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7 passos de como implementar cultura organizacional na sua empresa

Publicado em: 19 de agosto de 2021

como implementar cultura organizacional

“Boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos vão querer trabalhar e lidar com eles.”– Paul Hawken.

O foco da empresa sempre está relacionado na relação com o cliente e a obtenção de resultados, no entanto, se você conhece realmente a sua empresa sabe que o sucesso é devido a sua equipe, a comunicação e ao setor interno, certo? 

Mas se você não sabe ou a estruturação está pela metade, não tem problema. Aqui será abordado como implementar cultura organizacional na sua empresa em 7 passos para não cometer mais erros e promover um espaço produtivo para trabalhar. 

O que é Cultura Organizacional? 

Antes de revelar quais são esses 7 passos para consolidar a parte interna do seu negócio e vê-lo prosperar pelas medidas de cuidar da sua equipe e orientá-la rumo ao sucesso, você precisa entender o que é cultura organizacional! 

Cultura organizacional refere-se às pessoas e como elas se comportam em determinado ambiente, neste caso, a empresa.  

Reúne pessoas com crenças, costumes, hábitos, valores e perspectivas distintas da sua realidade, mas com a motivação certa poderá trabalhar o potencial dos seus funcionários e fazê-los crescer juntamente com o seu empreendimento.  

A princípio, pessoas diferentes no mesmo setor têm tudo para dar errado por enxergarem a vida e a forma de trabalhar para entregar os melhores resultados sob ângulos distintos, não? 

Mas um bom líder saberá como orientar e trabalhar com a sua equipe para incentivar ter ideias, aprender com os erros, estar sempre em busca de possíveis soluções e encorajar a ter mais contato com o mundo, saindo da bolha.

Ter pensamentos fora da caixinha e ser alguém mais crítico que não sinta medo do conhecimento.  

Afinal, para ter produtividade e um ambiente feliz é a partir de como a empresa; cada líder de setor lida com seus funcionários e colegas para que a comunicação interna seja de fácil entendimento e mais objetiva possível para não ocorrer nenhum mal entendido ou uma linguagem ambígua.  

Clima Organizacional x Cultura Organizacional  

É comum confundir esses dois termos por estarem relacionados diretamente com a parte interna da empresa. Contudo, por mais que sejam semelhanças ao estar relacionados com seus funcionários, esses dois termos divergem nos seguintes quesitos: 

Clima Organizacional  

  • Está mais visível na empresa, de forma transparente por fazer pesquisas para coletar informações a partir das opiniões e dos sentimentos dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho; 
  • Ele mede a “temperatura” do ambiente para entender se a equipe está satisfeita com o seu serviço, seus colegas e os seus superiores; 
  • Mas se tiver algum obstáculo no caminho, com base nas pesquisas saberá como conduzir os próximos passos e reverter a situação para o lado positivo; 

Cultura Organizacional  

  • Está enraizado na empresa pelo conjunto de regras e padrões de comportamentos a serem seguidos;
  • Pode não estar à mostra, mas sim, impregnado na mente e nos corações dos trabalhadores; 
  • Representa a empresa com base nos seus objetivos e valores, propondo uma filosofia a ser abraçada e colocada em prática; 

7 passos de como implementar a cultura organizacional na sua empresa 

Como implementar cultura organizacional

“Quando você aceita correr riscos, aprende que haverá vezes em que você será bem-sucedido e outras em que falhará, mas que ambas são igualmente importantes.” Ellen DeGeneres. 

Estruturar missão, visão e valores da sua empresa 

Na vida pessoal, possuímos metas e objetivos a serem alcançados, certo? 

Com uma empresa isso também acontece para alinhar os seus propósitos e a parte operacional da sua empresa, como os seus funcionários devem agir para abraçar a ideia e vestir a camisa da firma com orgulho.  

Por isso, existem três conceitos que são importantes na estratégia do seu negócio e de como quer ser lembrado: 

Missão 

Corresponde ao seu objetivo de vida empresarial e quem é o seu público alvo para pensar produtos, conteúdos e demais serviços. Com a seguinte questão: 

Qual é a finalidade da sua empresa? 

Visão 

Estabelecida pela perspectiva do futuro, os frutos que irá colher com o passar do tempo, sem ter pensamento imediato.  

Visa concretizar o sonho que a empresa emprega, mas que seja possível de ser realizado.

Valores 

Relacionados com código de conduta e ética perante aos colegas da empresa, aos fornecedores e clientes.  

São constantes durante toda a trajetória da empresa.

Alinhe os objetivos e as regras da sua empresa 

Realize uma reunião com os seus funcionários e converse sobre os objetivos da empresa, sobre onde a firma se encontra e onde pretende chegar. As metas a serem alcançadas e como fazer para concretizar cada processo. 

É importante ter essa conversa para que todos caminhem na mesma direção com o mesmo propósito, sem qualquer tipo de desvio, mantendo a cultura organizacional ativa.  

Traçar regras é fundamental para demonstrar o parâmetro da empresa, de que forma ela é representada e como os seus profissionais devem agir.  

Lembre-se: A organização previne o caos, um equilíbrio entre ambas partes.  

Implemente transparência na sua empresa 

A verdade é a chave para o sucesso, principalmente, na época que a internet se tornou uma extensão na vida das pessoas e elas estão a um click para fazer pesquisas e desenterrar tudo que elas precisam e necessitam saber.  

