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Eventos que encantam: dicas para ir além do comum

Publicado em: 14 de fevereiro de 2024

Criar um evento que encante os convidados é um grande desafio para quem trabalha na área, afinal, é preciso ter criatividade e muita atenção aos detalhes a fim de obter a satisfação do cliente.

Portanto, quanto mais personalizado for o ambiente e a organização do evento, melhores serão os resultados, gerando novos clientes a partir de indicações e referências. Neste artigo, vamos conferir dicas de como criar um evento diferenciado em 2024. Boa leitura!

Conhecendo o seu público-alvo 

No ramo de eventos, conhecer o seu público-alvo é fundamental para oferecer produtos que encantem e gerem resultados. Para desvendar as preferências e necessidades do seu público, vamos aos passos:

  • Questionários online: utilize ferramentas como o Google Forms ou SurveyMonkey para criar questionários rápidos e fáceis de responder, com perguntas sobre estilo, preferências de compra, eventos favoritos e marcas que admiram;
  • Entrevistas individuais: Converse com os potenciais clientes para entender melhor seus desejos, necessidades e expectativas em relação às camisetas e os brindes personalizados;
  • Análise da concorrência: observe o que os seus concorrentes estão fazendo em termos de produtos, preços, público-alvo e estratégias de marketing.

Objetivos do evento

Além de entender quem é o seu público-alvo, é preciso focar nos objetivos do evento, seja mais comercial, institucional ou comemorativo. O que o cliente deseja? Essas informações são de suma importância para gerar um impacto positivo nos convidados e tudo isso começa no pré-evento. 

Orçamento 

Aliado aos objetivos e ao público-alvo do evento, é preciso alinhar o valor do orçamento que cada cliente estabeleceu para a organização da festividade, reunião ou workshop, apresentando transparência com relação aos itens cobrados. 

Localização e data do evento 

A localização do evento precisa ser pensada para ser de fácil acesso e com boa infraestrutura (transporte, hospedagem), facilitando a participação do público.

É necessário dar preferência aos locais com práticas sustentáveis, bem como com acessibilidade para pessoas com deficiência demonstrando inclusão e responsabilidade social, além de:

  • Investir em locais com infraestrutura tecnológica (internet Wi-Fi, projetores), facilitando a organização do evento;
  • Pensar em medidas de segurança para os participantes (vigilância, brigadistas);

Atendimento

Receber os convidados bem durante o evento, com profissionais bem preparados na recepção, faz toda a diferença. Ninguém gosta de chegar a um lugar e não ter nenhuma informação sobre o evento. 

Além disso, é importante treinar a equipe para continuar assessorando os convidados caso eles tenham alguma dúvida ou ressalva. 

Experimente formatos inovadores

Que tal um evento híbrido que combine experiências online e presenciais? Ou um evento itinerante que viaja por diferentes cidades ou países? Explore formatos como workshops imersivos, gamificação, realidade virtual ou aumentada.

Isso não só encanta, como também traz uma sensação de novidade aliada à tecnologia, unindo pessoas que estão longe e perto. 

Crie uma experiência única e memorável

Criar uma decoração temática que transporta os participantes para outro mundo, com atividades interativas que engajam e divertem o público e momentos especiais que surpreendem e emocionam os participantes, também é uma maneira de gerar um evento mais engajado e funcional. 

Aqui, podemos mencionar também a identidade visual do evento, como por exemplo, camisetas ou uniformes personalizados para toda a equipe, bem como os brindes seguirem a mesma linha. 

Conteúdo que agrega valor e inspira

Convide palestrantes, artistas ou performers que inspirem e engajem o público. Também é válido criar workshops práticos e relevantes para o público-alvo, bem como promover debates e mesas redondas sobre temas importantes do seu nicho.

Explore a tecnologia a seu favor

Utilize aplicativos para facilitar a inscrição, o acesso ao evento e a interação entre os participantes, bem como plataformas online para promovê-lo e vender mais ingressos. Que tal criar uma transmissão ao vivo para envolver mais participantes? 

Divirta-se! A criatividade floresce em um ambiente positivo

Crie um ambiente de trabalho leve e descontraído para toda a equipe. Incentive a colaboração e o compartilhamento de ideias. Celebre o sucesso do evento junto com sua equipe.

Aproveite cada momento para captar as melhores ideias, deixando a mente livre para pensar nos próximos eventos, datas comemorativas e divulgação nas redes sociais. Geralmente, os melhores insights acontecem quando estamos despreocupados e realizando atividades simples no dia a dia. 

Fornecedores

Organizar um evento de sucesso exige planejamento meticuloso, e a escolha dos fornecedores adequados é um dos pilares dessa jornada. Encontrar os parceiros certos faz a diferença entre um evento memorável e uma experiência frustrante. 

  • Pesquisar sobre os melhores fornecedores do mercado;
  • Destaque os diferenciais de cada fornecedor e qual deles você pode contar;
  • Peça referências reais de outros clientes, de como foi a experiência deles.

Brindes

Por fim, quando os convidados ganham brindes no começo ou no final do evento, a experiência se torna ainda mais memorável. 

Ganhar gera um sistema de recompensa na mente dos convidados, justamente por terem participado de algo, gerando um sentimento de satisfação. 

Os brindes precisam ser úteis, tais como, camisetas personalizadas, canecas, canetas, banners, sacolas para uso no carro, capas de celular, etc, reforçando a presença da empresa na mente dos clientes. 

Feedback: aprenda e evolua a cada evento

Envie pesquisas de satisfação para avaliar o evento e identificar pontos de melhoria. Incentive o feedback dos participantes através de redes sociais e canais de comunicação. Utilize o feedback para aprimorar os seus próximos eventos.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e curta outros artigos sobre brindes em eventos e como encantar os seus clientes. 

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