Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Exposição da marca: como utilizar produtos personalizados?

Publicado em: 24 de outubro de 2018

A divulgação de uma marca pode acontecer de diversas maneiras. Se tem algo que não sai de moda são os brindes e produtos personalizados, utilizados até mesmo por grandes e famosas empresas. Ao mesmo tempo que ocorre a valorização e a exposição da marca, foca-se também em um agrado aos clientes.

Para alcançar esses objetivos, é fundamental que haja um planejamento e que as estratégias sejam pensadas cuidadosamente, principalmente com a logística e distribuição desses produtos. Tudo pode influenciar no sucesso das suas ações!

Neste post listamos algumas dicas de como utilizar produtos personalizados para alavancar a exposição da marca do seu negócio. Confira!

Escolha o tipo de produto a ser distribuído

Com certeza você já recebeu ou teve algum tipo de contato com produtos de divulgação personalizados. Há uma grande variedade disponível no mercado, como:

  • camisetas;

  • canecas;

  • placas de homenagem;

  • troféus.

Esses são apenas alguns exemplos. Além disso existem os mais simples e tradicionais, como chaveiros, bolsas, balas, ímãs, entre outros. Na hora de escolher o seu, pense principalmente na utilidade que será dada ao produto. Os melhores são aqueles que continuarão sendo usados pelo cliente, fortalecendo ainda mais a sua marca.

Camisetas de qualidade, por exemplo, podem passar a fazer parte do dia a dia de quem as receber. Canecas são uma ótima opção para as pessoas levarem para o trabalho, e as placas e os troféus podem ser aproveitados em um momento de premiação interna, por exemplo.

Além disso, é preciso prestar atenção no tipo de produto que será distribuído. Enquanto algumas opções podem se encaixar muito bem em certo segmento do seu público, outras podem não ser tão úteis. Esse é um ponto que precisa ser levantado com bastante antecedência, no momento do planejamento de marketing da empresa.

Opte por produtos personalizados

Um dos principais pontos para que sua estratégia de divulgação com personalizados funcione é a etapa de distribuição. Tenha em mente que esse tipo de tática é um investimento. Ou seja, você terá um custo de produção dos brindes, que serão distribuídos de graça para um público específico. Portanto, é fundamental ter um objetivo bem definido para cada uma dessas ações.

Não adianta distribuir seus personalizados a esmo, para qualquer um. É preciso focar, principalmente quando a quantidade de produtos for mais limitada.

Assim como em qualquer planejamento de marketing, o conhecimento sobre o público-alvo se faz essencial. É preciso entender os hábitos de consumo, os locais onde as pessoas costumam ir, o que elas costumam fazer nas horas livres, entre outros aspectos. Entendendo bem o seu consumidor, você conseguirá desenvolver estratégias para alcançá-lo corretamente na hora de distribuir os produtos personalizados.

Escolha bem os clientes e parceiros

É claro que, em uma estratégia de distribuição de brindes para o aumento da exposição da marca, você buscará os clientes, mas um ponto muito importante e que muitas vezes acaba sendo negligenciado nesse tipo de ação é a atenção aos parceiros e fornecedores.

Em qualquer mercado competitivo, indicações de parceiros são uma ótima maneira de conseguir novos clientes. Por isso, lembre-se sempre de fortalecer as parcerias já existentes e, quem sabe, criar laços com novos fornecedores que você admira.

Portanto, na hora de planejar o destino dos produtos personalizados, separe aquelas empresas que funcionarão como pontos de prospecção, vendendo a sua marca para você.

Esteja presente em feiras e eventos

Após descobrir quais são os hábitos do seu público-alvo, é hora de planejar os diferenciais na sua distribuição. Para isso, é possível separar as estratégias em basicamente duas categorias:

  • distribuição cotidiana;

  • distribuição esporádica.

Enquanto a primeira foca em espaços comumente frequentados pelo seu público (como shoppings), a segunda significa explorar espaços como feiras e eventos.

Para empresas que têm como público-alvo setores empresariais, esse tipo de acontecimento é uma ótima oportunidade de investir pesado na distribuição de brindes personalizados. Pense que, nesses eventos, uma grande quantidade de pessoas que se encaixa no perfil do seu público está reunida no mesmo espaço.

Isso facilita muito o seu trabalho na hora de pensar a logística dessa estratégia de exposição da marca. Uma boa dica é, no começo do ano, já buscar um calendário de eventos que sejam relevantes para o seu mercado. De tempos em tempos, novos encontros podem acontecer, se tornando uma ótima oportunidade para divulgar o seu negócio.

Escolha datas importantes

Como não poderia deixar de ser, o momento de execução das ações promocionais também é muito importante. Muitas empresas aproveitam datas comemorativas para fortalecer esse tipo de estratégia, adequando os produtos personalizados a determinada época do ano.

É fundamental levar em conta a sazonalidade do seu negócio. Comumente, toda empresa sabe quando costuma vender mais e quando esse índice diminui. Nesse sentido, focar estratégias de distribuição de produtos personalizados em momentos de baixa nas vendas pode ser interessante para impulsionar a captação de clientes.

Caso o seu negócio esteja no ramo do comércio, é essencial prestar bastante atenção nas datas comemorativas. Todos sabem que datas como o Dia das Mães, o Natal, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças são épocas em que as vendas costumam disparar, sendo também um bom momento para distribuir os personalizados.

Distribua mimos e agrados

Os produtos personalizados podem funcionar não apenas como uma estratégia de divulgação da sua marca, mas como um agrado para negócios fechados com clientes e parceiros. Introduzir esse tipo de brinde para negócios acima de um valor específico, por exemplo, ajuda muito na fidelização do seu público.

Assim como falamos anteriormente, focar nos fornecedores parceiros também é uma ótima ideia. Ao fechar um novo contrato, porque não incluir algum agrado para o seu parceiro? São estratégias como essa que mantêm boas relações e abrem as portas para novas oportunidades de negócio.

Os produtos personalizados são utilizados por empresas como um meio de aumento na exposição da marca há anos. Apesar disso, é possível inovar e obter resultados muito satisfatórios com essa estratégia. Com um bom planejamento, esses brindes podem alavancar suas vendas e trazer o público para mais perto da sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023