A transparência vai ajudar a não pisar em falso com os seus funcionários e garantir um diálogo aberto e franco entre as partes de forma respeitada e objetiva.  

Ser verdadeiro com a sua equipe trará uma recepção e uma abordagem melhor por deixar tudo às claras sem segredos ou desconfianças.  

Como você pode esperar sinceridade da sua própria equipe se não há recíproca?  

Portanto, por mais dolorosa que seja a verdade, diga. Mais cabeças pensantes podem encontrar uma solução para determinado problema do que carregar o mundo nas costas como o titã Atlas.  

Sem contar que a transparência trará a recompensa da sua equipe ser leal a você e não terá sussurros e fofocas nos corredores.  

Seja uma figura de autoridade respeitada e admirada 

Você já pensou o que faz um profissional ser um bom líder? Ou quantos profissionais você conhece que daria conta do recado e seria uma ótima figura de autoridade? 

Um profissional assim é raro, mas não impossível de encontrar. Ele pode ser aquele que expõe as suas ideias, o que tem talento para executar as tarefas com aptidão ou o que compensa com o esforço.  

O que vai fazer dele uma figura de autoridade é a forma como se porta na empresa e com os seus colegas. Não é alguém que impõe medo e intimidação, muito menos aquele que bajula o seu superior para ter recompensa pisando no calo quem estiver no seu caminho.  

Mas sim o jeito de ter senso de liderança ao pensar fora da caixinha, estar engajado com os seus colegas e ter uma vibração positiva.  

Um bom líder é aquele que analisa cada passo ou estratégia para colocar em prática no seu setor e alinhar com os demais departamentos, além de não ter vergonha de pedir ajuda caso não encontre resposta. 

Um exemplo a ser seguido por conta da sua imagem profissional e a capacidade de inspirar os seus colegas, aumentando a produtividade. 

Construir um ambiente feliz e saudável de trabalho 

Pode parecer clichê com a certa facilidade que se tornou comum nas empresas. Mas isso acontece na teoria porque na prática é mais complicado porque você não contrata ou trabalha com robôs, mas sim pessoas com sentimentos, percepções, histórias e hábitos diferentes que virá de uma bela salada, mas se não for bem temperada, o desastre pode ser iminente.  

Por isso, sempre que é possível peça feedbacks, acompanhe de perto como está o estado de espírito da sua equipe e não poupe esforços para ouvir o que cada membro dela tem para dizer que pode ser importante para manter vibrações positivas no âmbito de trabalho. 

Portanto, quanto mais saudável o local de trabalho, mais será propício para o funcionário executar o seu serviço com um sorriso no rosto e aumentar sua carga de rendimento no seu departamento atraindo excelentes resultados. 

Promover eventos para fortalecer a união da sua equipe 

Para implementar a cultura organizacional é preciso saber como gerenciar as pessoas da sua empresa ou do seu setor.

É necessário que elas possuam uma linguagem comum para se comunicarem e estarem a par de todos os acontecimentos, no entanto, se os laços não forem bem explorados, não é apenas o rendimento do profissional que diminui, mas do setor também.  

Acaba por ser um trabalho em conjunto, portanto, é fundamental que os colegas se deem bem para fazer um trabalho esplêndido e ajudar a firma crescer.  

Realizar eventos, seminários ou reuniões é uma boa pedida para aproximar a sua equipe e retirar qualquer sombra de desconfiança, descontentamento e estranhamento.  

Você depende dos seus funcionários, da sua equipe para que o seu negócio decole e tenha peso no mercado, logo, sem poupar esforços ou dinheiro para melhorar a comunicação interna. Considere como uma forma de investimento para colher os frutos a médio ou longo prazo.  

Diminuição do turnover 

Não tem mais nada desgastante do que a rotatividade de pessoas sem um plano fixo e do gasto ocasional, você deve saber muito bem do que estou falando, não? 

Para que a taxa do turnover diminua, priorize o bem-estar da sua equipe para não ocorrer rupturas e deixe claro no processo seletivo a cultura e a filosofia da empresa para não acontecer de haver um desencontro de valores e princípios. 

Peça feedback se alguém pedir demissão e ouça com mente aberta o motivo para tal situação, recompense os funcionários que se esforçam e se sobressaiam para trazer resultados como espécie de incentivo. 

Auxilie os funcionários a equilibrar a vida pessoal com a profissional e converse com cada membro da equipe para traçar um plano de carreira e entender os seus objetivos profissionais.  

Tal atitude irá fazer com que o trabalhador se sinta respeitado e importante no seu ambiente de ambiente, sendo de vital significância.

Saiba mais! 

Como implementar cultura organizacional

“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” Ronald Reagan.

Colocar em prática a cultura organizacional parece ser um desafio, mas ao seguir esses 7 passos valiosos para colocar a parte interna nos eixos vai ajudar a solidificar a sua empresa. E mais, criará setores fortes rumo ao sucesso que trará melhor rendimento tanto para a empresa quanto para os funcionários.  

Para melhorar a cultura organizacional, porque não adotar camisetas personalizadas em modelo de uniformes para passar uma mensagem positiva e ideal para os colaboradores, fornecedores e clientes.  

Portanto, para atrair e formar conexão externa, precisa cuidar da área interna da empresa com dedicação e empenho para se tornar uma referência no mercado que atua e uma figura de autoridade pelo excelente trabalho.




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