Faça orçamentos para compras no atacado Informação e novidades em nosso blog Camisetas 12h

O boné no mundo dos esportes, veja 3 modalidades que utilizam esse acessório

Publicado em: 24 de outubro de 2022

Boné

O boné no mundo dos esportes, veja 3 modalidades que utilizam esse acessório

Atualmente, vivemos em uma era em que as pessoas podem escolher vários estilos e personalidades de roupa, onde a situação, a importância e a relevância do local podem interferir na escolha do conjunto. Boné, pulseiras, tênis estilosos, tudo hoje em dia virou opção de roupa, diferentemente do último século, já que até os anos 80 as roupas mais utilizadas eram os ternos e vestidos elegantes, independentemente da situação.

Existem vários lugares onde é possível reparar essa mudança nos costumes da sociedade, antigamente, as escolas obrigavam seus alunos a usarem uniformes sociais, hoje em dia as coisas são bem diferentes.

As escolas ainda possuem uniformes próprios, mas são roupas mais “leves”, como camisetas, shorts, blusão e outros, além de que ainda existem escolas que nem uniformes cobram mais, o aluno tem a liberdade para usar qualquer estilo de roupa, desde que não ofenda outra pessoa, é claro. 

O boné é o acessório que mais se modificou graças à evolução da moda moderna. Esse acessório gera muitas intrigas entre as gerações, já que as funções do boné mudaram completamente com o passar do tempo. Quem nunca foi encontrar algum familiar de maior idade e escutou “vira esse boné pra frente, assim ele não vai tampar o Sol” ou “tá de noite, por que você tá usando esse boné.”

Juntamente com essa mudança nas funcionalidades, o boné foi ganhando cada vez mais estilos e modelos diferentes, agora cada um tem a sua função e o seu público-alvo, não é muito difícil encontrar pessoas utilizando os bonés de aba reta e curva no mesmo local para a mesma situação.

Entretanto, isso não fez com que o boné perdesse a sua essência principal, ajudar a visão contra o excesso de luz, muitos esportes acabaram se rendendo ao acessório, logo ele se tornou peça fundamental para diversos atletas das variadas modalidades esportivas.

Hoje, veremos a história de um dos acessórios favoritos dos adolescentes e as modalidades esportivas que se aproveitam dele.

Como surgiu o boné

Apesar de ser bastante utilizado no mundo da moda, a primeira função do boné era auxiliar os agricultores contra os fortes raios de Sol durante as colheitas em suas plantações, não demorou muito para que ele se tornasse um acessório esportivo. As principais funções do boné eram proteger o usuário do Sol e reter o suor dos jogadores, o beisebol foi a modalidade que mais impulsionou a fama dos bonés entre os jovens.

Porém, a origem do nome surgiu na França, existem algumas provas que apontam que o nome é descendente do “bonnet”, que era o nome dos profissionais que utilizavam uma espécie de casquete feito de malha para proteger a cabeça contra os raios solares e do calor.

Por conta de que a maioria dos trabalhos antigamente eram em locais abertos, o boné se tornou o melhor amigo dos trabalhadores daquela época, já que era muito útil para evitar as queimaduras. 

O acessório só veio a se popularizar por volta do século 19, que foi o período em que os jogadores de beisebol compraram a ideia de utilizar os bonés em suas partidas, isso fez com que a febre se espalhasse por todo o país norte-americano.

Os materiais de produção eram completamente diferentes do que vemos hoje em dia, sua estrutura era constituída por palha seguida de uma lã mais maleável, facilitando o encaixe na cabeça dos jogadores. A moda só veio aderir os bonés mais tarde, isso fez com que novos tecidos e estilos fossem incluídos no mundo da moda.

Luiz Munhoz, diretor da Artwalk, afirmou que os bonés receberam fama no público jovem por conta da possibilidade de trazer diversos tipos esportivos e de tribos, que resultaram no sucesso entre os adolescentes e adultos.

Os esportes mais famosos que utilizam o acessório

Como já foi dito, um dos pioneiros na fama dos bonés foi a modalidade esportiva beisebol, entretanto, suas vantagens se encaixavam para muitas outras modalidades do mundo esportivo, tanto que hoje em dia é possível encontrar matérias jornalísticas falando sobre isso.

