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5 dicas do que fazer para melhorar a comunicação interna na empresa

Publicado em: 12 de agosto de 2021

“Você pode ter a melhor estratégia e a melhor estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso torna-se real”. – Rennee West. 

Você já reparou que quando se sente confortável em um ambiente, os seus pensamentos e a sua criatividade fluem de forma significativa? 

Ou, você sentiu, de alguma maneira, que a sua postura e os seus gestos são retraídos e censurados por não entrar em acordo com as demais pessoas ao seu redor, em que a vontade é correr para as colinas e não voltar mais? 

No primeiro caso, se sente desse jeito no seu ambiente de trabalho, eu o felicito por trabalhar em uma empresa que tem tudo para dar certo pelos funcionários terem a mesma comunicação. E os superiores trazem uma boa dinâmica para a sua equipe.  

É muito importante no seu local de trabalho ter colegas que se ajudam e estão lá por você para te auxiliar ou socorrer quando for preciso.

Ter autonomia para trabalhar e colocar as suas ideias em prática prevendo que trará bons resultados para empresa. 

Além dos seus superiores serem mais do que chefes, mas sim líderes com o propósito de aprimorar o seu potencial e saber como cativar os seus funcionários para abraçar a missão é vestir a camiseta personalizada, basicamente, o uniforme da firma. 

Mas no segundo caso, é um problema que precisa ser resolvido com urgência e fervor com a colaboração tanto por parte dos superiores quanto dos funcionários. 

Afinal, a dúvida cruel é o que fazer para melhorar a comunicação interna na empresa, não?

Precisa ser evitado qualquer tipo de ruído, mal-entendido ou desavença para não prejudicar a produtividade e o rendimento do expediente.  

Não adianta a comunicação externa ser as mil maravilhas com uma bela interação com o público se a parte interna é um caos que não dá nem vontade de sair da cama e se arrumar para enfrentar mais um dia de serviço. 

Você não sente vontade de trabalhar em um ambiente assim, certo? 

Confira as 5 dicas do que fazer para melhorar a comunicação interna da sua empresa e ter um clima leve e agradável para trabalhar: 

O que fazer para melhorar a comunicação interna

“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes”. – Stephen Covey

Elimine qualquer obstáculo na comunicação interna da empresa 

Não existe nada pior na comunicação do que a formação de ruído, desestabiliza as pessoas e evidencia que quando um está falando “A”, o outro entende como “B”.  

Para eliminar o mal pela raiz é necessário construir uma forte comunicação interna e estar sempre melhorando.  

Traga mensagens positivas e incentivadoras com um tom amigável e espirituoso. Com um teor de criatividade, mas que seja de fácil entendimento e sempre se atentar aos erros gramaticais. 

Determine uma linguagem de comum acordo entre ambas as partes, superiores e funcionários.

Por mais que tenha um nível hierárquico, é de suma importância que tenha um dialeto de fácil compreensão para não perderem o fio da meada e, pior, criar uma muralha dividindo os setores.

Incentive o diálogo aberto

Há sempre um receio de falar com seu supervisor ou chefe, não é? 

Aquela ansiedade e medo de se falar a verdade como ela é e ser olhado torto ou até mesmo ir para o olho da rua porquê de alguma maneira “ofendeu” a moral e os bons costumes da empresa.  

Esse é um dos maiores erros da falta de comunicação, ao não proporcionar um diálogo aberto e com total transparência, acaba gerando um clima pesado no âmbito de trabalho e sem contar que as fofocas correm pelos corredores bem mais rápido com aquele “disse-me-disse”, o que era algo simples se torna uma história inacreditável.  

Apostar na transparência vai facilitar a comunicação interna da empresa para que a produtividade e o rendimento ocorram da melhor forma possível incentivando a boa convivência entre todos os setores. 

Promova eventos para fortalecer os laços da equipe 

Nem sempre tudo precisa ser trabalho, trabalho e mais trabalho, em que os funcionários precisam estar presos em seus mundinhos e só entregar os resultados no fim do dia para dar o expediente como encerrado.  

Onde se qualifica o companheirismo e a união dos funcionários e os seus supervisores? 

Afinal, você passa mais tempo no trabalho do que em casa, certo? 

Portanto, promova atividades, seminários, festas ou aquela última sexta-feira do mês regado a guloseimas e bebidas não alcoólicas durante o expediente para construir ou fortalecer a camaradagem para que estabeleça uma espécie de amizade. 

