Se você quer saber como atrair e reter clientes na sua empresa, precisa entender o programa de fidelidade como peça central desse processo. Muitos empreendimentos buscam avidamente melhorar os resultados obtidos com a clientela, mas não entendem por onde ir para alcançar isso.
Neste post, você terá clareza sobre como realizar tal feito, desenvolvendo uma relação satisfatória e cativante com o cliente. Continue lendo e aprenda com as informações a seguir!
Conheça a importância de criar estratégias de atração e fidelização de clientes para a empresa
Hoje, mais do que nunca, os empreendimentos variam tanto em sua amplitude quanto na oferta de produtos e serviços dos mais diferentes tipos e finalidades. Com negócios cada vez mais afunilados e que visam atender demandas específicas de um nicho de mercado, pode-se dizer que a internet tem sido a grande propulsora desse panorama.
Nesse mar de opções, é importante que você encontre maneiras de se destacar, não só para atrair clientes, mas também para retê-los por meio de estratégias de atração e fidelização. Atraí-los pode envolver tanto abordagens de inbound marketing quanto um programa de fidelidade que os faça perceber as vantagens de estarem próximos à sua empresa.
O que vai fazê-los continuar por perto é justamente a qualidade da relação com a sua marca e os benefícios que eles recebem por serem clientes do seu negócio.
Entenda o diferencial competitivo que um programa de fidelidade oferece
Você provavelmente está pensando: “entendi que preciso me diferenciar, mas como um programa de fidelidade funciona e o que isso vai trazer ao meu negócio?” Bom, a seguir, elencamos alguns aspectos principais dessa estratégia para que você a compreenda melhor:
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motivando o cliente por meio de descontos, brindes, conteúdos e ofertas exclusivas, sua empresa torna-se interessante para ele;
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clientes mais satisfeitos resultam em aumento das vendas;
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investindo no pré e no pós-venda, você pode trabalhar a fidelização desde o início e acertar no momento de reter aquele consumidor;
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lembre-se de que manter um cliente por perto sai mais barato e é mais lucrativo do que ter que conquistar novos compradores;
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clientes satisfeitos e fidelizados podem se tornar evangelizadores da sua marca, ou seja, de forma espontânea, eles falam o quão bom o seu negócio é para outras pessoas.
Tendo em vista esses pontos, fica claro que um programa de fidelidade pode possibilitar um grande potencial competitivo ao seu negócio. Não subestime isso e planeje-se para realizá-lo da forma correta!
Saiba como atrair e fidelizar os clientes por meio de um programa de fidelidade
Agora é hora de você aprender como atrair e fidelizar os clientes por meio de um programa de fidelidade, já que, até então, exploramos o conceito dessa abordagem mas ainda não falamos sobre ela na prática. Pois bem, algumas ações que você pode tomar para efetivar isso em sua empresa são:
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conhecer os clientes e fazer um reconhecimento dos tipos que compõem o público-alvo do seu negócio;
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após a segmentação, personalizar a relação com aquele consumidor e buscar sanar suas dores, baseando-se nas questões que ele apresenta a você;
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realizar pesquisas de satisfação e fazer o acompanhamento de cada cliente a fim de não fundamentar suas estratégias em achismos;
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oferecer cupons de desconto, ofertas exclusivas, conteúdos ricos como e-books que sejam do interesse do cliente e, até mesmo, brindes como ingressos para shows como forma de agradá-lo;
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encarar o programa de fidelidade pelo que ele realmente é — algo exclusivo por meio do qual o cliente acumula pontos e recebe vantagens.
Então, essas são apenas algumas das características para você entender essa abordagem de maneira mais precisa. Lembre-se de que a nutrição da relação com o cliente é essencial, pois você precisa saber como ele se sente em relação à sua empresa para atendê-lo da melhor forma possível. Só assim será possível atingir os resultados almejados.
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