como uma forma de melhorar a relação entre marca e público. E, nesse sentido, oferecer produtos com defeitos pode ter um efeito contrário. O mesmo é válido para os funcionários que recebem uniformes com problemas, passando a se sentirem deixados de lado pela própria empresa onde trabalham.

Visibilidade do logotipo

É muito comum que a maioria das fornecedoras de camisetas personalizadas já ofereçam modelos prontos para seus clientes. Caso você não tenha uma arte específica em mente e vá utilizar um desses modelos — ou mesmo esteja pensando em desenvolver uma —, é preciso levar em conta um ponto muito importante: o posicionamento da sua marca.

Ela precisa estar visível, de modo que seu negócio seja reconhecido sem maiores esforços. O ideal é que ela ocupe um espaço de destaque, mas também sem ser apelativa demais. Camisetas personalizadas no modelo polo, por exemplo, demandam um estilo mais sóbrio, de modo que as pessoas já esperam encontrar, na altura do peito esquerdo, o logotipo da empresa.

As camisetas personalizadas são muito versáteis, podendo ser utilizadas como peças de publicidade, uniformes, brindes e de outras maneiras. Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de opções de empresas e técnicas de gravação e impressão.

É comum que as pessoas fiquem um pouco perdidas na hora de escolher. Por isso, nada melhor do que contar com uma empresa com experiência no mercado e que garanta a qualidade de seus produtos! Está pensando em produzir uma camiseta personalizada? Então entre logo em contato com a gente! A Camisetas em 12 Horas garante agilidade e satisfação no seu pedido!

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