Uniformes personalizados são elementos comuns dentro do mundo corporativo, principalmente durante eventos. A utilização dessas vestimentas é essencial para divulgar o nome do empreendimento, padronizar as vestes da equipe e transmitir credibilidade e confiança aos consumidores.
Todavia, para elaborar um uniforme, é necessário possuir em mente um modelo ideal, isto é, ideal para o local onde será usado, para as pessoas que vão utilizar e para as características que deseja transmitir aos clientes.
Dessa forma, criamos esse artigo com algumas dicas para ajudá-lo a criar e encomendar camisetas para eventos capazes de divulgar sua empresa com excelência. Confira!
As vantagens e a importância de utilizar uniforme em eventos
Eventos corporativos são para quase todas as empresas, e a vestimenta utilizada nesses ambientes contribui muito para fixar o nome do negócio, os produtos e os serviços na mente dos consumidores, aumentando o engajamento deles com a marca.
Em vez de deixar que cada pessoa escolha a própria roupa, nessas ocasiões, é possível dar aos convidados e a sua equipe camisas para serem utilizadas durante a cerimônia.
Essa ação ajuda os participantes a entrarem no clima e faz com que a marca seja reforçada, tanto na identificação pelo uniforme como em vídeos, fotos e outras mídias feitas durante o evento.
Ademais, existem cerimônias que são promovidas por outros negócios, o que reforça que os colaboradores estejam bem vestidos para representarem e distinguirem a companhia em meio a outras empresas presentes.
Assim, é importante possuir uniforme para sua equipe e colaboradores durante eventos, pois ao andar com uma camisa feita especialmente para esse ambiente, você vai conseguir maior destaque e identificação.
6 dicas para aplicar durante o desenvolvimento de camisas para eventos
Agora que você entende mais da importância e das vantagens de utilizar camisas para compromissos festivos, é preciso então entender quais critérios levar em consideração quando for encomendar as suas vestimentas personalizadas. Confira algumas dicas:
1. Leve em consideração o material e as circunstâncias de uso do uniforme
Existem diversos tipos de tecidos e malhas no mercado, mas nem todas podem ser uma boa opção.
Ao elaborar sua camisa, é necessário considerar o clima de onde ocorrerá o evento, a época do ano, a temperatura e os custos do material. Além disso, também é essencial considerar as atividades que serão realizadas pelos colaboradores.
Assim, projete o uniforme da sua marca alinhado ao ambiente de trabalho que é proporcionado para a sua equipe. Comércio, serviços, indústrias, entre outros, são áreas diferentes e precisam de tipos de fardas mais específicas.
Uma dica extra é listar a quantidade de profissionais e colaboradores que vão utilizar a farda, a fim de facilitar não só a identificação, como também definir o modelo e o material para cada necessidade, visto que certamente não vão ficar todos no mesmo ambiente ou cumprindo a mesma função, certo?
2. Peça um projeto piloto e um prazo para o produto final
Mesmo que você analise e observe todos os fatores do projeto em conjunto com o fornecedor, é primordial possuir uma peça piloto, já que, ao receber o produto final, você evita potenciais surpresas.
A peça piloto também é uma oportunidade de realizar ajustes, caso seja necessário, o que aumenta a sua satisfação e a dos clientes com a encomenda final.
Além disso, após ter sua peça piloto e caminhos para o produto final, é importante garantir que os uniformes cheguem dentro do tempo combinado, pois, evita de as peças chegarem após ocorrer os eventos, o que colocaria por terra todo o projeto.
Desse jeito, defina com os seus fornecedores um prazo máximo em que as peças podem ser entregues ou devem estar prontas.
3. Procure por cores que estejam de acordo com a sua marca
Para criar camisas que transmitam os valores e mensagens corretos, é necessário ter cuidado com os elementos de cores presentes.
Existem diversos estudos sobre as cores que as apontam como estimuladores de sensações, sentimentos e impactos nas pessoas. Assim, é preciso selecionar com cuidado as cores e o que deseja emitir com elas. Saiba algumas mensagens que podem ser transmitidas através delas:
- Branco: pureza e limpeza;
- Roxo: Concentração e otimismo;
- Preto: elegância e modernidade.
- Cinza: respeito e sutileza;
- Marrom: solidez e estabilidade;
- Vermelho: força e liderança
- Rosa: acolhimento e romantismo;
- Azul: harmonia e liberdade;
- Amarelo: concentração e disciplina;
- Verde: esperança e boa sorte;
- Laranja: equilíbrio e criatividade.
4. Conheça as opções de recursos para estampas
Além da questão das cores, é essencial que o negócio busque um design autêntico e exclusivo, já que isso facilita a identificação da marca por meio dos elementos visuais. Para isso, você precisa conhecer e selecionar os mecanismos de personalização ideais para a sua camiseta.
Além de técnicas como transfer e silk-screen, existem variadas opções para elaborar as suas camisetas de acordo com o objetivo do empreendimento. Por exemplo, o tie-diy, que consiste em amarrar e tingir as vestimentas de modo a adquirir um efeito degradê com as cores.
Outra opção é utilizar estampas em estilos como o animal print, pois estampas com padrões inspirados em animais, como também em flores, podem ser uma ótima opção se deseja aspectos de modernidade ao material.
Contudo, é preciso lembrar: durante a escolha dos recursos para elaboração da estampa, como também da seleção das imagens, é importante que ambas sejam adequadas ao perfil da empresa.
Essas sugestões podem ser ideais para lojas, como de roupas e calçados. Mas, se a sua empresa exige uma postura séria dos colaboradores, é indicado o uso de fardas mais formais.
5. Disponha bem os elementos visuais
Caso a sua empresa ofereça espaço para patrocinadores na vestimenta, é preciso ter cuidado, pois a disposição desses elementos deve ser realizada de modo a não poluir visualmente a camiseta.
É necessário hierarquizar as informações presentes na roupa, além de combinar os outros elementos, como logo e cores, com esses espaços. Dessa forma, tente manter o logo da marca em destaque, para que os consumidores consigam o identificar.
Os logos e mensagens de patrocinadores devem estar apresentados de forma estratégica nas peças, para que não sejam confundidos com a marca do seu negócio.
6. Renove os uniformes anualmente
Mesmo após todos esses processos para elaborar a sua camisa para eventos, a troca por peças novas deve ser feita pelo menos uma vez por ano, visto que o material além de perder a qualidade devido ao uso, ele perde a aparência de novo no decorrer desse tempo.
Utilizar uniformes acabados e velhos pode afetar a visão que os consumidores tem da sua empresa, pois muitos dos seus valores são transmitidos através da sua imagem. Você não deseja que os clientes tenham uma má impressão, não é mesmo?
Portanto, agora você conhece as vantagens de utilizar camisas para eventos e algumas dicas do que fazer antes de começar a encomendar as suas próprias. E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais e com os amigos suas novas informações?