Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

Ecobags personalizadas: o que são e 7 motivos para usá-las

Publicado em: 27 de julho de 2022

Mulher usando uma ecobag personalizada

A poluição, o gasto desenfreado de materiais não recicláveis e a quantidade absurda de lixo produzido no mundo inteiro são pautas faladas o tempo todo. A preocupação com o meio ambiente é um assunto cada vez mais importante e deve ser reproduzido da melhor maneira possível por todos.

É uma responsabilidade de toda humanidade cuidarmos bem do planeta que chamamos de casa. Evitar o máximo possível do uso de produtos feitos por plástico é uma ótima opção de troca consciente.

Governos, ongs, estudiosos e pesquisadores já dizem por anos que a maneira em que vivemos é insustentável. Mudanças drásticas precisam ocorrer. Se cada um fizer a sua parte, caminharemos em direção a um planeta saudável e uma qualidade de vida bem mais sadia.

Trocar as famosas sacolas de plástico por uma ecobag é um grande passo em direção a isso! A cada 1 minuto, 1 milhão de sacolas plásticas são usadas no mundo. A média de tempo para cada uma delas se decompor é de 300 anos. 

A realidade é que não temos lugar o suficiente para armazenar tudo isso. Fora esse problema, muitos acabam sendo descartados em lugares errados. Quantos casos existem em que animais morreram asfixiados por comerem uma sacolinha ou ficaram presos em uma, quantas enchentes acontecem porque o bueiro está entupido de lixo ou o rio transbordando. 

Viu só como o impacto de uma simples e pequena sacola de plástico é enorme?

Ecobag: origem 

Em 1997, a Chanel lançou uma bolsa de malha plástica dura com acabamentos em dourado, como substitutos das bolsas de plástico convencionais. No Brasil, em 1999 já era possível encontrá-las na Totem, feitas de algodão 

Mas a  ecobag só começou a ser mais difundida em 2007, quando a designer inglesa Anya Hindmarch lançou uma bolsa feita de pano com uma frase escrita “I’m not a plastic bag”, que significa “Eu não sou uma bolsa de plástico”.

Ela fazia parte de uma coleção e foi lançada com um preço bem acessível, equivalente a 15 reais, apesar de ser uma grife de luxo com a média de preço ficando por volta de 600 libras esterlinas por bolsa.

Foi uma ótima escolha, porque democratizou o uso delas e as popularizou bem rápido. 

Aqui no Brasil, as ecobags personalizadas chegaram ainda nesse mesmo ano. Foi realizada uma exposição chamada “Eu não sou de plástico”, em que inúmeros designers criaram as suas versões de bolsas ecologicamente corretas.

Estilistas de peso aderiram ao movimento, como a Daniella Helavel (teve uma de suas peças usadas pela própria duquesa de Middleton Katherine, mais conhecida como Kate), Glorinha Paranaguá e Adriana Barra. 

Elas começaram a ser usadas na hora de fazer comprar, a princípio, porém logo, eram vistas circulando em shoppings, praças e universidades. Hoje, é possível encontrar em todos os lugares, assim como comprá-las, grandes marcas como Hering, Cotton on, Totem, C&A, até mesmo em grifes da alta costura como Marc Jacobs a possuem em seu catálogo. 

Fora, é claro, de todas as marcas criadas especificamente com a intenção de serem ecologicamente sustentáveis.

Que ela é de um material amigo da natureza a gente já sabe, mas do que exatamente uma ecobag personalizada é feita?

É preciso se atentar na composição dos materiais com as quais elas são feitas, nem todas podem ser consideradas eco friendly, são apenas sacolas reutilizáveis. Para receberem o título de ecobags, elas precisam ser fabricadas através de fibras de origem vegetal, como algodão, juta, linho, cânhamo e rami. 

Ficou interessado? Veja abaixo 9 motivos para usá-la:

  1. Diminuição do impacto ambiental

Cada ecobag personalizada pode ser utilizada centenas de vezes. Isso diminui drasticamente a produção de lixo. Uma pesquisa estimou que até 2050, terá mais sacos plásticos do que peixes no mar. 

Além deles serem responsáveis por enchentes e inundações e pela morte de muitos animais. Também foi descoberto que pequenas partículas de plástico conhecidas como microplástico, acabam sendo consumidos, por acidente, por peixes que serão eventualmente consumidos pelos humanos por tabela, ao comer esses mesmos peixes, podendo causar doenças.

  1. Multiuso

No geral, esse produto é de fácil limpeza, leves e resistentes. Podendo ser usadas para fazer compras de mercado, feira, praia, como bolsa de roupas, e até mesmo no dia-a-dia.

É considerado um produto muito estiloso, e é cada vez mais usado como um acessório para passeios, ir a faculdade e universidades e até festas! Ecobags personalizadas são muito versáteis, práticas e na moda.

  1. São econômicas

Elas são produzidas com o intuito de durar por muito tempo. É possível encontrar ecobags no valor acessível de até 15 reais no mercado. A longo prazo, tem um custo benefício bem melhor do que ao usar sacolas plásticas descartáveis. 

  1. Conscientização e educação ambiental

Que maneira melhor do que ensinar através do exemplo? Use e abuse de ecobags personalizadas e ajude na conscientização da sociedade de maneira natural, andando por aí. Ou até mesmo ensinando e falando sobre ela com pessoas curiosas e interessadas no assunto.

  1. Produção consciente e sustentável

Elas sempre devem ser produzidas por um processo ambientalmente sustentável e geralmente dão prioridade para a confecção por costureiras e artesãos, valorizando esse tipo de trabalho manual. 

Um dos principais princípios seguidos na hora da fabricação de ecobags é respeitar os 3Ps da sustentabilidade:

  • Planet (planeta);
  • People (pessoas);
  • Profit (lucro).
  1. Reciclagem

Algumas marcas optam por fabricar suas ecobags personalizadas usando materiais recicláveis ao invés de fibras orgânicas. Por exemplo, garrafas pet podem ser processadas e transformadas em poliéster de garrafa pet. Olha só, que legal! Você não apenas está deixando de produzir lixo, como também está ajudando a diminuir o produzido por outra pessoa e o retirando da natureza!

  1. Mensagem

Muitas vêm com mensagens de sustentabilidade personalizadas nela, é uma forma de conscientização da sociedade de forma orgânica. Mas também mostra a empresas e marcas a sua preferência por produtos feitos através de processos sustentáveis.

Elas terão, com o tempo, que se adaptar a isso para permanecerem no mercado e é um bom jeito de dar uma forcinha para essa mudança.

E aí, o que achou? Bora adquirir a sua ecobag personalizada e fazer a sua parte na conscientização do meio ambiente? Aqui na Camisetas em 12 Horas priorizamos todo o processo e entregamos um produto de qualidade com eficácia e rapidez!

Se gostou deste conteúdo, que tal dar uma olhadinha nas nossas outras matérias?

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023