Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024

A uniformização de equipes de colaboradores é um recurso utilizado com bastante frequência e há muito tempo. Se, por um lado, isso comprova a eficiência dos uniformes, por outro lado, pode indicar a chance dessa padronização de vestimenta estar se tornando obsoleta. Como saber se, para a sua empresa, a uniformização é mais vantajosa ou desvantajosa?

A decisão a respeito de implementar ou não o uso de uniformes no ambiente de trabalho exige uma reflexão cuidadosa, que avalia as especificidades de cada empresa. Para te ajudar a ponderar sobre esse assunto, elaboramos as listas das 4 principais vantagens e desvantagens de usar uniformes corporativos. Confira todos os prós e contras para descobrir qual a alternativa mais interessante para o seu negócio!

Desvantagens de usar uniformes profissionais

Vamos começar pelas possíveis desvantagens apresentadas pelo uso de uniformes de trabalho.

Os principais motivos para não usar uniforme na empresa são:

  • limitação para a expressão individual;
  • dificuldade de adequar o uniforme às diferentes situações;
  • dificuldade para criar um uniforme bem aceito pelos colaboradores;
  • custo da aquisição de uniformes.

Como vimos, há algumas dificuldades, limitações e custos envolvidos na implementação de uniformes dentro de uma empresa. Vamos, agora, compreender um pouco melhor cada um desses pontos.

A escolha de uma ou mais peças de roupas padronizadas pode soar para os colaboradores de uma empresa como um fator restritivo para suas expressões individuais. É possível dar preferência para a liberdade de cada profissional se vestir como quiser ao invés de limitar suas possibilidades. Há, inclusive, ambientes de trabalho que se beneficiam mais com a variedade das vestimentas de seus colaboradores do que com a padronização, como é o caso de lojas de roupas, por exemplo, que podem fornecer roupas ou descontos na compra desses itens para que seus atendentes recebam o público utilizando essas vestimentas e acessórios.

No caso de optar pela uniformização, o gestor de uma empresa deve estar consciente de que deverá planejar adaptações para a vestimenta escolhida, de modo que ela possa ser alterada sempre que necessário. É preciso, por exemplo, que existam opções para dias mais quentes e dias mais frios. Também pode ser preciso adaptar o uniforme para ocasiões de trabalho diferenciadas, como a presença da equipe em campanhas de marketing, visita a clientes e investidores, entre outras ações que se diferenciam do dia a dia do trabalho dentro do prédio da empresa.

Outra possível dificuldade é criar um uniforme que seja aceito por todos os componentes da equipe, já que eles precisam aderir à escolha para que ela se efetive. Não que seja necessário um consenso absoluto entre colaboradores, mas, é importante que todos concordem com o uso.

No que diz respeito ao custo da compra dos uniformes, é importante ressaltar que esse investimento vai além da compra das primeiras peças. Se a empresa tem o objetivo de crescer, é provável que, algum tempo após a compra dos primeiros uniformes, seja preciso adquirir mais unidades para os novos colaboradores integrados à equipe. Também é necessário incluir no cálculo as trocas periódicas das peças de uniforme fornecidas aos profissionais, pois, caso contrário, o envelhecimento dessa vestimenta poderá prejudicar o bem-estar dos trabalhadores e passar uma imagem depreciativa da marca.

Vantagens de usar uniforme de trabalho

Agora, vamos aos fatores que tornam o uso de uniformes interessante para um ambiente de trabalho.

As 4 principais vantagens do uniforme corporativo são:

  • facilidade para estabelecer a política de vestuário da empresa;
  • sentimento de pertencimento entre colaboradores;
  • expressão de valores positivos para os clientes;
  • reforço da identidade visual da marca.

Na maior parte dos ambientes de trabalho, é necessário haver um planejamento para definir a política de vestuário dos profissionais que ali atuam. Essa delimitação evita situações desconfortáveis ou constrangedoras, seja entre colaboradores ou em relação ao público. Nisso, estabelecer uma ou mais peças de vestuário padronizadas facilita bastante a criação dessa política e o seu devido cumprimento.

O bom e velho “vestir a camisa da empresa” se torna muito mais concreto quando os profissionais, de fato, vestem o uniforme. Trajar peças de roupa caracterizadas pela identidade da marca gera nos colaboradores a sensação de pertencimento àquele grupo, de fazer parte de algo maior. Assim, o uniforme pode contribuir para a motivação e a integração da equipe.

No caso da uniformização feita com peças de vestuário personalizadas, criadas de acordo com os elementos da identidade visual da marca, outra vantagem é a expressão de valores que são positivos para os clientes. Esses valores incluem profissionalismo, confiabilidade e qualificação. Ser atendido por profissionais uniformizados faz com que o cliente sinta mais confiança nas soluções a ele oferecidas, afinal, que as está oferecendo não é simplesmente um indivíduo, mas, um representante da marca em questão.

Por fim, a utilização de um uniforme mantém os elementos da identidade visual da marca presentes na rotina e na mente dos colaboradores e dos clientes. Detalhes como cores, logotipo, slogan, entre outros recursos, são veiculados pelas peças do uniforme e, assim, passam a ser reforçados em cada dia de trabalho, em cada atendimento prestado. Isso tem grande impacto na valorização de uma empresa.

Uniformização: vantajosa ou desvantajosa?

Como acabamos de ver, é possível encontrar vantagens e desvantagens na uniformização dos profissionais de uma equipe. Aqui, apresentamos os 4 pontos que costumam ter maior influência na escolha por aderir ou recusar os uniformes.

Cada empreendimento tem suas características e necessidades específicas e, portanto, não é possível oferecer uma definição geral de qual a melhor alternativa. Em todo caso, a avaliação dos prós e contras nos permite notar que, enquanto as vantagens são fortes, as desvantagens podem ser solucionadas em alguns casos.

O que é indispensável para superar essas possíveis dificuldades e limitações é contar com uma loja de uniforme apta a desenvolver peças funcionais, belas, duráveis e confortáveis. Inclusive, esses fatores também são determinantes para que as vantagens dos uniformes possam ser obtidas.

Por essa razão, recomendamos entrar em contato com uma equipe especializada em uniformes para empresas. O suporte que esses profissionais podem te dar certamente irá ajudar na escolha das melhores soluções para os seus colaboradores e a sua marca.

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Como Maximizar suas Vendas em Datas Comemorativas: Estratégias de Marketing Infalíveis

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

Como utilizar materiais personalizados para eventos é positivo para a marca?

Publicado em: 21 de fevereiro de 2024