Atualmente, quando um negócio busca agregar valor para a sua imagem, pensa em ações que relacionem não só a empresa, como também os funcionários. Assim, diversos empreendimentos investem na uniformização da sua equipe como meio de comunicação visual.
Entretanto, é essencial entender os tipos de tecidos para uniformes profissionais, pois cada um tem o seu papel para o conforto e a praticidade dos funcionários de diferentes funções.
Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre tecidos para vestimentas profissionais e a relevância deles para a sua empresa. Confira!
Afinal, qual a importância de pensar no uniforme da empresa?
O uniforme é um utensílio essencial, pois garante à empresa uma imagem de positividade, de organização e de controle. Além disso, oferece aos funcionários um sentimento de pertencimento, de praticidade, de segurança e de conforto.
Contudo, os responsáveis por essa tarefa, muitas vezes, não dão a devida atenção para os tipos de vestimentas e tecidos, se preocupando somente com o visual e o design. Isso pode prejudicar a aceitação e a identificação do traje pelos usuários.
Para além da questão visual e de qualidade, os tecidos escolhidos fazem muita diferença para cada funcionário e sua função devido às suas condições de trabalho, como também no custo-benefício da vestimenta.
Dessa forma, os uniformes precisam atender às necessidades específicas, como questões de ambiente, temperatura, segurança, desgaste e qual público o trabalhador vai se relacionar.
Quais são os tecidos mais adequados para uniformes?
Entendendo mais sobre a sua importância, é preciso saber, agora, quais tecidos são mais indicados para fardas e funções de trabalho. Conheça alguns deles:
1. Jeans e brim
Jeans e brim são tecidos bastante indicados para calças, já que suas principais características são a resistência e o conforto.
Essas peças duram bastante e têm facilidade de limpeza. Eles são muito indicados para atividades mais operacionais, como em indústrias, pois garantem mais segurança aos funcionários.
Mas em ambientes muito quentes, podem trazer desconforto devido a sua composição grossa.
2. Microfibra
De origem sintética, a microfibra é uma boa opção para uniformes que necessitem de uma qualidade estética alta, devido ao seu caráter bonito e elegante.
Esse material é antialérgico, tem secagem rápida e conserva boa aparência, mesmo depois de muitas lavagens.
Ideal para trabalhos com relação direta com os consumidores, como recepcionistas, caixas de loja, entre outros, mas é preciso analisar o seu custo, que costuma ser alto.
3. Algodão
O algodão é um dos materiais mais utilizados na confecção de trajes, pois é leve e confortável.
Tem boa adaptação para diferentes temperaturas e não retém muito calor, sendo muito utilizado para uniformes de diversas funções, desde profissionais da saúde até fardas de estudantes e comerciantes.
Mas, devido a sua fibra ser de fonte natural, o material pode encolher após algumas lavagens e amassar com facilidade.
4. Poliéster
Esse material é durável e confortável, ainda mais quando misturado ao algodão. Também é muito utilizado em diversas funções, mas é frequentemente empregado em roupagens de hotelaria e culinária.
Contudo, por se tratar de um tecido oriundo do petróleo, existem algumas normas de segurança que o proíbem em roupas de funcionários que ficam em contato com o fogo constante, pois em altas temperaturas, o material pode causar queimaduras.
5. Tecidos antichama, antiestático e anticorrosivo
Esses materiais são muito indicados para quem trabalha em indústrias, corpo de bombeiros e companhias elétricas devido ao alto risco do uso de materiais abrasivos, aliado ao fogo presente nesses locais de trabalho.
Nesses casos, são muito indicados os tecidos que têm proteção UV, a fim de garantir mais segurança aos funcionários.
Agora você entende mais sobre tecidos para uniformes profissionais, desde a sua importância e quais são ideais para os seus funcionários. Com essas informações em mãos, procure o material ideal para investir na qualidade dos seus serviços!
Gostou do nosso artigo? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber mais informações interessantes?