Aumente o bom espírito esportivo da equipe e mantenha esses eventos de forma periódica para não perder o hábito de consolidar os laços de companheirismo.

Divulgue a mensagem de que se um ganha, todos ganham, mas se um perde, todos perdem: 

  • É como no casamento, na alegria e na tristeza; 
  • Sucesso e fracasso; 
  • Comemorar as vitórias e aprender com os erros juntos;  
  • Estourar uma garrafa de champanhe com o fechamento do mês de bons resultados e auxiliar quando encontrar algum erro para não repetir no futuro.  

Para que não tenha nenhum tipo de estranhamento ou apenas querer resolver assuntos do serviço e depois só dar aceno e um sorriso pequeno no rosto como se não passasse a semana na presença do seu colega.

Além de ter aquele horrível pensamento de cada um por si sendo que para sua empresa obter êxito precisa de uma boa fundação. 

Invista nos canais de comunicação interna 

O que fazer para melhorar a comunicação interna?

É necessário criar e investir em ótimos canais de relacionamento para transmitir recados importantes, conteúdos ricos, programações e engajar tanto os funcionários quanto os seus supervisores. 

Canais como boletins, redes sociais, newsletter, jornais internos ou vídeos para passar informações relevantes aos funcionários a fim de melhorar o seu potencial; rendimento.  

Sempre com uma linguagem clara, de fácil entendimento e direta.

Pode ter um tom mais criativo e engraçado, contanto, que passe o que é preciso para os funcionários da empresa compreender e tirar insights incríveis dos conteúdos para usar no seu dia-a-dia tanto na produtividade do serviço quanto levar para o seu pessoal.  

Estabeleça um ambiente aberto para críticas, sugestões e pesquisas de clima 

O que seria de uma empresa sem os seus leais funcionários?  

Para as portas estarem sempre abertas precisa de clientes, mas para manter o funcionamento necessita que tenha uma equipe maravilhosa nos bastidores para cuidar de cada setor para que o negócio seja uma referência no mercado. 

Contudo, para que a marca da empresa seja reconhecida e prestigiada, é necessário que a sua equipe esteja feliz no seu âmbito de trabalho e saber que cada um deles está em um ambiente seguro e livre para expressar as suas opiniões. 

Por isso, faça pesquisas de clima quinzenal ou mensalmente para saber como cada funcionário está se sentindo com o seu serviço, em relação à empresa, aos demais funcionários e, principalmente, o seu supervisor.  

Deixe claro que não haverá reprimendas por críticas construtivas ou expressar o que pensa na caixa de sugestões.

Que todo esse processo é para melhorar a qualidade de funcionamento da empresa e manter um nível constante de excelência.  

Dica extra! 

“Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem”.– David Grossman.

Crie reuniões para alinhar a produtividade e o rendimento da empresa 

Fazer reuniões com diversos setores da empresa é uma ótima saída para entender como cada setor está trabalhando para gerar bons resultados.  

Além de ter uma troca de informações e ideias que possam melhorar o funcionamento geral da firma.

Também são um projeto para que alguém de fora do seu setor enxergue ou pense algo que ainda nem passou pela sua mente. 

É uma forma de estar constantemente em contato para alinhar os objetivos próximos e futuros da empresa para bater.

Aumentar consideravelmente o rendimento, mas sempre priorizando a qualidade e não a quantidade.  

Portanto, nas reuniões vá sempre de mente aberta disposto a ouvir críticas construtivas e trazer possíveis soluções que possam melhorar o seu setor ou do seu colega, afinal a empresa depende que vocês trabalhem em conjunto mesmo que em departamentos distintos.  

Saiba mais! 

O que fazer para melhorar a comunicação interna

“A comunicação interna também tem o poder de transformar trabalhadores de uma empresa nos melhores embaixadores da sua marca.”– Daniela Andrea Perez.

Melhorar a comunicação interna não é fácil, mas também não é impossível.

Ela é trabalhada constantemente para ter êxito e evidenciar aquela famosa expressão: “Um por todos e todos por um!”. 

Sempre dê o primeiro passo para melhorar a comunicação e invista na sua imagem profissional de como se comportar no seu ambiente de trabalho. 

Aplicar essas dicas na sua empresa é rumo ao sucesso, pois uma equipe unida e com uma comunicação excelente evitará que muitas gafes e erros aconteçam bem debaixo do seu nariz sem perceber.

Também impede de perder clientes, credibilidade no mercado e reclamações tanto na internet quanto nas redes sociais.


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