Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Camisetas personalizadas podem mudar a estratégia de mkt da empresa?

Publicado em: 13 de março de 2024

É inquestionável a importância das estratégias de marketing na trajetória de uma empresa. Esse tipo de ação permite que a marca se estabelece no mercado, seja reconhecida por seu público e, assim, aumente suas chances de crescimento e lucratividade.

Um recurso bastante eficiente utilizado nessas campanhas é o uso de camisetas personalizadas. São camisetas estampadas ou bordadas com textos, imagens, cores ou outros elementos escolhidos pelo contratante. Dessa forma, são criadas peças únicas, que servem especificamente para veicular a mensagem que a sua empresa deseja transmitir.

Para você que gerencia ou coordena um empreendimento, essa alternativa parece interessante? Caso tenha dúvidas a respeito, continue lendo este artigo. Nele, apresentaremos as principais funções que as camisetas personalizadas podem desempenhar dentro de uma estratégia de marketing. Sugeriremos, também, as principais ações em que esse recurso pode ser utilizado. Veja!

Fortalecer a identidade da marca

A primeira função que apresentaremos aqui é uma das mais evidentes: fortalecer a identidade da marca em questão. A personalização dessas peças de vestuário inclui uma composição imagética a partir dos elementos da identidade visual da empresa. Nessa criação podem ser usados o nome da empresa, seu logotipo, seu slogan, suas cores, entre outros elementos.

É poderoso o impacto visual causado por uma equipe de colaboradores uniformizada ou por agentes com camisetas personalizadas em uma campanha de divulgação de produtos ou serviços. Com esse tipo de estratégia, a marca passa a ser vista e conhecida por um número maior de pessoas, além de ter sua identidade reforçada para quem já a conhece.

Associar a marca uma mensagem

O outro potencial das camisetas personalizadas é veicular mensagens. Esse suporte tem alto potencial para atrair a atenção das pessoas. Quando alguém, literalmente, “veste a camisa” de uma determinada ideia ou causa, isso nos interessa, instiga nossa curiosidade e nos faz ler e/ou ver o conceito que aquele indivíduo ostenta no peito.

Para isso, podem ser utilizados todos os recursos visuais que forem úteis para veicular a mensagem. É possível fazer uso de palavras, frases ou qualquer outro conteúdo textual, além de imagens, logotipos ou outros recursos de design.

Essa forma de apresentar ideias, quando associada à identidade de uma empresa, permite que ocorra a fusão da mensagem e da marca. Ou seja, o conteúdo expresso nas camisetas passa a ser uma espécie de lema ou valor defendido pelo seu negócio, de modo que o nome da sua empresa se torne sinônimo desse conceito.

Fazendo esse uso das camisetas personalizadas, uma academia pode vincular sua identidade visual à ideia de qualidade de vida, uma livraria pode se associar à preservação do conhecimento e da cultura, entre outros possíveis exemplos.

Inspirar o desejo de participação

Podemos dizer que as duas funções anteriores se somam na produção de uma terceira, que é a de inspirar nas pessoas o desejo de participação. Ver um grupo de pessoas integrando uma mesma ideia, um mesmo conceito, uma mesma equipe gera a vontade de participar desse conjunto, de se somar a esse grupo.

Isso é útil tanto entre os colaboradores da empresa, que passam sentir mais motivação para fazer parte do time, quanto para o público-alvo do negócio, que se sente convidado a apoiar uma marca que expressa ideias fortes e positivas.

O elemento visual da camisete personalizada tem papel fundamental nisso, pois constitui a “cara” do grupo, a imagem pela qual a equipe será reconhecida. Ou seja, é criado o reconhecimento da marca e, em seguida, o desejo de adesão.

Transparecer maior confiabilidade

Outro potencial do uso de camisetas personalizadas é a confiabilidade expressada aos clientes. Ao interagir com o profissional uniformizado, o público tem a percepção de estar falando com um dos representantes da marca, um componente de um grupo maior, e não apenas com um indivíduo isolado. Assim, é a marca que atende ao cliente. Com isso, o atendente é ouvido com o respeito e a confiabilidade que a marca inspira em seu público.

Além disso, a personalização dos uniformes expressa valores importantes para um empreendimento, qualidades que o tornam mais respeitável e bem visto por clientes, sócios, investidores e pelo público em geral. O recurso tem a capacidade de expressar valores como organização, cuidado, segurança, eficiência, profissionalismo e qualificação. Ou seja, características fundamentais para que o público confie em uma marca.

Formar de usar camisetas personalizadas para o mkt da sua marca

Agora que você já conhece as principais funções que as camisetas uniformizadas podem desempenhar para o marketing e a comunicação da sua empresa, que tal conhecer alguns meios pelos quais esses benefícios podem ser obtidos? A seguir, veja algumas dicas de ações que podem utilizar esse recurso para melhorar a imagem da sua marca:

  • uniformização da equipe de colaboradores;
  • uso de camisetas personalizadas em campanhas de marketing;
  • distribuição de peças personalizadas em eventos.

Tendo em mente o potencial que as camisetas personalizadas podem ter no âmbito corporativo, fica fácil entender como as ações acima sugeridas podem beneficiar o marketing de uma marca, não é mesmo?

Então, escolha as estratégias que combinam melhor com as características específicas do seu negócio. Isso é importante para garantir que a tática empreendida seja efetivamente capaz de favorecer sua marca e te ajudar a alcançar os objetivos desejados.

A qualidade das camisetas personalizadas é determinante

Como vimos ao longo deste artigo, são diversos os benefícios que as camisetas personalizadas podem proporcionar para o marketing de um empreendimento. Utilizadas de forma estratégica e criativa, as camisetas podem fortalecer a identidade da empresa, associá-la a valores e mensagens positivas, transparecer confiabilidade e inspirar o desejo de participar do conceito veiculado pela marca.

Vimos também que existem diversas estratégias para viabilizar a obtenção desses resultados. Em todas elas, um fator é indispensável: a qualidade da confecção e da personalização das camisetas.

Para que possam garantir as vantagens acima mencionadas, as peças precisam ser confortáveis, duráveis e belas. Portanto, não deixe de priorizar a contratação de empresas realmente qualificadas para a personalização das camisetas. Lembre-se: esse cuidado é o que tornará viável o retorno positivo para o seu investimento.

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Camisetas Personalizadas para Eventos Corporativos: Um Guia para Diretores de Marketing

Publicado em: 15 de junho de 2024

Estratégias Infalíveis de Marketing para Datas Comemorativas: Como Aumentar suas Vendas

Publicado em: 10 de abril de 2024

Tendências em brindes para 2024

Publicado em: 5 de abril de 2024

Dá pra personalizar Dry fit?

Publicado em: 27 de março de 2024

O que camisetas personalizadas têm a ver com a cultura organizacional da empresa?

Publicado em: 20 de março de 2024

4 vantagens e desvantagens em usar uniformes

Publicado em: 6 de março de 2024