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Marketing offline: 6 razões para investir em materiais impressos!

Publicado em: 16 de novembro de 2018

A área de marketing avançou bastante com o surgimento da internet e o alcance das redes sociais e outros recursos online. Entretanto, muitas empresas atualmente pecam ao ignorarem as estratégias de marketing offline. O ideal é encontrar um equilíbrio entre os dois meios, a fim de alcançar o maior público possível.

Na estratégia no mundo real, recursos como materiais impressos fazem a diferença. Quer saber por que você deve investir neles? Descubra neste post!

Marketing digital e marketing offline

A internet se tornou uma importante ferramenta de divulgação de empresas, produtos e serviços. A maioria, inclusive, deixou de lado o ambiente offline e passou a realizar suas estratégias de marketing e divulgação apenas no meio online.

Muito disso se deve à facilidade de realizar um anúncio na internet. Nesse sentido, essas marcas acabam por se acomodar. Elas nem procuram conhecer as vantagens de se investir em materiais impressos.

O marketing offline existe há muitos anos e, ainda hoje, é um dos principais meios de divulgação de muitas empresas. Porém, estratégias de grande alcance (como anúncios em televisão e rádio) podem ter um custo acima do esperado para a maioria desses negócios.

Mas não é só de mídia que se faz uma estratégia de marketing offline. Uma das principais e mais efetivas ferramentas de divulgação sempre foi o material impresso. Confiável, acessível e personalizável, ele ainda exerce um grande impacto no marketing atualmente.

Estatísticas sobre materiais impressos

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha em 2014, divulgado pela campanha Two Sides Brasil na sede da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), em São Paulo, o brasileiro ainda consome muito material de divulgação impresso.

Para você ter uma ideia, 26,3% dos brasileiros confiam mais nos folhetos e malas diretas do que em qualquer outro tipo de mídia. E 80% das pessoas utilizam algum material impresso promocional para se informar, pelo menos uma vez por mês.

No meio do varejo, 88% dos empresários aderem à modalidade impressa de divulgação de seus produtos. Enquanto que 100% das agências de publicidade recomendam que seja utilizada propaganda por meio de folhetos.

De todo o público entrevistado na pesquisa, 37% declarou utilizar folhetos para se informar sobre algum tipo de produto. Na opinião de 80% dos participantes, é mais agradável ler algo no papel do que na tela.

Por fim, 84% dos brasileiros utilizam o material impresso como uma fonte de informação para decidirem sobre suas compras. Sua força é tão grande que influencia 61% das pessoas a realizarem a compra divulgada.

Razões para investir em materiais impressos

Agora que você já viu como é grande o impacto do marketing offline na vida do brasileiro, chegou a hora de conhecer as principais razões para investir nos materiais impressos. Separamos, abaixo, seis motivos. Confira!

1. Maior credibilidade

Estamos um momento de transição. Enquanto muitas pessoas aderiram exclusivamente às mídias digitais, a grande maioria ainda confia muito no marketing mais tradicional. E isso é válido principalmente para os materiais impressos.

Os cartões de visita, os flyers, os catálogos impressos e outros materiais desse tipo ainda passam muita credibilidade para o público. Por isso, associar sua marca a essas estratégias é fundamental para ter um bom retorno na divulgação.

2. Aproximação com o público

Um material impresso bonito, atraente e de boa qualidade torna a experiência do comprador mais próxima com a marca. É possível passar ideais de sofisticação ou simplicidade apenas por meio da qualidade do papel escolhido. Acabamentos especiais também ajudam a transmitir sensações positivas ao público.

3. Atenção do consumidor

O marketing digital pode ter várias vantagens, mas suas estratégias ficam rodeadas de distrações, principalmente quando falamos de redes sociais. Um material impresso de qualidade, ao contrário, tende a prender a atenção do cliente. Isso porque nada mais distrairá a pessoa no momento em que ela estiver lendo, o que ajuda a fixar a mensagem em sua memória.

4. Vida útil

Cartões de visita eram bem mais populares do que nos dias de hoje. Muitas empresas fazem grandes tiragens, mas acabam não utilizando esses materiais como deveriam. Até que chega o momento em que é necessário distribuí-los e as pessoas correm para produzir novos.

Mas, se você pensar na durabilidade desse tipo de material, ela costuma ser bastante longa, uma vez que certos impressos contêm informações generalizadas, que servem para uma infinidade de ações. Podem ser utilizados em qualquer época do ano e para vários públicos diferentes.

5. Fixação da marca

Uma boa integração entre as estratégias digitais e o marketing offline pode ajudar a fixar fortemente sua marca na mente do público. E, para qualquer negócio, credibilidade é fundamental.

Materiais impressos que apresentam “ganchos” para estratégias online, todas conversando em uma mesma linguagem, mostram integração e inovação em todas as áreas de uma empresa. A simples impressão de um QR Code, por exemplo, pode fazer a diferença para o público mais conectado.

6. Popularidade

Com o avanço do marketing digital, muitas pessoas passaram a se incomodar com anúncios, propagandas, e-mails de spam e outras estratégias que, na maioria das vezes, interrompe a navegação na internet. A verdade é que somos constantemente bombardeados com propaganda, mesmo em mídias sociais consideradas “pessoais”.

Já a divulgação por meio de materiais impressos, como agendas, calendário e catálogos personalizados, é vista de maneira positiva, pois o público se sente no poder de escolha de visualizá-los ou não. E, se feitos com qualidade e cuidado, podem ainda ser melhor apreciados que qualquer estratégia de marketing digital.

Diante das crises pelas quais o mercado brasileiro vem passando, as marcas precisam se reinventar a todo tempo. O problema é que muitas empresas não exploram as estratégias tradicionais, que se mostram efetivas e com grande poder de persuasão.

O marketing offline não saiu de moda. Ele continua apresentando o mesmo poder de convencimento e divulgação que antigamente. O segredo é adaptá-lo para a nossa realidade atual. Por isso que um equilíbrio entre as estratégias em meios físicos e virtuais é tão importante para o sucesso de uma marca.

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