Veja a seguir os três esportes que utilizam boné:

Boné de beisebol

A primeira modalidade de nossa lista não poderia ser outra a não ser a pioneira. O Beisebol é um dos esportes mais famosos dos Estados Unidos, porém sua fama acabou não se espalhando pelo mundo, e isso é algo que incomoda alguns torcedores

Por conta dessa falta de interesse, o esporte não era reconhecido como uma modalidade olímpica até 2021, quando participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos, este que foi sediado em Tóquio.

O estilo do boné mais utilizado é o de aba reta, a escolha é feita para permitir que o jogador não tenha sua visão lateral prejudicada, além de combinar com os capacetes dos rebatedores, mas existem alguns jogadores que adotam a aba curva como principal, porém as abas retas predominam no esporte.

Vôlei de praia

Um esporte que vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo é o vôlei de praia. Sendo reconhecida como modalidade olímpica em 1996, o esporte foi um dos que mais rendeu medalhas para o Brasil naquela edição das Olimpíadas, que foi sediada em Atlanta. 

Desde então o Brasil tem o esporte como uma das suas principais fontes de medalha em todas as edições de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Entretanto, nos últimos tempos, nosso país vem encontrando dificuldades para se impor, graças a popularização do esporte em outros países.

O boné favorito dos jogadores são aqueles no estilo caminhoneiro, onde a aba é curvada e a parte de trás é feita com uma espécie de renda, isso possibilita que o couro cabeludo de seus usuários seja ventilado durante a utilização do produto.

Boné no futebol

O esporte mais popular do mundo inteiro, o futebol, possui amantes em todos os lugares, tanto que ele possui uma competição mundial própria que atrai a mesma quantidade de público que os Jogos Olímpicos. Este ano, a Copa do Mundo será disputada no Qatar, a primeira copa da história no Oriente Médio, a seleção brasileira é a maior campeã do torneio com cinco conquistas, sendo a última a exatos 20 anos (2002).

Além disso, o futebol passou a ser reconhecido como esporte Olímpico muito antes da criação da Copa do Mundo, em 1900, já era disputada pela primeira vez nas Olimpíadas, que foi sediada em Paris que, coincidentemente, será a sede dos próximos Jogos Olímpicos, em 2024.

O boné esteve presente no futebol desde os primeiros passos do esporte, os goleiros eram os maiores defensores da utilização do acessório na época, a fama veio rapidamente e se tornou um dos símbolos do “futebol raiz”.

Com o passar dos anos o boné foi perdendo força e acabou sendo extinto do futebol mundial, raramente era visto um goleiro utilizando o acessório em partidas oficiais, entretanto, a moda dos “goleiros de boné” está voltando para o futebol mundial, o mais recente a utilizar o acessório em suas partidas é o goleiro Dean Henderson que é goleiro do time inglês Nottingham Forest.

Conclusão

O boné é um dos acessórios mais utilizados do mundo inteiro, sua praticidade e funcionalidade acaba tornando o produto como um dos mais estilosos para o público jovem. Tanto que, hoje em dia, é praticamente impossível andar pela rua e não se deparar com alguém utilizando um boné.

Porém, os bonés que são vistos por aí são feitos a gosto da loja, isso faz com que os consumidores não tenham a possibilidade de escolher uma estampa ou estilo diferente. No entanto, na Camisetas em 12 horas, você pode comprar o seu boné com a sua estampa favorita, sem ter que esperar alguma marca lançar algo parecido, faça você mesmo a sua própria moda. 

Compartilhe essa postagem...

Últimas postagens:

Quais são os melhores tecidos para personalizar?

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Diferenças entre os tipos de personalização melhores que o silk screen

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024

Saiba como e onde personalizar camiseta de time com qualidade e estilo

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Criar Estampas para Camisetas Online: Personalize agora!

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Camiseta personalizada para evento: Como criar looks memoráveis!

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Boné personalizado para empresa: sua marca com estilo!

Publicado em: 12 de outubro de 2023